30.5.09

«FAZ BEM A PORTUGAL?» - 2

É óbvio que a conversa entre Cavaco Silva e Dias Loureiro, no dia seguinte ao talk show de Oliveira e Costa, só podia ter corrido mal. Imagino que o Presidente tenha chamado a atenção de Loureiro para as posições de conselheiros de Estado tão insuspeitos como Eanes, Sampaio ou Lobo Antunes. Sem ser preciso dizer mais nada. E também imagino que Loureiro tenha saído de Belém a ruminar qualquer coisa como "não perdes pela demora", dada aquela "problemática do ego" apontada pelo homem que já leu sessenta livros numa cela solitária da PJ. Nada, repito, nada aconselhava Cavaco a escolher pessoalmente Loureiro - a par de Marcelo, Ferreira Leite, Leonor Beleza ou João Lobo Antunes - para o CE. Pelo contrário, quando o Presidente o escolheu já não estava a seleccionar o político ou o "interventor" cívico mas um bem conhecido homem de negócios do regime que só o é porque, intermitentemente, exerceu cargos públicos nesse mesmo regime. Aceitou correr o risco. Pois bem. A manchete do Expresso - basta atentar nos redactores da notícia, um deles director-adjunto do jornal de Balsemão (Nicolau Santos: "mais" porta-voz do regime não há...) - é o "à volta cá te espero" de Dias Loureiro. Nada, repito, nada naquela notícia - um pequeno accionista no meio de 400 que comprou e vendeu umas quantas acções da SLN há seis anos - permite retirar ilações contra o Chefe de Estado embora vá dar azo a que os seus adversários dentro do regime (muitos deles amigos uns dos outros apesar de uns serem do actual poder absoluto e outros do maior partido da oposição) passem uns dias entretidos. Sempre são dias em que não se repara nessa nulidade eleitoral que é Vital Moreira, em que não se mexe na biografia irreal de Sócrates (sim, essa mesmo, a que começa na licenciatura, que passa pela Cova da Beira e que não acaba em Alcochete) e em que, por força do calor, vamos a banhos. Percebem agora por que é que o optimismo que o dr. Loureiro vê em Sócrates "faz bem a Portugal»?

6 comentários:

Anónimo disse...

A Vital Moreira, que é um pouco tonto, fugiu-lhe a boca para a verdade quando disse que o BPN era uma coutada da roubalheira do PSD(como há coutadas idênticas para o PS, PC e quejandos). Mas não soube respaldar isso com a lembrança de grandes tunantes do cavaquistão que fizeram a grande roubalheira da Caixa Económica Faialense.

Anónimo disse...

de facto pcp e quejandos devem fartar-se de doubar lá nas cooperativas de acção cívica e cultural dos resistentes anti-fascistas de alguidares de cima lá onde o pcp e quejandos instalam os seus militantes.

A escolha de Loureiro foi uma escolha de Cavaco e alguém acredita que o homem é dos que se deixa influenciar facilmente? Escolha pessoal que ninguém recomendava, e não de agora.

Cavaco pode ser um pequeno accionista, mas em Setembro, ou lá quando é que foi, terá comunicado que nada o ligava ao BPN.

Primeiro foram os tabús, ultimamente tem-lhe fugido o verbo para a comédia mas em Setembro deu-lhe para pitonisar, deixando as coisas nas meias-palavras, nos jogos semânticos.

Economista devia conhecer uma propriedade matemática, a da transitividade. Se A é menor que B e B é menor do que C, então A é menor do que C.

Devia ter tido mais cuidado, pois se a SLN está ligada ao BPN e a SLN está ligada ao Cavaco, então o BPN está ligado ao Cavaco.

A notícia pode ter uma origem e não ter sumo. Mas Cavaco não é a face da irreponsabilidade.

allgarvio disse...

Com protagonistas como esse candidato Vitalis sai cada vez mais reforçada a ideia da "grande porca" em que se transformou a politica no rectângulo. Ouvir o senhor professor doutor a discursar sobra a "roubalheira" coadjuvado pelo labrego do Capoulas com o insulto da "trupe" é elucidativo quanto baste. A fabricação da manchete daquele que já foi "Espesso" e que agora míngua à sombra do poder socretino é outro "pormenor" revelador da merda do estado a que chegou este país.
...E ainda faltam 4 meses que mais parecem séculos para varrer este lixo!

Cumprimentos

fado alexandrino. disse...

Como se diz nas américas 10-4.
O senhor quando quer é conciso e definitivo.
Isto equivale a dizer que não é português.
Lá estarei no lançamento do livro (que desculpe não vou comprar, não tenho dinheiro)para ver a pessoa real.

Anónimo disse...

Salmo XXI

Dias Loureiro é um grande entre grandes. Dias Loureiro é dotado duma vontade inquebrantável, duma claridade luminosa nos princípios, que o fazem ser sempre imune a qualquer injustiça. Ele voa muito alto e está muito acima destas muito infames urdiduras.
Dias Loureiro é um ser impoluto, duma grandeza rara, dum espírito elevadíssimo, que lhe conferem uma dignidade e honra inatacáveis, uma resiliência estupenda e majestática. Ele será sempre recordado pela bondade da sua Nobre Alma, pela generosidade dos seus elevados princípios humanistas, pela mais escrupulosa rectidão de todas as suas acções. Ele saberá resistir perante todas as ofensas, a todos ignominiosos opróbrios, como estes agora. Qualquer ataque à sua pessoa assemelhar-se-á pífio, gratuito e descabelado. Porque Ele estará sempre entre nós, pugnando pelo que é Justo, pelo que é Límpido, por um Ser Maior, fazendo a todos a prova do Caminho.
Bem hajas Dias Loureiro pela tua Nobre Elevação e pela tua Intocável Conduta.
Bem hajas Dias Loureiro por todo o Bem que fizeste por nós, pobres portugueses, ingratos e pecadores.
Que Deus te dê toda a força para que aguentes estas duríssimas provações, estes vilíssimos ataques.
Que sejas para todo o sempre reconhecido pelo teu Imenso Valor.

JB disse...

Sim, esta notícia tem todo o ar de vingançazinha. É este tipo de coisas que torna pessoas como Dias Loureiro e Sócrates particularmente perigosas.