11.10.08

ARTISTAS PORTUGUESES -3


1. «Artistas de renome nacional e internacional têm arrendados à CML ateliers por dezenas de euros, contrastando com as centenas, e na maior parte dos casos, milhares de euros que rendem as suas obras. Gracinda Candeias, Teresa Magalhães, Eurico Gonçalves, Luís Filipe Abreu, Henrique Ruivo, Victor Belém, Isabel Laginhas, Inácio Matsinhe ou Lagoa Henriques são alguns dos beneficiados, na maior parte com arrendamentos que datam de 1990, mandato de Jorge Sampaio. Há um caso em que não há sequer lugar ao pagamento de renda. A artista Romy Castro "paga" zero de renda.»
2. Na sua "crónica" semanal no DN Gente - uma espécie de remake "cultural" da Vera Lagoa das "Bisbilhotices" do falecido "Diário Popular" - João Villalobos relata o lançamento de um livro de poesia de Paulo Teixeira Pinto. Recordam-se certamente do autor. Tirou dois cursos de direito, quase de bibe já era porta-voz do governo e acabou precocemente em presidente do BCP. Esta derradeira instância, porém, parece não ter sido tão recomendável como as outras. O mesmo se diga da aventura literária do ex-banqueiro. Folheei a coisa numa livraria e deixei-a a secar. Contrariamente ao que se possa pensar, a poesia é uma coisa séria. Aquilo é apenas um livrinho do dr. Teixeira Pinto. Com gatafunhos. Talvez por isso os "poemas" tivessem sido lidos pelas inconfundíveis vozes de Mário Crespo e Nicolau Santos, o do laço regimental.
3. Rodrigues dos Santos, o da RTP, vai "lançar" outro "romance". Deve seguir-se a tradicional "tournée" de autógrafos um pouco por todo o país e respectivos centros comerciais. É dele uma dos mais fantásticos e redentores momentos da "ficção" nacional de supermercado. Começa assim: «Quando um dia for casada e tiver um filho, vou fazer uma sopa de peixe com o leite das minhas mamas». Rodrigues dos Santos imortalizou um "estilo" que vende como latas de comida para gatos. Esse "estilo" é um bom instantâneo do "Portugal contemporâneo" enquanto caricatura de si mesmo. A "ficção" dele é a nossa realidade.

6 comentários:

Anónimo disse...

Convém investigar quem, na Câmara, deu ao “historiador” Freire Antunes instalações para um alegado Centro de História Contemporânea, que não passa de um gabinete pessoal em Belém, com vista para o Tejo.
Freire Antunes é um ex-ornamento do MRPP que se tornou deputado do PSD.
Vai toda a gente fazer de conta que isto não é um escândalo?

VANGUARDISTA disse...

1.
A CML deve estar cheia de obras de arte oferecidas, em reconhecimento, por esses artistas (?). Ou estarão em casa de alguém ...?
Mas pior que isso são os negócios de milionários instalados em palácios da CML com rendas de barracas.
E, os andarzinhos e moradiazinhas na EPUL. Não se esqueçam da EPUL...
2.
O homem é um verdadeiro poeta.
O homem já foi, é e será tudo...
Se a memória não me está a enganar, nos tempos da sua adolescência e juventude andou pela "extrema direita foclórica" com um conhecido comentador político , agora um pouco esquecido, mas há muito convertido, como ele, ao "politicamente correcto" , direi melhor "politicamente sustentável" ?
3.
A qualidade é incompativel com a qualidade, quando escrevem um livro todos os anos, ou calhamaços maiores que as "páginas amarelas" começo a desconfiar ...

de.puta.madre disse...

Na sua coluna de página y mais páginas de um jornal que não me lembro o nome, Paulo Teixeira Pinto deixava lá uma mancha de tinta que prospectivava de Poesia. POESIA!? Isso. Quando no Verão de 2005 foi alertado para o facto de o Responsável do Departamento da Imagem Institucional do millennium bcp - o João Miranda (ao ter sido colocado ao corrente - em detalhe (!) - sobre o Roubo e Vandalização de um Projecto de Divulgação e Promoção da Língua Portuguesa e seus Poetas pela Delta-Cafés; empresa a quem o millennium bcp, agora pagava para ver as suas felicitações de Natal aos portugueses impressas nos Pacotes de Açúcar) - ter igualmente socorrido-se da mesma TRAMOIA para propor a campanha de Promoçãoda Fundação millennium bcp no Diário de Notícias y, assim, levar a imagem da Fundação mbcp e o seu papel de Mecenato-Cultural ao conhecimento do Cidadão Comum. Pois. Foi um enorme SILÊNCIO. Um Silêncio grosseiro, abjecto; um silêncio de Traste, de Pulha, de Cobarde; um silêncio de homem sem Eles em nenhum sítio, sem sequer saber o que isso era - o sítio onde eles devem estar e permanecer, quando a hombridade, a verticalidade, a autenticidade é a única coisa que está para pôr na arena; ali, essa arena onde o combate apenas deve usar a arma da verdade. POETA!? Ser-se poeta não é uma coisa que se compre como um curso. Pode lançar, mancha de texto atrás de mancha de texto; palavras alinhadas em filas de versos. Pode até, nem duvido, ter leitores-compradores, declamadores por encomenda de palavras que das suas bocas sairão nuas y aputanhadas. Paulo Teixeira Pinto ocultou um ROUBO à Língua Portuguesa, à Poesia e seus Poetas, para - à custa deles - também trazer proveitos para o seu Banco. Agora Transfigura-se em POETA!? Como pode tal Canalha querer ser o que nem sequer parece ser.
Quinta-feira é lançado mais um objecto-livro-abjecto que se faz passar por poesia. com a singela assinatura Paulo teeixeira Pinto.
F-se! Paulo Teixeira Pinto: nem poeta; nem De Puta Madre! F-se! A Verdade Não Prescreve!
PS.1: Esta éstoria não me foi contada. Eu vivi-A!
PS.2: Desavergonhice é um conceito do Thomas Bernhard, PTP é um exemplo dele, aplaudido por uma Sociedade Cívil temente y demente na veneração ao abjecto.
PS.3: Tentei, tentei, tentei ... contactar a comunicação Social, inclusive o Diário de Notícias todos se curvaram à desavergonhice. A desavergonhice Manda y é a enorme Rainha, a donzela de estimação.

Anónimo disse...

1 - assaltantes, bandalhos, bandidos, biltres, bandoleiros, corruptos, desavergonhados, desonestos, devassos, energúmenos, enganadores, facínoras, gatunos, imorais, ladrões, malfeitores, mentirosos, patifes, podres, salteadores, saqueadores, tratantes, velhacos.

Falta-me o fôlego para comentar o 2 e o 3 ... mas, pensando bem, é coisa pouca e nem comentários merece !

Anónimo disse...

Quantos anti-faxistas La moram digo EPUL? Va la publica esta! n sou da esquerda porra..............

Anónimo disse...

1- Trata-se do "nosso" (de todos nós) dinheirinho! Exigem-se explicações! Exigem-se medidas para que esta pouca vergonha acabe e não se repita. Todos os meses, dos impostos que pagamos, uma parte serve para pagar este "desapego" de vários presidentes da CML! Eu, por exemplo, preferia contribuir para manter maternidades "deficitárias" no interior do país do que ajudar estes senhores a manter as "suas" casas em Lisboa. Este assunto é daqueles que merecia uma manifestação à porta da CML.
2- de.puta.madre: em muitos casos, a canalhice é directamente proporcional ao tamanho da conta bancária. Por muito que esses canalhas se benzam!
Quanto à classe dos jornalistas: pior que eles só os políticos!
3- Escrever é bom! Por mim qualquer um pode e deve escrever o que quiser, o mais que poder! Triste é saber que há quem compre determinadas "ficções"!