20.5.09

A BIBLIOTECA DE HITLER


Mandou queimar milhares de livros mas parece que era um leitor compulsivo.«Hitler era um apaixonado pela leitura e que lia, em média, um livro por noite, mantendo-se para o efeito acordado até de madrugada. Grande parte deles está recheada de anotações pessoais, embora muitos não tenham sido sequer folheados. Admira, por isso, que uma pessoa que amava os livros tenha permitido ou apoiado, apesar das suas convicções políticas, a célebre destruição de obras de homens famosos, em 10 de Maio de 1933.» Mas há mais.«Sans oublier le principal, car il plaçait cet auteur plus haut encore que Goethe et Schiller, c’est dire : les Oeuvres complètes de Shakespeare traduites en allemand en 1925 par Georg Müller, reliées en maroquin et marquées à ses initiales sur la tranche. “Etre ou ne pas être” était son passage favori, et Jules César son personnage préféré. Hitler déplorait que l’Allemagne des Lumières ait donné au monde un Nathan le sage de Lessing et, d’un même mouvement, louait Shakespeare pour lui avoir offert le personnage de Shylock et son Marchand de Venise, dont on imagine quelle lecture il fit…»

9 comentários:

hajapachorra disse...

Eu gosto é dessa pormaior de pôr anotações pessoais em livros que nem sequer foram folheados... Espantástico: esse socretino alemão, ou austríaco ou lá que era, era capaz de tudo.

joshua disse...

É um prazer descobrir um blogue intenso sobre livros. Assumir toda a verdade, a lucidez fria do criminoso tal como o crachá odioso, ferrete da matança, incumbe ao Homem Culto. Lembrando-se da sua natureza potencialmente reptiliana e homicida, restar-lhe-ão poucas ilusões a não ser mergulhar nos braços da Graça, apesar de guilhotinar-se nos impasses do Saber de Mais.

Anónimo disse...

Não deixa de ser curiosa esta novidade. Pelos vistos, de pouco lhe serviu tanta leitura, a não ser para alimentar a sua imensa megalomania e loucura. Sem dúvida um dos personagens mais fascinantes e mais destrutivos da história da humanidade.

Anónimo disse...

não me diga que depois do branqueamento de Salazar, vai agora iniciar o banqueamento de Hitler?! O JG acha que as pessoas têm uma má relação com a memória de Hitler, que precise da sua esclarecida mediação?

João Gonçalves disse...

Último anónimo...vá para o caralho.

MJ disse...

Boa resposta, João Gonçalves.

Cadáver Morto disse...

Pois... Já dizia a minha avó: "Não leias muito meu filho, que te faz mal à cabeça..."

Obviamente demito-o disse...

Quando o Max Aue lhe dá uma valente dentada no nariz, é um episódio um bocado pueril do livro, mas claramente introduzido para aplacar os imbecis anónimos 8:31 deste mundo.

LUSITANO disse...

É lamentável, que haja pessoas que sejam intelectualmente desonestas, Hitler parece ter sido o grande papão da História Moderna, o pai de todos os males, mas terá sido ele sozinho a ter conseguido tal intento???
Aonde são chamados à pedra os americanos ou as suas empresas que ajudaram Hitler a reerguer a Alemanha, e os ingleses, bem como os franceses não deram também uma ajudinha, até o democrático Estaline trocou trigo por armamento e outros bens de "1ª necessidade", esses não são responsabilizados porquê, estavam a dormir na forma???
Não era inglesa, a empresa que explorava as minas da Panasqueira e que enviava o volfrâmio para as armas de Hitler???
Será que os negócios fazem esquecer tudo, até a dignidade???
Há cada ingénuo!
A propósito dos seus arqui-inimigos os judeus, não havia soldados de origem judaica na Wermatch???
O que eram os soldados "mischlinge"???
Não eram descendentes de judeus, tendo muitos deles atingindo até altas patentes nos exércitos de mar, ar e terra de Hitler???
Porque é que não se divulga isso???
Não sou nem nunca fui admirador do Nacional-Socialismo, mas a verdade deve estar acima de todas as ideologias, sejam elas quais forem, contar "estórias" só por puro interesse de uma das partes não é sério.
Haja honestidade para não se voltar a cair em situações terríveis como as que se reportam a esse período trágico da História.
Cumprimentos.

LUSITANO