23.10.08

DE OLHO NA CAIXA FORTE

É preciso colocar em letras garrafais o nome dos senhores ex - administradores da Gebalis, em Lisboa, não vá dar-se o caso de os "reciclarem" um dia destes. Francisco Ribeiro, Mário Peças e Clara Costa usaram dinheiro público para propósitos que nada tinham a ver com o propósito da Gebalis. «O prejuízo causado totaliza 200 mil euros, gastos em viagens, refeições (no Gambrinus, Bica do Sapato, Porto de Santa Maria, etc.) e artigos de luxo. Sublinhar que 200 mil euros corresponde a 40% do subsídio anual atribuído pela Câmara de Lisboa à Gebalis. Um dos arguidos comprou duas canetas Mont Blanc, uma no valor de 1700 euros, outra no valor de 990. A única mulher do trio fez quinze viagens ao estrangeiro, num período de 20 meses, gastando nelas 34 mil euros (2267 euros por viagem). O senhor das canetas só fez três, nas quais gastou 6600 euros (2200 cada). O outro fez quatro, tendo gasto 1900 euros nos passeios, o que não deixa de ser um extraordinário exemplo de contenção de despesas.» Há gente presa, ameaçada de prisão ou com "medidas de coacção" por um mil avos disto. Ora isto, para usar a linguagem de Reinaldo, é "pretralhismo" à portuguesa. No caso doméstico, é a fusão de um português com um "metralha", "dos Irmãos Metralha, sempre de olho na caixa forte do Tio Patinhas", o cofre público. Se vasculharem com método, verão que o que não deve faltar por cá é destes. Os de olho, mão e o resto na caixa forte.

10 comentários:

lusitânea disse...

Acha mesmo que só existem 3 casos em Portugal?Olhe se as inspecções fossem colecçionar as facturas/recibos "anormais"pagas pelo erário nos milhentos cofres que servem directamente "nomeados"...
Olhe que a fase da vergonha já passou...
Mas estranho que a direita tenha uma muito mais elevada % de apanhados com a boca na botija...

Karocha disse...

Ninguém vai fazer nada João Gonçalves, todos dizem que são todos honestos e que põem as mãos no lume uns pelos outros.
Ontem o Saldanha Sanches dava lições de moral na RTPN, agora a Maria de Belém está naquela vózinha monocórdica a dizer barbaridades na SICN!

O PGR dizia barbaridades na RTPN e falava no filme "Laranja Mecânica"
Ou estou estranha hoje, ou então anda tudo... nem sei o que chamar!

Anónimo disse...

Abuso, peculato, gestão danosa : muito "soft" para VIGARISTAS, LADRÕES, GATUNOS E, TAMBÉM, FILHOS DA PUTA.

E a 'raça' acima indicada é TANTO DA DIREITA COMO DA ESQUERDA : TUDO IGUAL, TUDO A MESMA TRAMPA.

Salazar ! não demores muito !

Anónimo disse...

A ver vamos:
a)Quanto tempo vai ser necessário para accionar as consequências.
Ia a dizer averiguações, duração, justificação e ausência de dolo.
b) Que consequências.
Obs: se fosse com um anónimo autor de um pequeno desvio num supermercado, era dentro. Em pouco tempo.
Ali está uma boa amostra do regime, ao nível dos seus actores menores.
E estes, são apenas uns pequenos «Devoristas».
BM

Anónimo disse...

Pequenas migalhas que nem merecem ser investigadas,aposto.
Quando são coisas mais vultuosas criam-se comissões de inquérito na AR,tipo a que investigou o perdão dos 7.000.000 de contos ao empreiteiro do metro por Ferro Rodrigues,depois conclui-se muito convenientemente que não há provas que levem à condenação do vígaro!
Resumindo,não se investiga e depois chega-se à conclusão de que as provas não vieram sózinhas ter com a respectiva comissão,recheada de amigos do investigado.
Enquanto isto,uma série de basbaques vão comendo as patranhas tóxicas que as TV's e jornais,subsidiados pelos partidos via governo,vão servindo para acalmar e calar as multidões.
Hajam novelas e futebol com abundância para prover ao projecto de imbecilização colectiva,o povo é feliz!

Anónimo disse...

A "justiça" é implacável com a Direita, e dorme quando os ladrões são de Esquerda. Ou não fosse a "justiça" de Esquerda. No tempo do Jorge Sampaio também se descobriram despesas injustificável pelo então vereador da cultura pela CDU, Miguel Portas. E aí nada aconteceu.

O que não significa que estes três mereçam qualquer complacência. Francisco Ribeiro, que decepção! Tanta missa, tanta ida a Fátima, tanto moralismo (e tantas peneiras) para fazeres esta figura! Que vergonha.

Anónimo disse...

Estamos em Portugal versão pós 25/4/74! Antes disso e com as "qualidades" pessoais que "parecem" ter, só se safariam como refugiados políticos num país qualquer, junto de outros "democratas amigos".
Agora, no Portugal democrático e plural, o mais provavel é serem todos absolvidos.
Depois estes "honestos caluniados" exigirão pedidos de desculpas a meio mundo e uma choruda indemnização ao Estado.

Anónimo disse...

coisa curiosa, esta:

a) Santana Lopes e Helena Lopes da Costa escolheram o F.Ribeiro e a senhora;

b) já o Mário Peças veio pelas mãos do PS Lisboa, que há anos se vende assim, qual idosa prostituta do Largo de São Paulo (sem ofensa para a dita senhora).

e agora: a alínea a) prepara-se para voltar, e a alínea b) está em peso nos gabinetes do Costa.

grandes mudanças em perspectiva, portanto!

Anónimo disse...

Quero deixar uma palavra a todos os funcionários da Gebalis, que trabalham nos Gabinetes de Bairro e que NADA TÊM A VER COM ESTE CRIME que foi cometido pelas chefias.
São TÉCNICOS, ADJUNTOS e RESPONSÁVEIS de gabinete, que sempre trabalharam em prol das populações e que agora têm em mãos a revolta dos moradores contra a Gebalis.
Foi a eles que a anterior Administração disse que não poderia dar aumentos,
Foi a eles que lhes foi exigido trabalhar aos sábados (enquanto os administradores estavam a almoçar no guincho),
Foi a eles, que foi pedida contenção de despesas,
Foram estes que entraram em pânico quando se suspeitou que a empresa podia fechar e que poderiam ficar sem o seu ordenado.
Foram estes que asseguraram o funcionamento dos gabinetes de Bairro, apesar de já terem sido agredidos e ameaçados por moradores nas questões sociais mais complicadas.
Foram estes que não podiam falar com medo de represálias
E são ESTES que estão agora na linha da frente, a responder pela imagem da empresa.
È a estes que presto a minha homenagem e sincero reconhecimento pelo trabalho de todos.
A todos, reconheço dignidade, integridade e conduta, tenho a certeza que se nos empenharmos vamos conseguir reerguer a imagem da empresa Gebalis.
Ass: Uma mísera funcionária da Gebalis.

Anónimo disse...

AS REDES DO PODER dos Administradores da Gebalis acusados :

Maçonaria, Marques Mendes, Ferreira Leite, Helena Lopes da Costa, António PRETO, Maria José Nogueira Pinto, Miguel Macedo, Miguel Almeida do PSD, TODOS ESTES TIVERAM DE ALGUMA FORMA INFLUENCIA NA DESIGNAÇÃO DESTA GENTE E FORÇARAM A SUA NOMEAÇÁO.

E ainda falta sabermos a rede de poder das contratações que esta gente fez, onde também estão nomes associados a esta gente.


1- Francisco Ribeiro quem é?. Afilhado de casamento de Helena Lopes da Costa


2 – EM 2007, LOPES DA COSTA , ACTUAL DEPUTADA SOCIAL-DEMOCRATA E VEREADORA DA HABITAÇÃO SOCIAL DURANTE A PRESIDÊNCIA DE PEDRO SANTANA LOPES NA CÂMARA DE LISBOA ENTENDE QUE SE TRATA DE «UMA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA A FRANCISCO RIBEIRO» E É UMA "AUTÊNTICA CAÇA ÀS BRUXAS».


LOUVOR DA LOPES DA COSTA AO FRANCISO RIBEIRO:
No Boletim Municpal de Lisba - http://www.cm-lisboa.pt/docs/ficheiros/1.o_SUP_BM_611__Jorge_.pdf, podemos ler o Despachode LOUVOR ao AGORA ACUSADO FRANCISCO RIBEIRO( n.º 433/P/2005de 2005/10/07) assinado pela Helena Lopes da Costa, que diz o seguinte: Ao terminar o meu mandato de Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, CUMPRE-ME LOUVAR O TRABALHO, PROFISSIONALISMO E DEDICAÇÃO DO DR. FRANCISCO RIBEIRO, ENQUANTO DIRECTOR MUNICIPAL DO DEPARTAMENTO DE ACÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO.

Apesar de, INICIALMENTE, TER DESEMPENHADO AS FUNÇÕES DE ADJUNTO NO MEU GABINETE, O DR. FRANCISCO RIBEIRO DEU PROVAS DE COMPETÊNCIA E PROFISSIONALISMO PARA ASSUMIR A DIRECÇÃO MUNICIPAL DE ACÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO, CARGO QUE EXERCEU COM DEDICAÇÃO E RIGOR.


3 - Para memoria futura, ACRESCENTO O que MARIA JOSÉ NOGUEIRA PINTO DIZIA DO FRANCISCO RIBEIRO, o rapazola dos almoços grátis e de roubar o que não é dele:


Em entrevista ao Expresso, Maria José Nogueira Pinto diz:


Nomeou Francisco Ribeiro para presidente da Gebalis. Continua a ter confiança na sua idoneidade e competência?

PARECEU-ME QUE ERA IMPORTANTE TER À FRENTE DA GEBALIS ALGUÉM QUE CONHECESSE A CML E QUE TIVESSE TRABALHADO NA ÁREA SOCIAL. FRANCISCO RIBEIRO, QUE É MILITANTE DO PSD, ERA O DIRECTOR DA ACÇÃO SOCIAL. O CONHECIMENTO QUE TINHA DELE VEIO DA LIGAÇÃO QUE EXISTIU ENTRE A [SANTA CASA DA] MISERICÓRDIA [DE LISBOA] E A CML NOS TRÊS ANOS EM QUE EU FUI PROVEDORA [DA SANTA CASA]. PARECEU-ME UMA PESSOA COM GRANDE QUALIDADE PROFISSIONAL, HUMANA E MORAL, MUITO CONHECEDOR DA CÂMARA E DAQUELES PROBLEMAS TODOS DA HABITAÇÃO SOCIAL E ACÇÃO SOCIAL.


4 - DONDE VEIO A DR CLARA COSTA PARA SER NOMEADA ADMINISTRADORA DA GEBALIS?

Em entrevista ao Expresso, Maria José Nogueira Pinto diz:

“(...) NOMEEI O SEGUNDO ELEMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO [CLARA COSTA], QUE ME FOI RECOMENDADO POR MARQUES MENDES. E eu não tenho nenhuma relutância em aceitar recomendações de Marques Mendes, PORQUE ENTREVISTEI A SENHORA E ELA PARECEU-ME COMPETENTE.

A recomendação foi directa de Marques Mendes? Ele telefonou-lhe a sugerir esse nome?

Foi-me passada pelo presidente da câmara. Ele disse-me que o presidente do partido tinha muito empenho em que aquela senhora fosse administradora da Gebalis. ENTREVISTEI-A, CONTRATEI-A E NÃO TENHO NENHUMA RAZÃO DE QUEIXA. JULGO QUE FEZ UM BOM TRABALHO.
Por fim, mantive o elemento do PS [Mário Peças], que também me parece um homem de bom-senso e que conhecia bem a empresa