15.10.08

O ESTRANGEIRADO CÁ DENTRO


Por melhor que seja o convidado desta noite de Mário Crespo*, no Jornal das 9 da SIC-Notícias, nenhum chega aos calcanhares da "língua de prata" de Henrique Medina Carreira. Apesar de dizer mais ou menos a mesma coisa há muitos anos, nada disso, porém, lhe retira a razão essencial. E a razão essencial é que vivemos num "reino fantasioso" há muito tempo. Saímos do "cadaveroso" para o "fantasioso" sem verdadeiramente termos abandonado o primeiro, designado por Ribeiro Sanches. Medina Carreira é dos poucos que tem a coragem de fazer contraponto permanente ao nosso contemporâneo irrealismo. É um "estrangeirado" cá dentro.

Nota: Link para a entrevista. Imperdível.

*O entrevistado é António Nogueira Leite. Foi secretário de estado de Pina Moura e agora parece que é "guru" da promessa Passos Coelho. Vou passear o cão.

10 comentários:

Ritinha disse...

Enquanto passeia o cão aproveito para dar banho ao meu.

Anónimo disse...

O mais interessante foi o que disse em relação ao Ensino, por que aí está o futuro ...

Só para terem uma ideia, agora, pelos vistos, há 3 toques:

O 1º, 5 min antes da hora, para Prof´s e alunos irem para as salas;

O 2º, à hora, para marcar falta ao prof's ausentes da Sala;

O 3º, x tempo depois da hora, não sei bem para quê.

Com tão importante medida, a qualidade do ensino vai aumentar ...

Creio que começa a perceber as reformas antecipadas dos Professores.

Anónimo disse...

Obrigado por ter possibilitado ver a entrevista do Medina Carreira que é dos poucos que estimulam o debate por ser justamente contra a corrente do centrão. Porque as suas declarações, numa época de incertezas, não são alinhadas pelo conformismo dos nossos políticos que têm responsabilidades na governação do País. Que os nossos governantes, como ele afirma, são, hoje em dia, de segunda categoria, estou totalmente de acordo. Ainda tinha algumas esperanças na Drª Ferreira Leite mas estou cada vez mais céptico. A ver vamos, como diria o cego.

Anónimo disse...

Uma entrevista notável. Lúcida e corajosa. Só os sábios e aqueles que nada devem a ninguém podem ser assim.

Há uns meses Medina Carreira deu uma entrevista à TVI com a Manuela Moura Guedes e nessa altura mostrou-nos o que só um cego não quer ver.



O Livro o Dever da Verdade", da Dom Quixote, de Medina Carreira e Ricardo Costa, devia estar à cabeceira da cama de muito político.



Maria Teresa Goulão

Unknown disse...

Com o Medina não há dúvidas: Há sempre o dever de dizer a verdade. E isto é o suficiente para ser um proscrito. A sociedade não aguenta a verdade dos factos preferem sempre a cosmética dos políticos. Na verdade, como diz o bom velho Dr. Homem o conforto da alma é preferível ao conhecimento do Universo. Sendo assim, o inenarrável António Nogueira Leite tem sempre lugar. Já sou velho demais para fugir. Vou fechar a porta na esperança da realidade não entrar…

João Amorim disse...

Lúcida e compreensível. Medina Carreira é um homem frontal no que diz. O seu diagonóstico não podia ser mais preciso. Quanto à "fantochada comunicacional" é muito do que penso da actual "política".

Obrigado pela sua dica, pois raramente vejo TV, como bem diz Medina Carreira... pouco há para ver....

cumprimentos,
João Amorim

Nuno Castelo-Branco disse...

De acordo, mas o M.C. não foi ministro das Finanças (?) no tempo do Soares, naquele período de adesão à CEE? E então...?

Anónimo disse...

E ENTÃO NUNO ?! O QUE TEM A DIZER DA PRESTACÃO DE MC , COMO MF?

Nuno Castelo-Branco disse...

Olhe, anónimo das 10-14. Uma das atribuições que ele julga inerentes a esse cargo, é a construção de uma política a longo prazo. Fez-se? Pode ser que entretanto, ele tenha evoluído para essa opinião, agora! No entanto, o homem sabe o que diz e isso é uma raridade.

Anónimo disse...

Muito bonito e interessante … mas quem, como ministro, só fez porqueira, não tem legitimidade para falar assim. Quantas toneladas de ouro (reservas criadas por Salazar) vendeu Portugal ao desbarato enquanto Medina Carreira foi ministro?