22.1.12

UMA GRANDE BIOGRAFIA


Lida com o vagar e o gozo que merece, a biografia de Pacheco, do João Pedro George, é um grande livro. Para além de Pacheco, é o "meio literário português" da época (escusam de procurar porque esse "meio" morreu há muito de morte natural dele e dos que o constituíram) que corre pelas linhas do autor e do biografado, todas doseadas como deve ser. Assim, de repente, só "apanhei" uma imprecisão e é política. Na página 422 é feita menção ao Governo do dr. Balsemão e ao "seu" ministro da Cultura, Coimbra Martins. Coimbra Martins só chegou a ministro da Cultura em 1983, depois das eleições de Abril do mesmo ano, no Governo do chamado Bloco Central dirigido por Mário Soares. O ministro da Cultura de Balsemão era Francisco Lucas Pires. Dito isto, o João Pedro George está de parabéns. E puta que os pariu!

2 comentários:

APC disse...

É indiscutivelmente uma das melhores biografias escritas em Portugal por um português e sobre um português. Uma maravilha !

João Pedro George disse...

Obrigado pelos comentário e pela correcção, pena que já não vá a tempo da 3ª edição, corrigida e com duas fotos novas (a primeira de um avô militar, a outra, totalmente inédita, do próprio Pacheco com uma filha bebé em braços), que deve estar a chegar ou já chegou às livrarias. Abraços