21.9.06

UMA RESPOSTA E ALGUMAS PERGUNTAS

A resposta à pergunta do post anterior veio de um leitor que deixou quase tudo "preto-no-branco". Só se pode desejar as maiores felicidades a estes novos servidores públicos. Não sei, no entanto, se estas admissões (53 e mais 104 para o ano, fora as relativas a outras carreiras que também aparecem via DGAP) correspondem à famosa tirada da "entrada-de-um-por-cada-dois-que-saem". De qualquer forma, merecem, já que, tanto quanto sei, pagaram o Curso (5 mil euros). Apenas mais umas questões. O que é que o dr. João Figueiredo espera obter com a ideia dos atestados médicos certificados pelo Serviço Nacional de Saúde? Menos baixas? Ajudar o dr. Correia de Campos a aumentar virtualmente a "produtividade" dos centros de saúde e dos hospitais, particularmente os psiquiátricos? Para além destas, subsiste a questão-chave que se prende com a "estratégia" do governo para a administração pública. É que a cada "entrada" destas corresponde à abertura de um "lugar a acrescer automaticamente no quadro de pessoal" do organismo onde estas criaturas vão assentar praça. Isto é, "por-cada-um-que-entra-abre-se-mais-um-lugar" no Estado. E, entretanto, com o "esticar" da idade da aposentação, há mais que ficam e que já podiam ter saído. Pode ser que tudo isto, afinal, seja o óbvio e eu o obtuso.

"Caro João Gonçalves, eu fui um dos nomeados nesses despachos. As nomeações a que se refere correspondem à colocação dos alunos da 6a edição do "Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública", ministrado pelo INA, nos respectivos serviços, em virtude do disposto no DL 54/2000, que criou o dito curso. Entre as nomeações publicadas hoje e as publicadas no DR de 15 de Setembro, somos 53 novos funcionários públicos. Não precisa de ir para trás contar. E já agora, para o ano vêm aí mais 104 por esta via. Antes que o CEAGP dê em polémica gostaria de informar que a polémica já teve lugar no blogue Quarta República, quando outro leitor regular do DR reparou no despacho que abria vagas para a 7a edição do curso. Convido por isso o João Gonçalves e os leitores deste post a referir-se ao post e aos comentários escritos à época [neste link].
Vasco Campilho"

1 comentário:

Anónimo disse...

Alguém sabe quem frequenta o curso CEAGP? Não estou a perguntar quem foram os candidatos "aprovados/seleccionados". Estou a perguntar o que é que acontece depois da "primeira lista definitiva" ser PUBLICITADA NA INTERNET. E se o INA excluir alguém, mesmo depois de ter sido seleccionado? É que já aconteceu e até hoje nunca vi a lista dos candidatos que estão efectivamente a frequentar o curso. Quem quiser saber mais compare a lista dos candidatos seleccionados /aprovados e dos alunos efectivamente admitidos à 7ª Edição do CEAGP.