6.9.06

A QUEDA


Tal como há um ano atrás, o Jorge Ferreira lembra dois aniversários. O de Sócrates - parabéns, os pessoais, porque dos políticos não estou assim tão certo - e o de Salazar por ocasião da queda no Forte do Estoril. Neste, o Jorge mantém a mesma imprecisão. Por isso, também repito o que escrevi aqui há exactamente um ano. "Salazar não caiu efectivamente de uma outra cadeira a 6 de Setembro de 1968. Aliás, ele não caiu propriamente. "Deixou-se cair" numa daquelas cadeiras de lona de praia que havia no Forte do Estoril onde passava o verão, lendo, olhando o mar e recebendo ministros. Estava presente o barbeiro que assistiu ao momento em que ambos - cadeira e Salazar - se estatelaram no meio do chão. O chefe do Governo bateu fortemente com a cabeça no piso frio. Não deu importância ao facto e só dias mais tarde começou a sentir fortes dores de cabeça. Era o dia 3 de Agosto de 1968. Como as dores pioraram, os médicos levaram o presidente do Conselho, em relativo segredo e com a adequada protecção da PIDE, do Estoril para Benfica, onde se situa o Hospital da Cruz Vermelha. Isto, sim, passou-se na noite de 6 de Setembro de 1968. Os exames efectuados determinaram a operação que se realizou depois para retirar o coágulo formado pela queda de Agosto. Daí em diante, a história é conhecida. A de Sócrates ainda está por conhecer." Todavia, um ano depois, começa a conhecer-se melhor.

7 comentários:

Anónimo disse...

Entretanto, Salazar precisava dos cuidados especiais, sendo que a enfermeira mais habilitada para o fazer era uma que acaso pertencia ao pcp. Um dia estava sossegada em casa quando a pide lhe bate à porta para a levar para o hospital. E não é que o sr. presidente o conselho foi assistido pela militante comunista. Enfim, pequenos detalhes da história deste País.

Anónimo disse...

Só mais um detalhe: a pide sabia que a senhora era militante do pc.

João Villalobos disse...

Rats! Vais obrigar-me a corrigir um post.

Anónimo disse...

ou seja, a Pide reconhecia a competência ?

E agora?

Anónimo disse...

Nada!
O que eu só pergunto é se isto teria sido possível em mais algum sítio que não fosse Portugal.

Anónimo disse...

Só faltava agora essa da enfermeira comunista...
Já a história da cadeira é, como se sabe, da carochinha.
É que não havia cadeira nenhuma.
Salazar estatelou-se no chão porque, inadvertidamente, se deixou cair sobre um local onde costumava estar uma cadeira.
Que mais será de esperar da fértil imaginação destes "historiadores"?

Anónimo disse...

A brincar a brincar, já agora, talvez seja conveniente lembrar outro facto único na vida de qualquer primeiro ministro, ou ministro, ou secretário de Estado, ou Director-geral do mais discreto serviço...ou Deputado...
o Ministro Salazar, por acaso das Finanças, depois Presidente do Conselho, (1º MINISTRO)e da Defesa, MORREU POBRE.
Aqueles ficam todos com a vidinha orientada... eheheheheheh