19.10.08

DINOSSAURO EXCELENTÍSSIMO

«Saramago é uma relíquia. A relíquia de um mundo que nos custa a acreditar que tivesse existido. Mas, mesmo assim, tal é a força do delírio que ainda nos consegue arrepiar. Sem saber que a personagem é hoje inócua e está num rochedo qualquer do Atlântico ninguém conseguia chegar ao fim [de uma «prosa reminiscente dos bons tempos do genial Estaline, quando o Avante! descrevia os camaradas desviacionistas ("titistas", se não me engano) a jogar fortunas no Casino do Estoril, enquanto as mulheres, cobertas de jóias, andavam em orgias por palacetes, espezinhando o povo trabalhador com a sua imoralidade e a sua soberba.»] O fanatismo excede o tolerável.»

Vasco Pulido Valente, Público

3 comentários:

Anónimo disse...

Estou contigo Vasco.

Anónimo disse...

o 25.iv destruiu a minha vida mas não esta amizade. após 5 anos de estágio e pós-graduação dirigi o sector de síntese química do maior laboratório da altura. a revolução acabou com ele. na sua excelente biblioteca, eu social-democrata fiz amizade com o director, figura importante da un, com o médico responsável pelas bulas. deste estalinista
recolhi depoimentos sobre a clandestinidade com o Dr. Cunhal, Lisenko, Louis Aragon, guerra civil de Espamha, Cunhal após 25.iv.
radical livre

Nuno Castelo-Branco disse...

Hilariante, João... Sempre achei imensa piada à forma superlativa como os bolchevista descrevem sempre o que seja. Aquelas imagens do "paizinho dos povos" a ouvir criancinhas histéricas que de ramos de flores em punho o saudavam; os discursos do Ceausesco e do Cunhal (nos primeiros momentos da revolução), o parlapaté dos chineses, os títulos de Genial, Condutor do Povo, Danúbio do Pensamento, Grande Timoneiro, etc... que imaginação, que audácia, que... ATRASO MENTAL!
Olha, tenta encontrar uns numerozinhos (raros, por óbvia razão) do Avante! de 1939 a Junho de 41 e escarafuncha os discursos do Cunhal a propósito do acordo germano-soviético. Giros...