27.5.09

DANTAS OU A CONSPIRAÇÃO DE SILÊNCIO


Notável "retrato" de Júlio Dantas, um tão injustamente mal compreendido homem de letras que, no dizer de António José Saraiva e Óscar Lopes, escrevia «num estilo de influência queizoziana". Nas suas "Páginas de Memórias" (Portugália Editora, 1968), ao falar de Oscar Wilde, escreve: «relendo mais tarde algumas páginas do De Profundis - livro cruciante e perturbador! -, pensei nos destinos, às vezes tão diferentes, que a intolerância e a maldade humana reservam aos grandes sacrificados da ciência e da beleza.» Se isto aparecesse no Jugular, por exemplo, alguém se ia lembrar do Dantas? O "pim" de Almada liquidou-o aos olhos da parola intelectualidade indígena. Não merecia.

13 comentários:

Anónimo disse...

como o estado é laico
«a ceia dos cardiais»
seria hoje
«a ceia dos pontos cardiais».
nunca percebi o ódio de almada.
recordo a célebre história do totobola sobre cultura:
-que diz de Almada Negreiros?
-almada2-negreiros1

radical livre

josé ricardo disse...

não só o "pim" de almada. júlio dantas era também um mal-amado entre certas hostes realistas e conservadoras. o homem, que foi presidente da academia das ciências de lisboa, era encarado como um adesivista. e é um facto que esteve nas hostes monárquicas e republicanas. claro que não foi só ele. olhe, um autor que desancava de alto abaixo no Dantas - autor injustamente esquecido - foi Campos Monteiro (pai). vale a pena ler este autor da minha terra (torre de moncorvo), um realista convicto que nunca abdicou de o ser, mesmo nos perturbados tempos da primeira república. daí a sua divisa: "Domus Mea est Orbis Meus".

um abraço,

josé ricardo

Anónimo disse...

Há um outro conselheiro de estado que se tivesse um mínimo de vergonha também já se tinha demitido. E como os múltiplos casos que o envolvem são muito, mas muito mais graves do que os do ex-conselheiro de estado Loureiro, e ocupa ilegitimamente há mses o cargo de PM para quem não se lembre, devia sweer detido preventivamente e julgado

APC disse...

Há um facto curioso sobre esta coisa do Almada versus Dantas. Aquele entendia ser um representante do Futurismo do Marinetti em Portugal. Todavia,este quando veio a Portugal ignorou o Almada e foi almoçar com o Dantas. Pim !

Anónimo disse...

O João Gonçalves elogia o Dantas e dá a entender que um certo trecho seu poderia muito bem estar no jugular... está a elogiar o jugular, portanto, o que é extraordinário.
Quanto ao Dantas, para além do tal "estilo queirosiano" (que vendia muito e de que o Dantas teve sempre muito proveito e celebração, salvo alguns malucos marginais irrelevantes para o público e a pátria, como o Almada) ele tinha que outras qualidades? Não entendi bem. São muito tímidos e titubeantes os elogios ao Dantas. Parece-me que há aqui mais uma manifestação de desagravo à memória do senhor, por causa de certas coisas que foram ditas contra ele, coitado. Eu acho que realmente ele merecia mais, se é que realmente apreciam a figura e sobretudo a sua obra...

Pedro

Anónimo disse...

APC, o Marinetti nada tinha a ver com o Dantas, em termos literários e estéticos (não me parece que o marinetti fosse um queirosiano...). No entanto, o Dantas era uma instituição do regime, mais do que o Almada, e provavelmente um senhor que se portava melhor à mesa do que o outro e que conhecia melhores restaurantes. Portanto...

Anónimo disse...

Eu sei, eu sei anónimo! Eu que eu queria dizer é que o pobre do Almada (que muitos julgam ser mais cabotino que futurista e tudo...)ficou liquidado com o desrespeito da atitude. E é verdade que o clássico Dantas que escreveu a Pátria Portugueza portava-se melhor à mesa que o artista de Bicesse. É a tal coisa das famílias... E digo-lhe mais "eu sou um modernista".

Carlos Vidal disse...

Caríssimo,
Venho da esquerda (extrema-esquerda?) e sou leitor assíduo desta página: o inimigo é comum - a incultura que dói, o socratismo pimba e ridículo, o novo-ruiquismo sem escrúpulos.

Não percebi foi lá muito bem a referência ao Jugular, esse blogue anódino que só existe porque existe ainda J. Sócrates.
Cumprimentos.
CV

Anónimo disse...

Chamar queiroziano ao Dantes, só de quem nunca leu ou soube ler Eça. Foi o Óscar Lopes? O Lopes achava a Agustina uma escritora para esquecer, como não deixou de dizer à própria Agustina

João Gonçalves disse...

É muito simples, Carlos. Aquilo não está cheio de posts "fracturantes" supostamente de carácter pedagógico? Quer mais pedagogia de costumes do que a observação do reaccionário Dantas?

Anónimo disse...

E os salamaleques que o Almada veio a fazer ao Salazar e a sua profunda admiração pelo Estado Novo? Já se esqueceram?

Anónimo disse...

O dantas era jeitoso
Escrevia bem.
Lia-se bem
A bruxa da areosa escreve bem, mas é chatérrima. Lê-se
Os temas, são de fugir.
Só o igual chato, manoel de oliveira, lhes ferra o dente...

Tino disse...

Não há ignorante armado em intelectual que não fale no Dantas sem ter lido uma linha de um dos maiores escritores portugueses de todos os tempos.

Nem o Almada, apesar da sua genialidade, sai bem deste ponto negro da nossa cultura.

Pobre Dantas e pobre Almada. Mereciam melhor...

Não há benzina que apague esta nódoa na história de ambos.