25.5.09

A EVIDÊNCIA E O BASTONÁRIO

«Marinho Pinto já conseguiu uma coisa extraordinária que mais ninguém esteve próximo de alcançar. Entrevistado pelo jornal da TVI, o impulsivo bastonário da Ordem dos Advogados perdeu de tal forma a cabeça que até Manuela Moura Guedes pareceu objectiva, calma e racional. Moura Guedes tem várias pulsões justiceiras, todas elas bem conhecidas. O bastonário sabia as regras do jogo, os riscos e as vantagens do confronto no ringue da TVI. Mas não é o estilo da jornalista que interessa debater, nem a contundência da informação que ela coordena com evidente êxito comercial: o "Jornal Nacional" é de longe o noticiário mais visto e musculado do país. Quem deve estar sob escrutínio é, justamente, Marinho Pinto. A razão é simples: apesar de já ter sido jornalista de causas, ele não é uma estrela televisiva ou de telenovela. Ao contrário do que provavelmente pensa, não é sequer um comentador livre de dizer o que lhe apetece. Muito menos pode achar-se um sindicalista mandatado para proteger o interesse exclusivo de uma classe profissional. Ele tem outras obrigações.»

André Macedo, "i"

16 comentários:

Planetas - Bruno disse...

A velha máxima do copo meio cheio ou meio vazio...

fado alexandrino. disse...

Uma pesquisa na blogosfera, dá uma percentagem de cerca de 80% de opiniões favoráveis a MP.
Pode ser a voz do povo que dizem é a voz de Deus.
Vale o que vale, é só um apontamento.
Entre os senhores jornalistas, curiosamsnte, a percentagem é a inversa.

Anónimo disse...

As posiçãoes de Marinho Pinto parecem-me muito próxima das de Sócrates. Quer na defesa deste no polémico processo Freeport, quer nos ataques desferidos a algumas entidades. Deixemos que o pó assente para ver mais claro.

David R. Oliveira disse...

Teimam convenientemente em apreciar a jornalista - MMG quando o que esteve em causa no triste episódio nunca foi nem poderiam ser as qualidades ou os defeitos do jornalismo feito na TVI ou da jornalista em causa por uma simples razão:
o convidado, o entrevistado não foi MMG. Foi Marinho Pinto. No limite, se não queria estar sujeito aos riscos inerentes em ser entrevistado por maus jornalistas não ia, recusava. Mas é assim. Acontece muito a quem sofre de vertigens. Sabem-no mas não evitam espreitar o abismo e ...
Não ir foi o que decidiu fazer o "padrinho" ou será "afilhado".
David Oliveira

joshua disse...

Evidentemente que Marinho foi à TVI sob uma incumbência vexatória, ele que tem alinhado os seus impulsos e bocas pela pauta minoritária salvaguardante berbicacho freeportiano.

As sondagens do Fado cheiram a ranço.

A opinião do David condensa tudo o que de relevante há a dizer dos eventos no Jornal Nacional da TVI.

Anónimo disse...

Acho que o homem esteve muito
bem. O país parece-se mais com
maçã muito bonita por fora, mas
podre por dentro (cheio de lar-
vas)e ele teve a coragem de
desmascarar essa podridão em
que o país está atolhado até
ao pescoço. O HOMEM tem-os no
sítio. Deviamos estar todos
com ele e dar-lhe ainda mais
força. Bem haja Sr. Bastonário.

joshua disse...

O País está atolado de sacanices e conflitos, mas infelizmente pela figura atolambada do Bastonário, resulta ficar ainda pior atulhado de lixos morais e aparências justiceiristas de Justiça.

Obviamente demito-o disse...

O "share" televisivo do "Jornal Nacional" a essa hora também não deve fugir muito para baixo dos 80%. Vitória para a MMG mais uma vez no que importa a nível televisivo. E infelizmente para o Marinho os mesmos 80% puderam ver a sua triste figura para o cargo de responsabilidade que ocupa, um pouco mais importante do que pivot de telejornal.
Já disse antes que o Marinho devia aproveitar o ímpeto desses 80% da blogosfera (e não só blogosfera, o sentimento foi geral mesmo entre jornais online e cá fora no mundo real), e entrar nas listas do PS, até pode tirar o lugar ao premier. Não era o José Miguel Júdice que dizia que o Marinho se preparava para ser candidato à presidência da república pelo PS? Então aí está.

Anónimo disse...

Marinho Pinto enlouqueceu. Eu conheço bem o seu psiquiatra e o mesmo assegura-me isso.

Anónimo disse...

ah ah ah

mj disse...

Marinho Pinto ganhou o debate: gritou mais, mais alto e mais depressa! Infelizmente, é este o conceito de debate que se tem hoje em Portugal - o facto de MP não ter respondido às perguntas incómodas ficou completamente apagado pela regateirice com que brindou os que o ouviam - pelos vistos, há 80% de atrasados mentais que julgam que gritar é responder acertadamente!

Anónimo disse...

80% da Blogosfera está farta do fado de ter de ler este Alexandrino.Não faz parte do Quarteto de Alexandria mas do Quarteto das Ratazanas Fedorentas.Devia ir fazer companhia à Alforreca Marinha e calar-se.

fado alexandrino. disse...

80% da Blogosfera está farta do fado de ter de ler este Alexandrino.Mas, sendo assim, porque é que lê o que escrevo.
Só se for masoquista e nisso, tenho pena, não o posso ajudar.
Talvez um bom psiquiatra.

Agora vou recitar-lhe a Lei de Pareto.

20% de idiotas causam 80% dos problemas

joshua disse...

Fado, não está em causa o tédio gerado pelos teus posicionamentos frouxos. Estão em causa os teus posicionamentos frouxos.

Anónimo disse...

Para muitos ele é directo,frontal,
acutilante e implacável. Para al-
guns ele é inconveniente, incomo-
dativo e chega a ser um pesadelo.
Por isso o querem afastar da OA.
Contudo não deixa de ser curioso
que aquele que é considerado co-
mo o seu maior opositor, tenha em curso ou acompanhe um dos casos
mais mediáticos d'hoje...

Filipe Sousa disse...

O extraordinário disto tudo é ainda haver pessoas que têm a coragem de apontar o dedo ao MP por ele apontar o dedo a uns poucos bandidos(para não lhe chamar nada mais duro). É que o que ele está a fazer é pouco e é o caminho que este país tem de tomar. Temos de nos tornar todos bufos que é para que o tubarões sejam todos desmaracados em frente do povo. Mas existe alguém neste País ou neste mundo que ainda acredite na politica e nos politicos???? Alguém ainda é crente que os politicos se importam com o Zé Povinho? Algum deles se importa que eu não tenha emprego? Eles têm e sempre irão ter. Se não for no publico será no privado e sempre a ganhar milhares. E nós o povinho??? Encolhemos os ombros e dizemos "Oh se não for este será o outro, eles são todos iguais" e continuamos sem fazer nada. Porra que isto chateia!!!