18.8.07

ELITES, COMO ELES DIZEM


O país não tem elites, nunca é esdrúxulo repetir. Tudo foi invadido por gente grosseira, oportunista e videirinha. Enquanto se pasta o gado com "Maddies", com a bola e com trivialidades sem nome, essa gente grosseira avança. Ligo o telemóvel e leio uma "sms" do José Adelino Maltez que passo a transcrever:

"Os novos donos do poder do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) acabam de eliminar dos arquivos de consulta pública o "Centro de Estudos do Pensamento Político" (CEPP), isto é, 183MB com 12 mil ficheiros e meio milhão de entradas."

O José Adelino foi director do CEPP. O José Adelino tem uma obra e um pensamento próprios, inadmissíveis para os alarves que andam a tomar conta das instituições públicas um pouco por toda a parte. O José Adelino é, finalmente e para permanente vergonha destes capachos, um homem livre que, no seu ensino, nos seus livros e nos seus arquivos online, persiste em formar homens livres. E um homem livre não é de esquerda nem de direita. É apenas livre. E como o velho pescador de Hemingway, pode ser destruído mas nunca derrotado.

5 comentários:

Anónimo disse...

E isto não vai acabar? É que não vale a pena usar imagens literárias e pensamentos profundos. O problema é concreto, essa gente é concreta, logo o remédio tem que ser concreto.

Sópamuer disse...

“A nação é uma herança sagrada e a sua integridade não poderá ser sacrificada a ódios, compromissos ou ambições insatisfeitas”. Oliveira Salazar in Revista de Angola n.º 21 (primeira quinzena de Dezembro, 1960) Pag.20-22,39

Os tempos são outros, mas a frase continua actual, só acrescento algo que me parece ficar bem – a nação é uma herança sagrada e a sua integridade não poderá ser sacrificada a ódios, compromissos ou ambições insatisfeitas de um bando de sabichões e presilheiros. Disse

Anónimo disse...

"A pastar o gado?". A que gado se refere você? A si mesmo e aos seus amigos, se os tem? Só se for isso.
"País de Maddies"? Sim, país de várias crianças desaparecidas, de muitas outras maltratadas, pelas quais você, seu pavão inútil, nunca fez nada. Ao que isto chegou: até da generosidade popular estes frustrados têm inveja!!!

lusitânea disse...

A dita direita julga que vai ser como das outras vezes - a alternância... mas que contem bem as suas espingardas ONDE CONTA e depois vão ver como vão ter muitas mais deserções porque a clientela tem que comer...

Anónimo disse...

Quais - Enver Hoxha - inqualificável!!!
Grandes males, tem de haver grandes remédios.