30.9.05

LISBOA CABISBAIXA - 3

Estive, a convite da respectiva candidatura, num "jantar/comício" de Manuel Maria Carrilho. A coisa teve "direito" a Sócrates que exortou a camaradagem a "concentrar" os votos no marido de Bárbara Guimarães, a "entidade" em que parece ter-se transformado o Carrilho dos últimos dias. Aquela, aliás, foi alvo dos encómios mais despropositados por parte do líder da concelhia, Miguel Coelho, enquanto o candidato "quer" toda a gente na rua até ao dia 9 para garantir a tal "concentração". A música de fundo alternava entre a "África Minha", "Gladiator" (um exclusivo de Sócrates), uma música utilizada num documentário da SIC sobre Salazar e o "hino" do Euro 2004, o da "força". Distribuiram-se bandeirinhas por todas as mesas e uns cartões cor-de-rosa a dizer "mudar Lisboa", agitados oportunamente cada vez que o apresentador mandava. Calhou-me ao lado um militante que me esclareceu definitivamente. O simpático senhor, eleitor em Cascais, passou a noite a elogiar (imagine-se...) esses "modelos" autárquicos do PS que foram José Luis Judas (um notável "construtor civil") e a dra. Fátima Felgueiras (que, quando "falar", vai ser "absolvida"). Prefere Soares a Alegre e, até por ser "reformado", aprova o "esticanço" da idade da reforma defendido pelo governo. Entre doses maciças de pão com manteiga para aguentar os discursos prévios à janta e as "maravilhas" de Judas e de Felgueiras vistas a partir da Parede, percebi que o PS não está nada seguro de poder recuperar Lisboa. E eu, uma vez mais, não fiquei certo de que efectivamente o mereça.

Sem comentários: