30.9.05

LER OS OUTROS

No Tomar Partido, do Jorge Ferreira, ler "Em causa própria", o essencial sobre as "ameaças" grevistas dos juízes. Foi também por ele que eu soube da referência do Público ao desaparecimento de Antunes Varela, feita pela Ana Sá Lopes. Parece que a ASL, que até escreve umas coisas engraçadas, como no último domingo, mencionou que "o facto foi assinalado por vários blogues de direita e de extrema-direita". A propensão para catalogar os outros, a partir dos nossos próprios preconceitos, é uma vaidade incontornável e velha como a história. Eu, por exemplo, sei perfeitamente que a ASL é de "esquerda", mas que, nem por isso, a circunstância lhe rouba a lucidez. O que tem escrito sobre Mário Soares ou Cavaco Silva só o comprova. Na parte que me toca, procuro apenas que este blogue esteja bem com a sua consciência e não com a consciência da "direita", da "esquerda" e, muito menos, das "extremas". Ou seja, com a minha. Rasurar as coisas ou os homens, par delicatesse ou por causa do "politicamente correcto", não desfaz a sua complexidade. E eu não ficaria bem com a minha consciência se não escrevesse, ainda que pouco, sobre Antunes Varela.

Sem comentários: