18.10.08

A NOMENCLATURA DO CÍRCULO -2

A habitual azia "santanista" de JPP (o lado bom da "força") passou para alguns comentadores do post anterior. No entanto bastou-me ver a RTP (a mesma RTP que merece, e bem, tanta atenção do JPP) para perceber o "sucesso" da diatribe de Pacheco na Quadratura. O telejornal de Rodrigues dos Santos passou parte das afirmações de JPP seguidas de imagens dos putativos candidatos à CML "indicados" por ele (Passos, Borges e Sarmento). A RTP até "esclareceu" que Passos, quando muito, aceitaria concorrer à presidência de uma remota assembleia municipal. JPP - este é o "ponto" que me interessa e tanto se me dá que o apreciem ou não - fez objectivamente um frete a António Costa enquanto irrelevante presidente e recandidato do PS a presidente da CML. E não ajudou um milímetro o seu partido com mais um monólogo "estratégico" sobre o diabo (o lado negro da "força"). Para além disso, não convém tentar o referido diabo. E se ele ganha, como Vasco Pulido Valente colocou, em hipótese, num canal ao lado?

Adenda: Apoie ou recuse Lopes, Ferreira Leite irá sempre a reboque, ora de uns, ora de outros, para as autárquicas em Lisboa. Se deixou que se soubesse que falara com o antigo 1º ministro sobre o tema, mais valia ter concluído publica e pessoalmente a "conversa" e não deixá-la a pairar na boca de terceiros. Desde JPP ao sr. Carreiras da distrital de Lisboa. O único que se tem portado bem nisto, paradoxalmente, é o pseudo-interessado.

Adenda 2: Ao introduzir o tema "Santana", Pacheco Pereira "desviou" as atenções da aparição de Manuela Ferreira Leite destinada a comentar o OE para 2009. Ninguém deu conta do que o PSD disse sobre a matéria porque havia no caminho a solene opinião de JPP sobre um seu companheiro de partido. Foi isso que sobrou para as televisões e para os jornais. Prioritário é mesmo o que JPP pensa, ao lado de António Costa, sobre Santana Lopes. O resto (e o resto é "apenas" a presidente do partido) é tido por maledicência da senhora em tempos de crise e de "união nacional" em torno de Sócrates.

8 comentários:

Anónimo disse...

O Pacheco fez aquilo que os socialistas precisavam fazer sempre grande esforço: ajudar a esconder a desmontagem que MFL faz da misitisficação que é o Orçamento de Sócrates. Aliás, a RTP e o Canal Governo (SIC) têm dado mais espaço a Pacheco do que a MFL. Pacheo já faz parte do sistema Sócrates e na SIC N ajuda a esta mascarada de democracia. Bravo Pacheco!

António Pereira disse...

Meu caro e estimado João, os meus respeitosos cumprimentos;

O excelentíssimo JPP é um PSD de esquerda a roçar já outras vareantes. Contra isso nada tenho, como é óbvio. Cada qual é que sabe o que quer e para onde quer ir. Agora as posições públicas que toma, é que aí já a conversa é outra. É que prejudica o PSD e alguns dos seus leais e servidores militantes. Não falando no respectivo eleitorado do PSD, que não aprova seguramente aquela "azia". Se não gosta de alguma coisa ou de alguém, porque lhe fazem comichão, como parece, ficava-lhe bem submeter-se ao silêncio ou ser mais comodido nessas questões, evitando assim fazer oposição pernicisosa ao seu próprio partido. É, tornou-se - pelo menos denota isso - um forte aliado do Dr. António Costa e até do PS.

Carlos Medina Ribeiro disse...

O Totobola

SEJA O QUE FOR que se pense dos sucessivos líderes do PSD, uma coisa é certa: a escolha de Manuela Ferreira Leite apareceu como uma ruptura contra uma certa forma de fazer política em que se especializaram, com mais ou menos sucesso, pessoas como Alberto João Jardim, Luís Filipe Menezes e Santana Lopes.
É, pois, com alguma perplexidade que vemos este em vias de aparecer como candidato do partido à Câmara da capital, numa eleição praticamente simultânea com a de quem apareceu como sendo, no essencial, o seu oposto.
Se a ideia do PSD é oferecer aos eleitores de Lisboa uma espécie de dupla no Totobola (um 1 e um 2), convinha que tivessem em conta que Santana pode fazer com que, por comparação, o sofrível António Costa pareça aceitável. Em linguagem de Totobola: esse é o "xis" da questão...

Anónimo disse...

Caro João,
Não posso estar mais de acordo com o seu acrescento.Como vendedor de produtos mediáticos, Pacheco encontrou o tema Santana que lhe serve às mil maravilhas para manter o valor de mercado. Que se amanhe a MFL, que tem idade para ter aprendido quem é esse JPP. Proponho que Costa não se esqueça dele. Já que não pode contar com o renegado J Miguel Júdice, Pacheco dava um óptimo mandatário de campanha de Lisboa. Tal como os socialistas, Pacheco tem também dossiers sobre o desgraçado do Santana Lopes para o atacar da forma que lhe der mais jeito.

Anónimo disse...

Tiros no pé .. não sei se do JPP se de outros. Não vemos isto do lado da "força" da trapalhada.

Anónimo disse...

Admira-me que nos vários comentários aos 2 posts da nomenclatura ninguém fale sobre os honorários auferidos por jpp na carnasic e no parentesco do director de informação com o principal interessado...

Anónimo disse...

o que fez este individuo que e presidente da camara ate agora? O SANTANA fez e tunel e nao so e foiagradido por um filho da ,.....do 25ab e nao xo. Agoraperante a popssibilidade de uma candidatura ja tao todos cagados e maquina da SIC de onde vem o dinheiro e outros afins ja MEXEMMMMMMMMMMMMMMMMMM.

Anónimo disse...

A questão não é saber se 'o Pedro' é o candidado do psd mais bem colocado para ganhar a câmara de Lx, se o critério for esse o psd tem que apoiar de novo o Isaltino e o 'sr. major'. A questão é que, e nisto JPP tem toda a razão, 'o Pedro' como o major, o isaltino, o sarmento (e aqui JPP entra em contradição) não tem condições para ser candidato a porra nenhuma. A gestão da coisa pública devia exigir um mínimo de virtudes privadas e, coisa ainda mais difícil, algumas qualidades intelectuais.