30.7.09

UM ACADÉMICO PORTUGUÊS


António Nogueira Leite é uma luzidia figura da academia económica nacional que o país, muito apropriadamente, ignora. De vez em quando é chamado a ornamentar debates televisivos, em especial os promovidos pela D. Fátima Campos Ferreira. Nogueira Leite, porém, encarnou no derradeiro governo do bonzinho Guterres como secretário de Estado de Pina Moura. Algures, convenientemente antes do pântano, foi-se embora. Recentemente esteve ao lado do "jovem" Passos Coelho na sua cruzada infinita pela chefia do PSD. Ter-lhe-á, porventura, dado conselhos (académicos) da especialidade. É mais um liberal à moda portuguesa e imagino como isso terá inspirado a extraordinária e imaginativa cabeça do "jovem" Passos. Agora, Nogueira Leite é aproveitado pelo Simplex - leia-se, pelo PS blogosférico - para denegrir o deputado Miguel Frasquilho, do PSD. O argumentário é digno da acaciana figura do senhor professor doutor. «É por escrever o que às vezes escreve que o deputado Miguel Frasquilho é desconsiderado na Academia. tenho pena, pois é bom rapazinho "http://twitter.com/anleite/status/2909325345".» Repare-se na maiúscula "Academia" - a que ele pertence, pelos visto, com orgulho - e no paternalista "rapazinho" aplicado a Frasquilho, um frequentador da nojenta política que Leite debicou com Pina Moura, um verdadeiro "modelo" nacional de político desinteressado. É por haver na "Academia" tanto provinciano soberbo como Nogueira Leite - a quem os aninhos na academia estrangeira não mudaram a essência - que o país está assim tão bem e se recomenda. Da universidade para os governos, dos governos para as televisões, de Pina Moura para Passos Coelho, a cartilha de Nogueira Leite é uma velha conhecida destes trinta e cinco anos. É pena que, sendo tão novo, já esteja assim.

Adenda: Paulo Gorjão - alguém que está sempre bem informado acerca dos meandros do métier político, nacional e internacional, e que se tomou de amores serôdios pelo "jovem" Passos, passe o termo - esclarece que o professor doutor Nogueira Leite, para além dos atributos referidos, também integra o Instituto Sá Carneiro (logo, segundo as simplificações intelectuais do Paulo, está com Ferreira Leite) e que Miguel Frasquilho apoiou o referido "jovem" aquando da disputa interna do PSD (logo, e na mesma linha, é a demonstração viva da generosidade político-partidária dos apoiantes de Coelho). Com o devido respeito, em que é que isso muda a natureza das coisas e dos homens? De Nogueira Leite? De Frasquilho? De Passos Coelho? Da "Academia"? A sua? A minha, por ter estado a falar com José Sócrates? Pensava que o Paulo já era mais crescidinho do que isto.

14 comentários:

(c) P.A.S. Pedro Almeida Sande disse...

PRIMUS INTER PARES
Porque é que em Portugal todos querem ser Primus Inter Pares em vez de se posicionarem democrática e igualitariamente como mui iguais e solidários Pares republicanos?

Será que foi o excesso de Pares do Reino que banalizou a notoriedade?

Anónimo disse...

Até que enfim que vejo o dr. Nogueira Leite ser "desmontado". O país está farto destes especialistas da "Academia", que mais não passam de pavões sem nada para darem à democracia.

Karocha disse...

O Dr. Miguel Frasquilho também foi desmontado, pelo meu rapaz no Blog dele!
Errar percentagens em plena assembleia??????????!!!!!!!!!!

Mani Pulite disse...

Duas "vedetas" do Centralão ao serviço de quem lhes paga,o Salgado num caso o Melo no outro,sempre prontos a ocuparem uma pasta e a comerem uma posta.Fazem parte da Academia dos destruidores da Economia Portuguesa e da geração sem escrúpulos.Tudo bons rapazes.

Anónimo disse...

Pelas ultimas .... a fatinha ja esta safa... quem se segue ? O de Oeiras ? Precisamos malta com obras feitas ....Parabens aos Felgueirenses....

Anónimo disse...

Mas alguém conhece um tal ANL na academia portuguesa? É que na Nova está com licença de longa duração desde 2003. Antes já andava em comissões de serviço pelo governo PS e com licenças sem vencimento para defender os interesses dos Mello. E nos rankings do CEMPRE + NIPE nunca consegue aparecer em lugar decente. Aqui (http://www2.eeg.uminho.pt/economia/nipe/cempre+nipe-rank/rank_aut_res.asp?Categoria=A&inst=0&AnoI=1970&AnoF=2008&Id=77&B1=See+Results) está no brilhante 184. Grande homem da academia portuguesa.

Isaac Baulot disse...

Com tanto economista desmontado não haverá por aí nenhum(a) para ser montado(a)?

António Torres disse...

Esta frase é um resumo:
- " É pena que, sendo tão novo, já esteja assim "

ehehehe

garganta funda... disse...

Esse Nogueira Leite é mais um "liberal à chuchialista", ou seja, a favor da liberalização do lucro versus socialização do prejuízo, e sempre, sempre, com o rabinho encostado ao "estado social".

Ou já se esqueceram que estes espécimes continuam a ter ad eternuum vínculo à função pública (universidades, institutos disto e daquilo...), não vá o liberalismo económico causar mossa nos seus orçamentos....

Anónimo disse...

Nogueira Leite tem um cabelo invejável. Merece todo o nosso respeito.

DC disse...

"Especialistas como pavões sem nada para darem à Democracia"

1 - Concordo que se deva relativizar a opinião de especialistas, usando ESPÍRITO CRÍTICO
2 - Não percebo porque é que acham que são críticos, quando vão imediatamente defender e salvar a honra do camarada (leia-se, pessoa agremiadas pela cor partidária, Miguel Frasquilho)
3 - Quantos nesta discussão têm formação de Economia para questionarem desta forma os méritos académicos de ANL?
4 - É por valorizarem tanto uns, e desvalorizarem ainda mais outros, que Portugal não é impulsionado pela investigação, pela ciência, pelo mérito. Entendem já não haver academias influentes ou estados da arte bem conseguidos.
5 - #2 . Devem mesmo estar fartos, preferem o carisma ao rigor; os episódios politiqueiros de todos os dias à valorização de quem percebe do que fala e quer ajudar e progredir.

Conclusão:

Continuem assim de machete em punho a desbravar a torto e a direito. Daqui a pouco vem um político encantador de cobras, destrói todas as academias, e limita tudo aquilo que tomamos por garantido.

António P. Castro disse...

"Pensava que o Paulo já era mais crescidinho do que isto", diz JG.
Pois, se pensava, pensava mal.
Basta ler dois ou três posts do sujeito, sempre cheios de ataques "ad hominem" e totalmente vazios de ideias, para se concluir do valor da peça.
Para mim, há muito que os gorjeios da criatura têm por destino o caixote do lixo.

Mani Pulite disse...

O Centralão é como o Futebol.Há várias divisões,vários clubes e vários patrocinadores.Os 3 grandes são da Liga ou lá como se chama-os Ingleses chamam-lhe a Jarreteira.O BES,a Brisa ou a PT só patrocinam os três grandes tal como patrocinam o Pinho,o Frasquilho ou o Leite.E com eles fazem cocktails fabulosos,como o muito conhecido Frasquilho de Pinho com Leite do Restaurante Judi-Michelinizado Eleven.Depois há os clubes que jogam nos campeonatos distritais e que obviamente têm os patrocinadores que merecem.O Desportivo da Porcalhota por ex. é patrocinado pela Drogaria Limpa Tudo,o Sporting da Buraca pela Desentupidora ao Domícilio Lda. e o Clube Desportivo do Bairro da Bela Vista pela Mercearia Fina do Ângelo.É neste último campeonato que o pobre Gorjão vai tentando angariar os patrocínios que pode.Paz à sua alma!

Anónimo disse...

Nogueira Leite joga em vários tabuleiros.

Não é por acaso que o seu nome é sugerido aos jornalistas pelo Gabinete de Teixeira dos Santos quando se trata de comentar iniciativas do Governo.