18.5.09

GENTE ERRADA

Quem conhece minimamente a burocracia estatal sabe que há por aí espalhado muito lixo em forma de papel. E também sabe que é mais fácil deixar acumular coisas que não interessam - ou que legalmente prescreveram - do que conservar o que é suposto conservar-se. É um misto de badalhoquice nacional com "xico-espertice" particular. Vem isto a propósito desta notícia que pode ser "ilustrada" com este vídeo. Fora a biografia oficiosa e autorizada de Eduarda Maio, dois segundos de meditação (nem precisa ser aprofundada) conduzem o primeiro desatento a reparar que o primeiro-ministro e secretário-geral do PS tem (ou teve) uma irreprimível tendência para se dar com as pessoas erradas. Ou então são as pessoas erradas que apreciam dar-se com ele. Qualquer das hipóteses é infeliz. O nome de Sócrates raramente vem bem acompanhado de trás. E Sócrates não é tão indispensável assim que me leve a acreditar que esteja montada uma gigantesca conspiração para o abater. Se estiver, então ele deve agradecer o facto às pessoas erradas da sua vida. O pior mesmo é se ele for a pessoa errada que manda nas nossas vidas. Aí, tudo muda.

3 comentários:

Miguel Neto disse...

Não me lembro de mais ninguém neste vasto Mundo que tenha associados ao seu nome tantos e tão variados casos, casinhos e episódios "incomuns".

Lembro-me de várias pessoas que têm provavelmente mais inimigos e mais poderosos, mas a quem não se consegue associar um passado e um percurso de vida tão "extravagante".

Isso associado a "pequenas questões" como a da utilização (porque de facto se trata de USAR E ABUSAR) de alunos (e respectivas famílias) para filmes de campanha ou o "apagamento ou 'destruímento' providencial" de documentação comprometedora, diz muito sobre o carácter de S. Exa. E isso não é fruto de nenhuma cabala; são factos do conhecimento público.

Cada vez mais, todos esses "casos" (sempre fruto de cabalas mas nunca bem explicados) obrigam-nos a concluir que muito provavelmente S. Exa. "é a pessoa errada que manda nas nossas vidas".

Não tem que ver com ideologias ou políticas; não tem que ver com ser socialista. Em todos os partidos assim como em todos os clubes de futebol, em todas as associações de pais ou ranchos folclóricos há "gente boa" e "gente má".

O nosso problema mais urgente, aquele que temos que resolver antes de todos os outros, é correr com um certo tipo de gente sem carácter "que manda nas nossas vidas". Porque enquanto não o fizermos, alguns interesses privados serão pagos (e muito bem pagos) à custa do interesse público (dos nossos impostos), tal como é relatado no vídeo referido neste texto.

Manuel Brás disse...

A culpa morre solteira
na justiça nacional,
esta atitude fiteira
é profundamente irracional.

É muita fantochada
desta gente tão imaculada,
com a justiça murchada
a democracia fica debelada.

Vivendo fechada
em condomínios blindados,
esta justiça linchada
deixa os mexilhões malfadados!

Anónimo disse...

Por falar em apagar documentos e apagar "amigos" do historial, mais inquietante é só agora se andar a dar conta que o governo anda a apagar desempregados há muito tempo. E só agora PSD, BE, PCP, etc, se estão a dar conta. Mas o mecanismo sempre foi o mesmo: explico o método: os "serviços" vão ter com a sra. X e dizem-lhe, "a senhora tem um emprego em tal sítio", ao que a sera X responde que "isso é tão longe que os 400 euros que vou ganhar não chegam para pagar os transportes", os "serviços" esfregam as mãos e tiram mais uma da lista de desempregados. Basta escolher bem para que seja possível em dois meses "limpar" 20 mil almas(ou mais, ou mais...) da balança da consciência de um certo senhor que eu cá sei!
RIBO