19.10.08

UM AÇORIANO


Nesse "jogo de expectativas e de decepções" que é a política - ouço-o da boca de Manuel Maria Carrilho - constato (quem é que nunca constatou?) que dela também não faz parte a gratidão. Fernando Madaíl, no Diário de Notícias, dedicou um artigo a "uma dúzia de açorianos que mudaram Portugal". Dos políticos, digamos assim, contemporâneos, Madaíl seleccionou apenas dois e monótonos: Mota Amaral e Jaime Gama. Isto no meio do Antero, de Nemésio, de Natália Correia, do futebolista Pauleta ou do músico Nuno Bettencourt. Com o devido respeito, creio que o jornalista se esqueceu de outro português nascido nos Açores a quem o país deve, no cargo então desempenhado de ministro dos negócios estrangeiros, o pedido formal de adesão à CEE. Chama-se José Medeiros Ferreira e apesar de ser um "homem de partido", como os outros dois, ao contrário deles manteve sempre uma liberdade de acção que lhe facultou um registo muito próprio e independente nos últimos trinta e quatro anos de vida pública. O que verdadeiramente obrigou a "mudar" Portugal foi esse gesto fundador "europeísta", inscrito no "código genético" do actual regime, independentemente dos juízos que se façam da evolução posterior, cá dentro e na Europa. Sem ela, no entanto, seríamos hoje seguramente ainda mais periféricos e absurdos do que já somos. Neste sentido, Medeiros Ferreira também é um açoriano que "mudou" Portugal.

7 comentários:

Anónimo disse...

Sim, o jovem ministro dos negócios estrangeiros josé medeiros ferreira pediu a adesão portuguesa à CEE, estou-lhe grata por isso. Mas anos mais tarde quando não lhe deram lugar elegível na lista do ps ao parlamento europeu ele integrou a lista do prd e foi eleito não foi? tenho dúvidas, andei á procura e não encontrei esta deriva no curriculum do dr. medeiros. o que se compreende.

Anónimo disse...

«De todos os pecados que a humanidade pratica,o maior é a ingratidão.»
CERVANTES

josé medeiros ferreira disse...

Meu caro:
Obrigado pela referência.Foi aliás Manuel Maria Carrilho quem chamou a atenção para uma espécie de redacção única na imprensa portuguesa. Se reparar bem a lista dos açorianos deste sábado era saborosamente parecida na revista TABU do SOL e no suplemento GENTE do DN.Até nos nomes originais...

Anónimo disse...

Até nas omissões...

Anónimo disse...

"Medeiros Ferreira também é um açoriano que "mudou" Portugal".

E mais teria "mudado", se o deixassem.
Bastaria, por exemplo, termos todos votado Soares nas últimas eleições presidenciais - a sua última "grande luta".

Anónimo disse...

Se MEDEIROS FERREIRA não é O PARADIGMA DO POLÍTICO DESLUMBRANTE, É UM POLÍTICO FIÁVEL E COMPETENTE QUE ESTA GERAÇÃO DO PS NÂO SOUBE APROVEITAR. NUNCA SERIA CAPAZ DE IR À MADEIRA SABUJAR O ALBERTO, COMO O FÊZ GAMA, DEPOIS DE O TRATAR POR "BOCASSA".No entanto ele aí anda bem cotado.
Medeiros ainda tem muito para dar ao País.

Karocha disse...

Pois reparei!
Esqueceram-se também do Prof. Doutor Aurélio Quintanilha, pai do Alexandre Quintanilha e bisavô dos meus filhos.