28.5.09

AO MESMO


A ERC, um corpo esquisito criado pelo governo e pelo dr. Santos Silva, "considerou" que o Jornal das Sextas, da TVI, violou "normas ético-legais". Sempre aqui se escreveu que esta ERC é a ASAE dos jornalistas, uma coisa asséptica destinada a "purificar" a mensagem e a punir o mensageiro. O presidente da dita, aliás, podia perfeitamente ter servido o Estado Novo. Tiques como aquele de rejeitar um determinado profissional para lhe fazer uma entrevista suponho que nem ao Dutra Faria devia ocorrer. A ERC não tem autoridade moral para fazer recomendações éticas. É uma excrecência política do PS escondida sob a capa de "entidade reguladora". Mais valia ter o Arons de Carvalho - essa velha raposa controleira da comunicação social, agora armada em "queixinhas" - como porta-voz. Ia dar ao mesmo.

Foto: Nuno Ferreira Santos, Público

18 comentários:

Anónimo disse...

Voltamos à Lei da Rolha, querendo calar o único órgão de comunicação social, a TVI, que faz um jornalismo de investigação INDEPENDENTE.

É verdade que o PM José Sócrates tem sido visado mas TAMBÉM É VERDADE QUE O PASSADO DELE ESTÁ CHEIO DE TRAPALHADAS MUITO MAL EXPLICADAS, COM AMIGOS DE DUVIDOSA IDONEIDADE, pôs-se a jeito e, por isso, parece-me legítimo que a comunicação social investiguem livremente.

É que se não fosse a TVI e os Blogs -únicos espaços de liberdade de expressão -, vivíamos completamente amordaçados...

O espírito controleiro deste Admirável Líder é tal que calaram os Gatos Fedorento, mudaram o horário do Contra-Informação e agora quemrem calar a MMG...

Com estas provas de democracia ( ? ) votem nos Xuxas e dêem-lhe nova maioria absoluta.

Eles agradecem e nós, RELES CAMBADA DE CARNEIROS, só temos o que merecemos...

Anónimo disse...

O caso desta ERC é demasiado escandaloso.
Então quando o aldrabão do Sócrates telefonava aos jornais a ameaçar os que referiam a história do diploma falso,esta mesma ERC fez um inquérito e chegou à conclusão de que não era pressão ameaçar os chefes de redacção!?
Agora dar notícias do maior interesse público,cujo conteúdo NUNCA foi posto em causa,vai contra a deontologia? Mas que deontologia? A dos ladrões e salafrários?

Quando todos os jornais e TV's desancavam Santana Lopes,de manhã à noite,isso não ia contra a ética...

Está mais que provado que isto não vai lá com flores (cravos e cravas).
Cada vez mais revolta as pessoas vão sentindo com esta canalha.

Podem roubar-nos,mentir-nos,enganar-nos,pisar-nos,mas não nos podem obrigar a dizer obrigado!
Um dia vai estourar!
TNT

Ritinha disse...

Sejamos justos e vamos esperar.

Usando os mesmos argumentos, "desrespeitou as normas ético-legais do jornalismo misturando factos e opinião"
vai agora "condenar" a RTP, a SIC, e todos os outros telejornais, nacionais e internacionais.

A. Borges Ferreira disse...

A ERC é uma chafarica socretina. Mete nojo.
Compõem-na cinco figuras de ópera bufa. Três delas deixaram a cabeça já não sabem onde e são hoje meros capachos do Governo PS: Azeredo, Estrela e Elísio (este indicado pelo PSD, imagine-se!) e as outras duas (Assis Ferreira e Gonçalves da Silva), procurando embora manter um mínimo de dignidade, não conseguem resistir à permanente pressão socretina das três primeiras.
Entretanto, a Assembleia da República continua a fazer de conta que não sabe o que se passa no antro do Largo de Santos – e o contribuinte paga o regabofe.
Até quando?

Nuno Albuquerque disse...

No actual "estado da arte", creio que tal decisão deve ser considerada uma condecoração. Das boas.

vasco disse...

Um belo resumo de tudo isto e mais aquilo, em meu entender, no "almocreve das petas".

http://almocrevedaspetas.blogspot.com/2009_05_01_archive.html#1695342395673985473

Carlos disse...

Atribui-se excessiva importância aos comentários da ERC. Estamos perante uma entidade que não passa de uma nulidade, que emite comunicados patéticos (a utilização a expressão “existe a possibilidade de” dá para tudo, até para a existência de ET’s), e deve ser tratada como tal. Quando for longe demais, e os poderes de que dispõe permitem-lhe ir longe demais, existe sempre a possibilidade de recorrer aos tribunais.

Anónimo disse...

Só não percebo se estas pessoas que comentaram este post gostam do tipo de jornalismo feito pela TVI, especialmente pela Manuela Moura Guedes... O primeiro comentário diz que a TVI é o único orgão de comunicação social que investiga.. Pode ser verdade.. Mas o relato que faz dos casos é tudo menos jornalismo!! E este é o ponto.. Esta gente que defende que está contra a ERC é certamente alguém que é contra o código deontológico.. Pode ter sido o Governo de Sócrates que criou a ERC, mas ela não passa da reformulação que existia da alta autoridade para a comunicação social!!
Não vamos deturpar estes factos!!

Valter Marques

www.esquerdismosliberais.blogspot.com

Anónimo disse...

O Estado não tem que regular a comunicação social; existem tribunais para regular diferendos entre pessoas colectivas e pessoas singulares - não é necessário estes organismos obscuros que mais não são do que:

1. Tachos
2. Instrumentos partidários
3. Controleiros da "moral" do Estado.

MJ disse...

O que seria este pântano sem o jornal das sextas da TVI? Abençoado seja. A ERC pode ir à fava.

Obviamente demito-o disse...

A ERC é o nome daquele apparatus do estado Sócretino que quando há uns anos o governo de maioria na assembleia da república de Santana Lopes avançou com a ideia de criar uma entidade semelhante para a comunicação social caíu o Carmo e Trindade e mais ainda em cima dele e do seu governo não é? Bardamerda.

A falta que toda esta tralha Sócretina fazia na China ao lado do "filho do tio" do Premier, o monge shaolin.

A. Borges Ferreira disse...

Valter Marques, essa mania de tentar confundir tudo é mesmo própria dos socretinos. Mas está tão vista que nem entre os ditos já pega.
Lembre-se de outra.

ASG disse...

Parabéns, João. Este blog está cada vez mais importante. Com visitantes como VM, ainda acaba censurado peLa ERB (Entidade Reguladora da Blogoesfera). Esta entidade, como sabem, não existe, mas se os PS voltarem a mandar, não tenham dúvidas de que passará a existir . Só é pena é que tão ilustres visitantes não escrevam nada de jeito...

joshua disse...

Mais uma acção de Pressão patrocinada por ASS & Companhia.

Anónimo disse...

Não deixa de ser curioso que cada vez mais o trabalho diário de inúmeras instituições, conselhos superiores, organismos do Estado, comissões parlamentares e ministeriais, etc, etc, seja analisar, escutar, ouvir e interrogar o que se diz e escreve em blogues, nos jornais e, quem sabe, na rua. Isto implica que o Estado seja, obviamente, menos produtivo e transparente.

Incapaz de comunicar com os cidadãos através das suas instituições e dos seus funcionários, o Estado vive obcecado com o espaço mediático. E, lamentavelmente, de forma cada vez mais paranóica e doente.

Anónimo disse...

Dizem do princeps: na univ, violava muito as normas ético-legais, interesseiramnente (abafado à conta de "rapaziadas").
Depois refinou, mas sempre em modo judas.

Manuel Brás disse...

A opinião querem arrolhar
para manter a quietude vigente,
esta forma de embrulhar
revela uma atitude indigente.

Uma excrescência moral
de credibilidade tresmalhada,
tem um discurso gutural
e argumentação embrulhada.

De cheiro tão purificado
e imagem alardeada,
o mexilhão fica estacado
com tanta gente enlameada.

Nom_de_Guerre disse...

A TVI faz um jornalismo de Praça de Táxis (não digo que seja a única) mas a intervenção na sua liberdade de expressão e conteúdos é inaceitável.

O "voto" nesta questão está no mudar de canal, não em censura.