23.10.08

O "CONTEXTO" DO REGIME



«Só entre nós é que um político como Pedro Passos Coelho, com anos de tácticas e habilidades, à frente de uma juventude partidária, aparece, de repente, como um "renovador" encartado, capaz de refrescar a imagem do PSD.» A frase é da minha amiga Constança Cunha e Sá e sim, escusam de o notar, é retirada de um "contexto". O "contexto" é, no caso, o PSD mas pode aplicar-se a todo o regime. A "tese" da autora - e a realidade não a desmente - é que temos isto entregue aos mesmos há mais de trinta anos. Reciclado por "estágios" vários, cá ou lá fora, o regime pertence a uma pequena nomenclatura que só, pelos vistos, a morte natural afastará da tentação permanente de nos pastorear ou de nos indicar o "caminho". O raciocínio da Constança, aliás, serve para todas as "elites" nacionais. Um país de anões morais em praticamente todos os sectores só pode gerar... mais anões. Por isso, e ao contrário de quase toda a gente, não vejo mal na andança de Santana Lopes "por aí". Ele não caiu do céu. Caiu directamente do regime para onde entrou mal lhe apareceu a barba. No dia em que a história contar e não apenas o folclore da circunstância, ver-se-á o que é que fez mais mal ao país. Se os seis meses de Lopes mais a sua intermitência camarária, ou os dez anos (já descontei a "direita") do PS de Guterres e de Sócrates. Os de Cavaco "mudaram" forçosamente um país com décadas de atraso. Fez-se, com a Europa, o básico. Os do PS, com o devido respeito pela excelente imprensa e pela propaganda, mudaram exactamente o quê?

8 comentários:

lusitânea disse...

O PS tratou da segurança social de tudo o que foi e é de esquerda/anti-fascismo(certificado com histórias da carochinha)

Anónimo disse...

Nada. Mas há muito que o que conta são as imagens. Somos o resultados das últimas 3 ou 4 gerações onde só se consegue pensar por imagens. Tudo o que não estiver explicado por imagens, fica automaticamente para lá do Marão da nossa capacidade de perceber o que temos pela frente. É preciso um asno para não perceber isso.

Anónimo disse...

"...mudaram exactamente o quê?" A ponta de um corno, dria eu com o devido respeito.
Brito Torres

Anónimo disse...

De um e de outro lado, PS e PSD, dançam sempre os mesmos e querem sempre a mesma coisa: tacho. Neste momento, sofre o PSD mas, não desespere, isto muda. Quando para lá for, o discurso é o mesmo e a ganância idem, aspas.
Não se critiquem uns aos outros, pois são iguaizinhos.

Anónimo disse...

.... mudaram o pessoal no Largo do Rato ora para Belém, ora para São Bento, ora para a CML, ora para as casinhas, ora a meio caminho ... por causa das "cabalas".

Anónimo disse...

Passos Coelho só existe porque é promovido pela informação alinhada com o Governo socialista. Alguém lhe conhece uma crítica à política de falsidades de Sócrates? Não passa de um mero comentador sobre a vida do PSD, que se fica por um conjunto de banalidades de ocasião.

Anónimo disse...

Afirmar-se que o consulado de Cavaco "mudou um País com décadas de atraso" é falacioso. O Estado Novo também ajudou a mudar o País com décadas de atraso e se calhar também Fontes Pereira de Melo ( o fontismo) no tempo da Monarquia Liberal. Com excepção do descalabro que foi a 1ª República, todos os outros ajudaram o País a sair do atraso. O que Cavaco fez foi retomar um processo de desenvolvimento interrompido com as nacionalizações do 25 de Abril e com a quebra do investimento privado, designadamente o estrangeiro pois não havia garantias para esse investimento. Entre 1950 e 1973 Portugal cresceu uma média de 6 a 7% ao ano em termos económicos e nos últimos 5 anos da ditadura atingiu os dois dígitos só comparável à Grécia e ao Japão. No último plano de fomento de 1973 estavam previstos diversos investimentos estruturantes para além de Sines como a auto-estrada Setúbal - Porto, o Alqueva, o novo aeroporto etc. E não havia fundos comunitários para apoiar esses projectos. Daí ser falacioso afirmar-se que foi com o cavaquismo que Portugal se modernizou. Há muito que esse desenvolvimento estava a ser realizado. Só que perdemos 10 anos, o que poderá explicar o nosso atraso actual.

Anónimo disse...

É um facto que no tempo de governação de Cavaco Silva Portugal cresceu.Mas cresceu como? Graças as ajudas dos fundos perdidos da CEE e das privatizações da banca, das telecomunicações e das energias. Foi com este capital de Portugal cresceu, com a riqueza que o Estado detinha e que foi entregue ao privado por um preço para "amigos", para depois vermos os ministros sentados nas administrações destas. Mas hoje podemos "agradecer" a Cavaco, Portugal continuar na cauda da Europa, porque para além de crescer, Portugal deveria ter-se desenvolvido ao nível da ciência, da industria, da EDUCAÇÃO, do desporto, da agricultura, das pescas, etc, etc, etc...Parece que já se esqueceram que Portugal detinha a maior frota de pesca da Europa, e que fez Cavaco? Pagou aos donos das frotas para desmantelarem as mesmas deixando enumeros pescadores no desemprego. Parece que já se esqueceram que Portugal detinha a maior industria de conserva de pescado da Europa, e que fez Cavaco? Pagou aos donos da industria para estes fecharem portas e deixarem de produzirem, deixando enumeros trabalhadores no desemprego. Parece que já se esqueceram que Portugal detinha a maior produção de azeite, cortiça, vinho da Europa, e que fez Cavaco? Pagou aos grandes latifundiarios para cortarem os pés de vinha, as oliveiras e os sobreiros para não produzirem mais. Parece que já se esqueceram que Portugal detinha a maior e melhor oficina de reparação de barcos mercantes (Lisnave), e que fez Cavaco?...Poderia continuar com muito mais. Hoje Portugal sofre graças aos politicos que têm as mesmas qualidades de Cavaco, venderam os País para puderem governar o seu futuro, deixando os Portugueses á sua merçê. Hoje quem lucra com tudo isto são os países que contribuiram para os fundos perdidos da CEE, que passaram a deter as quotas de mercado e esta classe de politicos sabujos, que cospem no prato que comem.