30.10.08

A NÃO OBAMIZADA MANUELA

A dra. Ferreira Leite até pode ter toda a razão do mundo. Sucede que as portas do mundo, como me dizia ontem um amigo, não estão presentemente dimensionadas para pessoas altas. Num certo sentido, Ferreira Leite não pertence a esta fauna de empertigados "modernos" e de anões morais. A sua retórica, por mais "rigorosa" e "credível" que seja, não pinga cá para fora. Dá ar de quem aconselha. Não de quem manda de acordo com o jargão. O herói nacional Barroso - que já a tinha "traído" há quatro anos quando a sua ministra de Estado e das finanças foi a última a saber oficialmente que ele ia para a CE - declarou, do alto da sua gravidade, a importância dos "investimentos públicos de qualidade" (quem é que afere a "qualidade? As "mafaldinhas" e os "ramelentos" de Bruxelas?) mesmo em tempos de recessão mundial. Ferreira Leite atreve-se a discutir a oportunidade da coisa como uma vulgar anti-patriota e uma perigosa anti-europeísta. Até Sócrates, "enlulado" no Brasil, e que não "conhecia" os argumentos de Cavaco sobre os Açores , arranjou um bocado para chamar "mesquinha" a Ferreira Leite por causa do aumento anunciado do salário mínimo nacional que ela, nitidamente fora do mundo, tinha criticado. O velho Portas dos mercados de peixe e mais dois ou três "pensadores" do PSD aplaudiram a generosidade do 1º ministro e, por tabela, lançaram o opróbrio sobre a pobre economista desfasada da "realidade". Os media, grandes servidores públicos das "boas causas", não gostam dela. Em suma, Ferreira Leite, cujo talento político nunca foi superlativo, está a mais neste mundo a caminho da "obamização" global. Sobretudo porque não precisa, para que é que se sujeita a isto?

13 comentários:

joshua disse...

Ontem, na SIC-N, entrevistada pelo Gomes Ferreira e por outro rapaz da economia e do jornalismo, foi penoso ver o modo como aqueles literralmente rapaziaram Manuela, isto é, foram insolentes, foram de uma agressividade exactamente oposta à dos cromos sem colhões que têm, vez após vez, entrevistado Sócrates.

Para quem, como eu, até nutria uma certa benevolência com o Gomes Ferreira e uma certa impaciência com MFL, tudo se me inverteu: tive pena, sincera pena de MFL que se debateu com uma pureza rara pelos seus pontos de vista. Tive repugnância pelo modo gaiato com que o Gomes Ferreira da SIC-N e o outro conduziram a coisa, com aquela nada reverencial forma de interromper, questionar, impertigar a pergunta.

Aquela mulher não pertence efectivamente a este Mundo de cínicos e de cegos obstinados e levar tudo para o Inferno com um sorriso irresponsável de campanha no rosto.

Vitor Esteves disse...

Talento? Politico? Outro? Onde?
Não nos gozem mais, para pior basta assim...

Anónimo disse...

num momento de glória da coprofágica comunicação social e da maioria dos portugueses lembro Mariano de Carvalho
«o povo quer albarda, real senhor!»
homens da 2ª república voltem para os braços dos actuais nacional-fascistas e aprendam
radical livre

Anónimo disse...

Estou de acordo. O "pequenitates" parece daqueles cães pequeninos que ladram, ladram mas não têm corpo que vá além de um bife para um com maior estatura.

CCz disse...

Faço minhas as palavras do Joshua.
.
E no final, o pastor que está à frente do Diário Económico ainda teve tempo para fazer uma pergunta estúpida sobre os certificados de aforro.
.

Anónimo disse...

João Gonçalves,
Parabéns pelo post e parabéns também ao Joshua pelo comentário.
Tenho pena de não conseguir escrever assim...
Continue.

Anónimo disse...

Parece, uma vez mais, ir confirmar-se uma expressão de Joaquim Aguiar: quem fala verdade não ganha eleições.
A ver vamos.
Quando no próximo Verão confirmarmos a taxa de crescimento da economia portuguesa, 0.6 não é? logo veremos.
Entretanto, os detentores da verdade, vão ladrando: Barroso de Bruxelas, Portas do Parque (de S. Bento), Menezes de Gaia...
Perdoai-lhes Senhor.
BM

Joao Quaresma disse...

Em 95% por cento dos casos concordo totalmente com o que o João Gonçalves diz. Mas este pertence aos 5% em que discordo em absoluto.

Primeiro, depois de Bagão Félix (longe de ser um ignorante económico ou um populista de esquerda) concordar com a medida, MFL já corrigiu o tiro e disse que afinal é a favor do aumento do SM mas está é preocupada com as compensações às empresas (que estão contempladas no OE).

Segundo, é necessário aumentar o salário mínimo (para muito mais que 450€...) para obrigar as empresas a serem mais competitivas e a não viverem de salários baixos. Sobretudo porque o salário mínimo é praticado essencialmente na construção civil (onde se sabe os ganhos dos investidores não são pequenos) e no pequeno comércio, em lojas que muitas vezes são geridas de forma especialmente injusta (preços alto, pagam rendas antigas e rídiculas (explorando os proprietários), fujindo aos impostos, para depois se ver os ganhos gastos em Mercedes ou em apartamentos no Algarve. Não é por acaso que subsistem lojas dedicadas unicamente à venda de velas aromáticas. É necessário aumentar o salário mínimo também para evitar o duplo emprego e tornar o mercado de emprego mais português e menos brasileiro, se é que me faço compreender. É também, uma forma de colocar mais capital em circulação, desde que haja uma compensação no IRC, o que está contemplado.

O aumento do SM é talvez a única coisa realmente positiva num OE que em tudo o resto é uma perfeita fraude.

O que eu estranho é que ainda haja quem defenda MFL em declarações como esta. É o problema da falta de conhecimentos de economia.

Anónimo disse...

João, o seu post não podia ser mais oportuno. O sistema socialista instalado quer fazer de MFL uma outsider. Em vez de estar em casa a ver televisão, ela veio chatear a dupla Sócrates-Barroso e daí unirem-se no que lhes dá jeito. O ilusionista Sócrates não quer que ninguém lhe denuncie os truques e toca a tratá-la com a grosseria habitual. O Zé Barroso,que nunca mais se livra do estigma da fuga para Bruxelas, não quer o mínimo sucesso dela, porque tornaria ainda mais claro que errou na escolha do seu sucessor na S.Caetano. Chegou agora a hora do Zé de Bruxelas, para prosseguir a sua carreira internacional, precisar do Zé de Lisboa (não confundir com o Zé da Praça do Municipio, que não limpa as ruas da cidade) e nada melhor do que dizer o que ele gosta de ouvir. Podemos pois ficar descansados. Quando faltar o dinheiro para as obras da propaganda, o Zé Barroso manda o cheque.

Unknown disse...

Porreiro Pá! A aliança de interesses entre Barroso e Sócrates vem de trás. E pelos vistos está para durar.

Nuno Castelo-Branco disse...

Pois é João, a verdade tem que ser dita. Ela é uma Senhora, doa a quem doer e o seu código genético há muito não denota qualquer resquício da servidão da gleba. os seus adversários não podem dizer o mesmo. Está-lhes na massa, no sangue. Nada a fazer...

Anónimo disse...

Após a excelente entrevista de MFL à sic e se continuar a revelar autenticidade e bom-senso - ao contrário do estafado estilo "banha da cobra" do nosso primeiro que ainda não reconheceu a crise em que vivemos -, penso que a actual lider do PSD poderá vir a ser uma agradável surpresa nas próximas eleições. Mesmo com o sistema blindado pelo PS e respectivos boys.

Anónimo disse...

O Canal do Governo (SIC)lá fez mais um frete ao poder socialista aceitando meter como entrevistador de MFL, no programa do dançarino Gomes Ferreira, uma espécie de jornalista que dá pelo nome de António Costa e se tem destacado como comentador de serviço da bajulação. Sugiro à SIC que, para futuros programas, tem imenso campo de recrutamento de entrevistadores nos assessores do Governo, muitos deles com larga experiência televisiva da. Podem assim fazer as perguntas convenientes.