22.5.09

CATALINÁRIAS

Catalina Pestana - uma antiga revolucionária do PREC que usava daquelas socas pretas da época e que se converteu ao regime - disse não sei em que contexto que, se fosse ministra (safa), encerrava e construía de novo a Casa Pia. E que tal se Catalina pensasse em "encerrar-se" e em "construir-se" a ela própria outra vez?

5 comentários:

Anónimo disse...

João, desculpe lá, aquela figura do lado direito causa-me calafrios.
Veja lá se lê o livro depressa.

MJ disse...

O que têm as socas pretas que ver com o resto? Isso nem parece seu, João Gonçalves.

Anónimo disse...

boa proposta, subscrevo.

Anónimo disse...

A Casa Pia, fundada por Diogo Inácio de Pina Manique, a quem se deve também a criação do Teatro Nacional de São Carlos, é uma antiquíssima instituição que prestou os mais relevantes serviços à sociedade portuguesa, proporcionando educação e trabalho a milhares de jovens ao longo de dois séculos.

Os recentes problemas verificados na Casa Pia, e largamente ampliados pela comunicação social, são próprios de todas as instituições congéneres, sempre existiram e continuarão a existir, e só quem desconhece a História poderá pensar o contrário. Há anos que são ventilados na imprensa mundial e todos os dias somos confrontados com novos casos.

A pessoa a que se refere o seu post, e cujo nome me recuso a escrever, deve pensar que recebeu alguma Revelação e que foi incumbida de uma missão divina de transformação do mundo. Só assim se explica, aliás, a sua trajectória pessoal e política.

Saíram da Casa Pia, ao longo dos anos, rapazes que muito se orgulham dessa escola e que foram mais tarde homens ilustres na sociedade portuguesa. E que nunca perdoarão a essa mulher o achincalhamento que fez da instituição que os formou.

Quando é que ela deixará de abusar da nossa paciência?

Anónimo disse...

Parabéns ao anónimo das 12.37. É preciso meter essa gaja na ordem