19.5.09

QU'EST-CE-QUE


Grandes perguntas do Pedro Correia para as "europeias". É deixarem-se da langue de bois e responderem directamente, s.f.f.

4 comentários:

Anónimo disse...

Esperemos que respondam a estas e algumas outras, João.
Abraço

Pedro Correia

MJ disse...

o Delito de opinião não permite comentários anónimos. Já me custou o registo no Google. Aquele pede o registo no Sapo, que não vou fazer. Se não se importa, respondo aqui.

1. A Turquia não deve entrar.
2. A U.Monetária deve prosseguir. Se não tivéssemos adoptado a moeda única, os efeitos da crise presente seriam bem piores. Devemos continuar.
3. Não deve entrar em vigor nessas circunstâncias. Na minha opinião, nem deveria entrar sem referendo em Portugal. Não sou adepta da construção europeia "a galope".
4. Não deve ser revogado mas, talvez, adaptado face às actuais circunstâncias. O PEC não potenciou a crise e é útil como forma de controlar os défices excessivos. Estes pagar-se-ão caro mais cedo ou mais tarde.
5. Podem aprovar-se as agendas todas. É "apenas" necessário saber de onde vem o dinheiro para mais políticas sociais.
6. A política de imigração deve ser selectiva. Não concordo com as fronteiras fechadas nem, também, com entradas em massa.
7. Deve ser renovada a Aliança Transatlântica. Não creio que o exército europeu adiante alguma coisa. Estes e outros instrumentos são úteis numa Europa com chefes à altura. Eu não os vejo.
8. Não concordo com o reforço dos poderes do Parlamento Europeu.
9. Durão Barroso tem sabido tratar da sua vida. No entanto, não sei se haverá melhor por essa Europa. Blair? Outro a fazer pela vida.
10. Creio que se ganharia com a criação de um estatuto de "associado" a que acederiam, por ex., os países do Magrebe (Marrocos, Tunísia, Argélia?) e Cabo Verde.

Anónimo disse...

Esta questão tambem merecia destaque. Se a comunicação social portuguesa não pega neste assunto, pelo menos que algum blog pegue.
http://www.lepoint.fr/actualites-economie/2009-05-19/hauts-fonctionnaires-les-retraites-en-or-de-l-europe/916/0/344867

joshua disse...

1. Sim. Antes. Quanto custa aos próprios portugueses a nossa própria adesão pessimamente gerida? Quantos topos de gama? Quanta iniquidade da riqueza fácil. Não se pode ter inveja dos nababos do Regime e beneficiários dos Subsídios, apoios e Quadros europeus?! A inveja é uma coisa feia e até pecado?! O que se tem feito do Dinheiro e da Riqueza nacionais dá vontade de que haja Inferno. Cristo não o fazia por menos talvez porque poucas coisas haja de mais graves que a miséria generalizada pelo abarbatamento imoral mas legítimo que Muito Poucos fazem dos lucros.

Vale a pena trabalhar para sobreviver? Vale a pena contribuir com o próprio empobrecimento para a riqueza ilimitada de muito poucos?!

2. Sim. Nos mesmos moldes. Não. Não.

3. Não. A vontade expressa dos eleitores irlandeses.

4. Sim. Sim.

5. Sim.

6. Abertura na qualificação. Sim.

7. Sim. Não.

8. O reforço dos poderes efectivos do Parlamento Europeu.

9. Não. Referendo.

10. Sim. Eurásia e Bacia Mediterrânica.