28.5.09

AS TRASEIRAS E A PORTA DA FRENTE


«Um pedido ao primeiro-ministro: não saia mais pela porta das traseiras. Quando for apenas um cidadão, saia como quiser e por onde quiser. Enquanto for primeiro-ministro, coisa que eu espero ansiosamente que finde, saia pela porta da frente. Ao menos isso. Não envergonhe a democracia. Como assinala o blogger Nuno Nogueira Santos, o último primeiro-ministro da ditadura, Marcello Caetano, quando, no Quartel do Carmo, lhe foi proposto que saísse pelas traseiras respondeu: "Não! Só saio daqui pela porta por onde entrei. A porta da frente." Salgueiro Maia percebeu como sair pela porta da frente era importante para a dignidade de Marcello Caetano, dos militares que o depunham e do regime que dali nasceria. Com poucos homens e muita coragem Salgueiro Maia levou Marcello Caetano pela porta da frente. É nestas coisas que as pessoas se distinguem.»

Helena Matos, Público

23 comentários:

António Pires disse...

Ainda bem que o episódio é referido. Ele mostra bem a diferença entre a dignidade de uns e a falta de dignidade de outros. Que gente esta!

Anónimo disse...

nota-se perfeitamente que vivemos na república do "fim da picada", apesar da megalomania dos saloios que falam em auto-estradas. tgvs, aeroportos.
no caso casa pia as crianças auto-enrrabaram-se.
no freeport nada se apura. lopes da bicicleta também nada.
no bpn: o importante é o pr, o loureiro. o dinheiro perdido não importa (os contribuintes psgam).
o pm anda sem suspensórios.
por favor não insultem mais a minha inteligência e capacidade de análise

radical livre

Luisa Paiva Boléo disse...

Já não sabem o que mais inventar para diminuir o PM. Todos nós já saímos pelas portas das traseiras e pelas da frente. Marcelo Caetano jamais se poderá comparar com José Sócrates porque foi o responsável pela permanência de uma ditadura de 48 anos. Não se ponham agora a branquear a História. José Sócrates logo se verá quantas linhas lhe reservará a História, para já é o nosso PM e é ele que legitimamente lidera este país.
Votem e votem bem e logo se verá se ele vai sair pela porta da frente, pela do lado o pela dos fundos.

Anónimo disse...

Uma mulher com tomates, esta.

Não é como alguns capados que andam por aí à solta.

joshua disse...

A Luísa não lê jornais e também abraçou o País de Alice e o Reino da Fantasia Socratinesca. Nota-se nela a feromona clubítica da paixão cega socratinizante irrazoável e irracional.

Tudo está a ser feito para que a Porta do Cavalo esteja engalanada, na hora de Sócrates sair e passar por ela.

A dispendiosa promoção da sua Imagem foi tão longe, e afinal tão incapaz de contrariar a realidade 'íntima', exposta contra a sua vontade, de um carácter feroz e curricularmente rugoso, dúbio e trapalhão, que o efeito está para além do contraproducente. Há muito eleitorado à coca de votar para aferir isto mesmo. Há também a maledicência natural por tanta malfeitoria socratinesca.

O Fetiche de Fingir, o activismo de dominar, mas não de fazer bem feito ou fazer sequer, o torcionarismo como 'reforma', tudo enfim augura uma saída nada airosa para o Ainda-PM.

A havida na António Arroio foi já simbólica e precursora.

john disse...

Mas é preciso inventar alguma coisa para diminuir mais ainda o PM?

Eu espero que a História não lhe reserve muitas linhas. Será sinal de que ele não arrasou isto tudo.

ferreira disse...

Luisa,
Diga o que quiser.
Mas dizer que um homem com sessenta e tal anos de idade ser "o responsável pela permanência de uma ditadura de 48 anos" é um pouco exagerado...

Anónimo disse...

Esse cagão do pm, não vale um chavo. O facto de essa luminária ter chegado ao poder, não abona em nada os eleitores tugas.

Ó luisa, o marcelo não foi o único responsável pelos 48 anos de ditadura, fazia parte do staff...o que não abona nada em seu favor, diga-se. Mas o teu injinheireiro é de morrer a rir, essa criatura, não fossem as resmas de assessores e especialistas pagos a peso de oiro, para promover a imagem do dito cujo, imagina as tristes figuras a que teriamos de assistir! Mesmo assim, quando o homem se põe a perorar em inglês técnico e portunhol!... É só rir...

Anónimo disse...

Cada um sai pela porta que acha que merece...

Anónimo disse...

Luísa,

Escusado sera dizer que o seu conhecimento da historia nacional anda muito por baixo... eheheh, Marcelo Caetano foi bem mais liberal que este pinderico, bimbo, pretensioso, aldrabao, corrupto e armado em ditador!
Presumo que a sua ignorância tenha a ver com as lavagens cerebrais que esta verruga purulenta a quem os portugueses confiaram os destinos do pais tanto gosta de fazer.
Sugiro/lhe o mesmo, pense bem antes de votar, pode crer que a verruga sairá pela porta dos fundos!

José Borba Martins disse...

"POR UMA MAIORIA ABSOLUTA DO VOTO EM BRANCO"

ESTA É A OPÇÃO ÚNICA DE QUE TODOS OS PORTUGUESES DISPÕEM NA VIGÊNCIA DA ACTUAL LEI ELEITORAL PARA PROTESTAR EFICAZMENTE CONTRA A CLEPTOCRACIA INSTALADA IMPONDO COM UMA MAIORIA DE VOTOS EM BRANCO, NOMEADAMENTE:

1. A ANULAÇÃO DO ACTO ELEITORAL.

2. A MARCAÇÃO DE NOVAS ELEIÇÕES COM SUBSTITUIÇÃO DE TODOS OS CANDIDATOS !!!

IMPÕE-SE A DIFUSÃO MÁXIMA DESTA NORMA LEGAL, POR TODOS OS MEIOS VERBAIS E TECNOLÓGICOS POSSIVEIS.

NEM QUE SEJA PARA QUE OS ELEITORES SAIBAM QUE ESTA HIPÓTESE EXISTE.
DEPENDE DE TODOS E DE CADA UM A OBTENÇÃO DE "MAIORIAS ABSOLUTAS BRANCAS" VS. AS "MINORIAS NEGRAS" INSTALADAS QUE ROUBARAM E ROUBAM O ESTADO E TODOS OS PORTUGUESES.

AFINAL, BASTA "TRANSFERIR" A "ABSTENÇÃO" PARA "VOTO EM BRANCO".
QUE FALEM OS ESPECIALISTAS, MAS...QUE FALEM, DEBATAM E DIFUNDAM A LEI ELEITORAL QUE AINDA TEMOS.
VOTAR É UM DIREITO!
VOTAR É UM DEVER CÍVICO!
NA M/OPINIÃO PESSOAL, NAS 3 ELEIÇÕES DE 2009 VOTAR EM BRANCO É UM IMPERATIVO NACIONAL.

JOSÉ BORBA MARTINS
Movimento pela Democracia Directa

Comentário sugerido pelo
Comentário de C. Freitas ao post in
http://tinyurl.com/mt2mre

«Sabiam que o voto em BRANCO é o mais eficiente?????
SE VOTAREM EM BRANCO, ou seja, se não escreverem absolutamente nada no boletim de voto, é muito mais eficiente do que riscá-lo.
Nenhum politico fala nisto... porquê?
Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes nas listas.
A legislação eleitoral tem esta opção para correr com quem não nos agrada, mas ninguém fala disso.
Não risquem os votos, porque serão anulados e não contam para nada.
VOTEM EM BRANCO...!!!
A maioria de votos em BRANCO anula as eleições... e demonstra que não queremos ESTES políticos!!!
Espalhem para se obter a maioria.
Pena é que a maioria do pessoal, não tem "tomates" para votar em branco.
Fartam-se de falar mal deste e daquele e quando chega a altura de votar, votam sempre nos mesmos. Depois é o que acontece.
(...)»

Anónimo disse...

Espero que saia pela porta da esquerda baixa.... muito baixinha. Mas já está rico

Anónimo disse...

O Zézito só gosta das portas das traseiras.E está no seu direito!Força Zézito,estou contigo.

Unknown disse...

Luísa :

a propagandazinha, mesmo rasteira e acéfala , não dispensa uns trabalhinhos de casa...
E, crédula como aparenta ser, não acredite que se vai lá com "Novas Oportunidades"...
P.s. Num ponto concordo consigo : temos de votar bem...

vasco disse...

Estas palavras de Helena Matos valem mais que mil imagens.

Anónimo disse...

Caro Borba Martins,

Contaram-me - um amigo que pertence a um partido e costuma estar presente em assembleias de voto - que o voto em branco não é muito seguro.
Essa pessoa garantiu-me que a prática "angolana" de contar votos com uma caneta na mão também se usa por cá. No meio da confusão é só fazer uma cruz. Não custa muito; basta ser discreto.

Anónimo disse...

O Homem vai sair é pela sanita,D.Luisa.

Miguel Neto disse...

Ó Luísa! O que é que tem que ver uma coisa com outra? As ideias políticas de alguém com traços de carácter e de personalidade? Há em todos os partidos gente de coragem, capaz de assumir frontalmente as suas acções e gente cobarde, que tenta sempre "sacudir a água do capote". Gente honesta, honrada e gente menos honesta e menos honrada.

É por isso que concordo com o Anónimo das 12.07 AM, que escreve logo depois do seu comentário. Acho que a Luísa tem "mais tomates" que alguns que, por exemplo, andam por aí a sair pela porta das traseiras.

Anónimo da 1.17 AM. Parabéns pela excelente síntese: "Cada um sai pela porta que acha que merece...". É isso, sem tirar nem pôr.

Carlos S. Pires disse...

"Ele é o nosso PM", diz a D. Luísa.
Será o dela, que pertence indiscutivelmente ao grupo dos seus capachos, perdão, assessores. Mas não é o meu nem o dos milhões de portugueses que se envergonham de ter tal indivíduo como chefe do Governo.

ruim disse...

Muito dificilmente a Marcelo Caetano se pode chamar "ditador".Não o foi.E muito menos foi "responsável por 48 anos de ditadura".Dizê-lo é adulterar a História.Após a morte de Salazar - que assumiu efectivamente, no período histórico em que exerceu o poder, o papel de um ditador -, e sabendo-se que a Presidência do Conselho ia ser ocupada por Marcelo Caetano apostou-se naquilo que se chamou "Primavera Marcelista".Infelizmente tal não veio a acontecer por motivos ainda não totalmente estudados e analisados até aos dias de hoje.E deu-se o 25 de Abril...

Anónimo disse...

Ainda bem que aqui escrevi sobre o Marcelo Caetano, pois deu origem a tantos e tão interessantes desabafos e dríticas. Por acaso não sou capacho de ninguém e muito menos politicamente. Só gostava de referir que eu disse que o Marcelo foi responsável pela «permanência» de uma ditadura, e isso, meus caros amigos, é pura verdade.Só quem teve irmãos naquela teimosa guerra do ultramar e por lá deixou a vida é que pode sentir na pele o que foi a acção de Salazar e Caetano com o «orgulhosamente sós» e «o Portugal uno e indivisível. Meus amigos, de História de Portugal sei um bom bocado, por acaso. Mais do que isso não sou fanática e acho que o PM actual não sendo o homem ideal, nem um Messias, nem um Obama, é certamente melhor que Barroso, que Guterres, que Santana, que Manuela F. Leite, que Louçã, que Jerónimo. Há por aí mais algum candidato cheio de qualidades que eu desconheça?

joshua disse...

Sim, Sócrates tem as mesmas qualidades de um Mugabe e de um Chávez, só que em pequeno. A Luís dos Tomates tem toda a razão.

Por isso voto em qualquer coisa que nisso. Entre PCP, BE e PP, saberei escolher.

[Acrescente-se que o voto em Rangel merece bem o risco.]

Anónimo disse...

Eu acho que Marcelo Caetano saiu e muito bem pela porta da frente. Para dentro de um chaimite. E enviado para a Madeira. E de lá para o Brasil. E os restos mortais por lá continuam. Grande Homem. Faz-nos falta homens assim. Ao contrário de homens que respeitam a Democracia, que não afrontam por afrontar, que não estão para o enxovalho público de minorias, de espetáculo para os telejornais, para gáudio de uns tantos. Disto sim, não precisamos.