24.5.09

A POLÍTICA E OS AUTOCARROS


Desde os tempos de Estado Novo que é vulgar encher comícios e manifestações - ditas "espontâneas" pela propaganda do Doutor Salazar - com pessoas que não são da "localidade". Há dois anos, nas intercalares de Lisboa, o PS foi buscar uns coitados de uma vila remota qualquer para agitarem as bandeirinhas em frente ao Hotel Altis, em Lisboa. Costa ganhou numa monumental indiferença eleitoral e era preciso "mostrar" uma vitória nas televisões. Bastava olhar para a plateia do Altis para perceber que aquela gente não tinha vindo do condomínio fechado de luxo, perto de Sintra, onde Costa tem uma casa com outros socialistas. Ontem o PC mobilizou dezenas de milhares de cidadãos e conseguiu uma manifestação impressionante nas ruas da capital, profusamente ilustrada pelo Abrupto. É evidente que não faltaram os autocarros "de fora". Tal como não faltaram em Coimbra, para o PS, num pavilhão que, mesmo assim, não encheu. E havia guest stars. Para além do autoctóne candidato Vital, apareceram dois dos maiores expoentes políticos da modernidade mundial, o sr. Zapatero e o seu clone (ou será ao contrário?) Sócrates. Os "grandes comícios" e as "grandes manifestações" nunca dispensaram os autocarros. É mesmo por causa deles que são grandes. O resto é encenação e conversa de chacha.

9 comentários:

Anónimo disse...

O costa arranjou um apartamento em Chelas (foi a amiga enfermeira Sara dos imóveis - o que não vale ter amidos...) e, agora, já não "reside" no tal condomínio. "Diz" que é muito jeitoso, com vista para o Tejo. O prédio é muito giro, pintado de cores várias no tempo do soares filho.

Assim já pode votar nele próprio, o que pode vir a ser uma grande ajuda...

PC

carlos disse...

Então e sobre o Zapatero vir fazer campanha a Portugal, tal como faz com os partidos regionais socialistas de Espanha?
Ninguém repara nisso?

joshua disse...

O PS 'dá' mais que o Estado Novo e que o PC para encher 'autoplumans', mas enche menos. Estão todos cheios do Zé Bazófias.

Wegie disse...

Não esquecer que a camioneta do Costa só encheu porque alegadamente seria uma excursão a Fátima. Depois fizeram um desvio para aplaudir a "aparição" de Lisboa.

observador disse...

Caro João,

Depois não me venha dizer que não tenho razão quando digo que S foi o grande e péssimo educador da classe que nos tem governado.

Depois desta assunção de que "Desde os tempos de Estado Novo que é vulgar encher comícios e manifestações - ditas "espontâneas" pela propaganda do Doutor Salazar", da sua autoria, creio que fica mais clara a raíz de muitos dos nossos problemas.

Anónimo disse...

Espera-se que, esses deslocados, não apareçam recenseados, em várias freguesias, do País e, assim possam exercer "legalmente" vários direitos de voto.
Não seria esta uma possibilidade de os resultados eleitorais baterem certo com as sondágens?

ASG disse...

Será que também pagam o almoço.
No tempo do 'Botas' davam 20 paus a cada um...

Lura do Grilo disse...

Mas a coisa tem evoluído. Agora já não são tractores com os atrelados carregados de gente arrebanhada no Alentejo.

Anónimo disse...

Monumental Tourada Ibérica.No âmbito das Festas da Europa realizou-se ontem nas arenas de Coimbra uma tourada à espanhola.Especialmente convidado o famoso matador José Sapateiro,mundialmente conhecido pela sua preferência pelas bombas islâmicas.Foi corrido o touro Zézito,da conhecida ganadaria Pântano Sinistro.A entrada era livre mas destinada exclusivamente a maiores de 65 anos que se tivessem deslocado de autocarro para o local.Perante meia-casa o matador demonstrou grande valentia citando o touro insistentemente em castelhano puro e duro.O touro Zézito era manso pelo que só conseguiu fazer umas vagas arremetidas em espanholês passando o resto do tempo a abanar a cabeça e a agitar a cauda.O touro e o ganadero foram vaiados pela assistência.No final da faena e perante os aplausos gerais Sapateiro cortou o rabo e uma orelha ao touro que recolheu aos curros levado pelas chocas Vital e Vitelino-Muu.Diz-se nos meios tauromáquicos bem informados que dada a fraca prestação do Zézito não lhe irá ser dada uma Nova Oportunidade.