26.7.10

40 ANOS SEM SALAZAR



Amanhã, aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Embora possa não lhe interessar particularmente,dado que o prometi em comentário anterior,trancrevo-lhe a conclusão do relatório de Caeiro da Matta: "E assusta ouvir ainda o sr. Churchill(mensagem ao povo italiano em 23 de Dezembro de 1940;discurso de 26 de Dezembro de 1941) falar de democracia e de representação parlamentar,quer dizer,da mais artificial e da mais destituida de espírito de todas as formas de representação. Como escrevia há pouco o sr. Manoïlescu,"um grande chefe constitui a única verdadeira representação popular.Esta representação será talvez puramente simbólica. O povo,porem,só pode falar em símbolos. Quem não compreender a linguagem simbólica do povo não compreende o povo." Foi com o principio da chefia que os alemães procuraram resolver todos os problemas vitais. Melhor do que nenhum outro país conhece Portugal a vantagem de ter um chefe." Como disse antes, o Caeiro era um catedrático respeitado,ouvido e consultado por Salazar,que aliás o nomeou Ministro dos Estrangeiros após a sua titularidade no cargo (salvo erro em 46)e tinha participado nos trabalhos da Sociedade das Nações. Não era portanto um "ultra" primitivo,pelo que as suas ideias são importantes para se avaliar o que nos separa mentalmente daquela época,em análise de continuidades e descontinuidades.
Declaração de intersses: não estou a preparar qualquer trabalho sobre o Caeiro da Matta,mas interesso-me pela política externa do período 36-46,aliás como é quase consensual dos aspectos mais positivos do anterior rwegime.

Anónimo disse...

Tendo publicado este comentário,não percebo porque não publicou o anterior,do qual este era simples nota ilustrativa,e ambos anónimos apesar das suas "instruções". Com este isolado,até parece que este anónimo concorda com o espírito da transcrição,quando é exactamente o oposto,e era dado como exemplo do distanciamento das ideias da época em relação ao pensamento político civilizado actual,que deixa os chefes e os símbolos manoilesquianos para a análise histórica ou para marginalidades skins. E se alguma vez ler na íntegra o relatório do Caeiro da Matta,verá como ele lucidamente disseca e condena o projecto alemão da "Ordem Nova" europeia, que Salazar lhe enviara para estudo e parecer.