19.7.10

À ESPERA DOS BÁRBAROS?

Encontrei o José Medeiros Ferreira, no D. Maria, com a Maria Emília. Bem humorado, sempre certeiro, amigo, o Medeiros faz parte de uma paisagem da qual fui forçado a expulsar tanta gente quanta a que me expulsou da sua. A vantagem do decurso do tempo - e a poesia de Kavafis que ali ouvimos não fala de outra coisa - é podermos decantar, com ou sem a ironia dos versos, as amizades e o resto. O Medeiros apareceu (mais rigorosamente, fui eu quem apareceu) em 1979, nos meus improváveis dezoito anos, para ficar. E justamente, entre 82 e 83, as coisas foram assim como ele as conta singularmente. «Não fui um entusiasta da revisão de 1982 no que disse respeito aos poderes presidenciais. Ela foi feita com aquela« largueza de vistas» de quem queria apenas arrumar politicamente com o general Eanes. O pacto inter-partidário PS-PSD nesta matéria está em vigor há perto de três décadas. Para os nostálgicos de pactos de regime, aí está um, e dos duros.» Os jogos florais entre o PS e o PSD este fim de semana não passam precisamente disso, de jogos florais. E de quem sabe que não haverá nenhuma revisão constitucional nem nenhum candidato presidencial que rompa com isto propondo ele uma. Que melhor referendo a isso que uma eleição presidencial? Por que é que há-de ser o parlamento o preponderante nesta matéria? Só uma cultura democrática de pequeninos é que pode refugiar-se na epifania parlamentar ou inclinar-se perante ela. Cresçam. Ou estão à espera dos bárbaros?

Que esperamos na ágora congregados?

Os bárbaros hão-de chegar hoje.

Porquê tanta inactividade no Senado?
Porque estão lá os Senadores e não legislam?

Porque os bárbaros chegarão hoje.
Que leis irão fazer já os Senadores?
Os bárbaros quando vierem legislarão.

Porque se levantou tão cedo o nosso Imperador,
e está sentado à maior porta da cidade,
no seu trono, solene, de coroa?

Porque os bárbaros chegarão hoje...
E o imperador espera para receber
o seu chefe. Até preparou
para lhe dar um pergaminho. Aí
escreveu muitos títulos e nomes.

Porque os nossos dois cônsules e os pretores,
saíram hoje com as suas togas vermelhas, as bordadas,
porque levaram pulseiras com tantas ametistas,
e anéis com esmeraldas esplêndidas, brilhantes;
porque terão pegado hoje em báculos preciosos
com pratas e adornos de ouro extraordinariamente cinzelados?

Porque os bárbaros chegarão hoje.
e tais coisas deslumbram os bárbaros.

E porque não vêm os valiosos oradores como sempre,
para fazerem os seus discursos, dizerem das suas coisas?

Porque os bárbaros chegarão hoje;
e eles aborrecem-se com eloquências e orações políticas.

Porque terá começado de repente este desassossego
e confusão. (Como se tornaram sérios os rostos.)
Porque se esvaziam rapidamente as ruas e as praças,
e todos regressam tão às suas casas muito pensativos?

Porque anoiteceu e os bárbaros não vieram.
E chegaram alguns das fronteiras,
e disseram que já não há bárbaros.

E agora que vai ser de nós sem bárbaros.
Esta gente era alguma solução.


Konstandinos Kavafis

3 comentários:

António P. Castro disse...

Através de um cartaz afixado nas paragens de autocarro, tomei agora conhecimento de que o grupo do “amigo Joaquim” (Jornal de Notícias/Diário de Notícias) está a distribuir pelos leitores uma “Biblioteca de Verão”, que integra obras de “37 clássicos da literatura”.
Entre escritores de renome mundial figuram 4 portugueses 4: Eça de Queiroz, Alexandre Herculano, Fialho de Almeida e… (segurem-se bem!) Eduardo Pitta. Sabem quem é este? Tão-só o mais persistente socretino da praça blogosférica…
Terá sido o próprio o “seleccionador”? Se não, que compadre e amigo do peito? Felizmente, o ridículo não mata…

Cáustico disse...

É destes que o primeiro- mistificador da corja governativa que o socialismo de merda nos impingiu precisa

Anónimo disse...

A propósito de Constituição e por puro desabafo fora de tempo, não posso deixar de dizer que o triste espectáculo do "Eixo do Mal" que a SIC-N nos oferece aos Sábados, teve desta vez o acentuar das parvoíces da dona clara, vácua mas dotada de poderes de adivinhação em social-tachismo-economismo; e sinceramente ralada com o futuro - o seu. Do Teólogo-Oliveira do BE, a costumada dose de hipocrisia política, económica e social - além da sua já proverbial desonestidade e jiga-joga com chavões e espirituosas frases que jamais explicarão onde se vai arranjar dinheiro quando ele não está a caír duma árvore - mas em pior. Do Marques Lopes não há muito a dizer: mediano, contraditório e sem convicção (sejamos benevolentes) - ou seja, mau.
O único tipo decente do grupo é o Luís Pedro Nunes. E inteligente (a inteligência é definida pela capacidade de aprender, de relacionar as coisas e de desprezar o acessório). É também o único que tem uma atitude honesta acerca da realidade, e não puramente pessoal ou partidariazinha. Depois é ele o único a ter mesmo graça - quando é caso disso. Por todas estas coisas é o que fala menos. Quanto ao "moderador-autor" da coisa, mais valia que tivesse continuado de férias.

Ass.: Besta Imunda