23.10.08

O ESCRITOR CONFESSA-SE

«Os meus romances são muito meus. Não conheço nenhum autor que escreva os romances como eu os escrevo. (...) Sinto-me à vontade com qualquer género, o que importa é que eu e o leitor tenhamos prazer.(...) Construo o livro na minha cabeça e o problema é os meus dedos serem suficientemente rápidos para acompanhar as ideias que fluem da minha mente.» Não, não é Hugo, Flaubert, Dostoievsky, Roth, Clezio, Coetzee ou mesmo Rosa Lobato Faria. É apenas Rodrigues dos Santos em delirante auto-retrato. A avaliar por esta fantástica "percepção" de si mesmo - do seu "prazer", da sua "cabeça" e dos seus "dedos" - JRS ainda um dia fará literatura a partir do leite derramado nos calhamaços que deposita periodicamente nos supermercados. Por enquanto não.

15 comentários:

Anónimo disse...

João Gonçalves não baixe a cultura do seu blog com esse convencido. Enão se pode extre....lo

Carlos disse...

A sopa de peixe com o leitinho das mamocas já lá vai. Agora, parece que o que está a dar são as cenas de sexo em pocilgas, com gemidos e guinchos de porcos sincronizados.

fado alexandrino. disse...

Segui os seus links.
A página do Esplanar já foi suprimida.
Porquê?

Nuno Góis disse...

Se o rídiculo matasse não teríamos que apanhar constantemente com este convencido de trazer por casa.

Anónimo disse...

Quem é esse Rodrigo dos Santos ?

Anónimo disse...

Eu por mim não tenho nada contra o Rodrigues dos Santos ter prazer... Eu é que não estou mesmo nada disponível para ter prazer com ele.

éf disse...

O Pulido Valente disse qualquer coisa acerca da diferença entre escrever e ser escritor, na altura sobre MST, mas acho que disse o essencial.

Pedro disse...

Por isto, e por mais, temos de agradecer à Graça o dom do roubo...

Anónimo disse...

O José Rodrigues dos Santos é um pouco pateta ao dizer o que disse. Mas se é um bom escritor, um escritor sofrível ou um maus escritor não sei. Nunca li. E julgo que não se deve julgar o talento pela simpatia ou antipatia que o personagem gera.
Quanto ao Nuno Góis. Não sofrerá do mesmo mal da vaidade?
É que goste-se ou não todos sabemos quem é Rodrigues dos Santos!
E estou eu pra aqui a defender o JRdos Santos! Eu que nunca li nada dele e não faço tenção.
Fernando Pessoa, um humilde guarda livros, nem sequer bacharel, seria trucidado por vós!
Uma coisa têm razão. Como raio se faz uma sopa de peixe com leite????!
A idéia contudo foi roubada ao Eça que, num dos seus livros, falava num queijo feito com leite de mulher!... Vêm! O homem até é letrado...
Xico

Anónimo disse...

Esse cretino cheio de prosápia que é, imagine-se, 'locutor' de telejornais (ai que profissão tão chique e tão importante!) apenas devido a cunhas poderosas, com a monomania de que é um escritor conceituado (mais uma das nulidades que proliferam por aí às dezenas, ou serão já centenas?) e de sucesso ainda por cima, de tão parvalhão que é só mete dó. Basta vê-lo nos telejornais, cujo protagonismo não se consegue suportar mais do que 5 minutos e com muito sacrifício, para nos provocar náuseas. Quanto à repugnante atitude dele piscar um olho aos telespectadores no fim dos mesmos e - satisfeitíssimo com o feito (nojento) verdadeiramente único nos anais das televisões mundiais - ainda se rebolar d'orgulho e presuncice, como é visível nos últimos segundos d'imagem antes do fecho, mais do que uma ligeira indisposição estomacal provoca vómitos até à bílis. Este arremedo de locutor, com atitudes de uma criança de 5 anos, que nem sequer sabe falar/ler condignamente em português, sem atropelar as palavras ou engolir metade delas, atributo essencial num locutor que se preze, não se aguenta nem com molho de limão. Merecia uma chapada a cara para ver se cresce. E seguidamente ser enviado de regresso à escola para aprender dicção.

Tenho vindo ao seu Blog nos últimos tempos. Muito longe de ter lido tudo quanto tem escrito, de um modo geral apreciei o que li. Gostei da defesa que faz a PSL, que de tão vergonhosamente enxovalhado há anos sem fim pela esquerda, a antiga e a moderna, "muito Moët$Chandon/Madame Cliquot", mereceria um Blog exclusivamente dedicado a desmascarar diàriamente todos os hipócritas que estão por detrás desta campanha repugnante, só espontânea na aparência. Eles só ainda não o destruíram fìsicamente porque se entretêm, por enquanto, a fazê-lo polìticamente. Parabéns pelo seu Blog. Não só por isso, mas também.
Maria

Anónimo disse...

Nunca li uma linha desse "escritor", mas, a avaliar pelas calinadas que lhe ouço no Telejornal, penso que até agora só lucrei com o desconhecimento da sua obra "literária"...

Anónimo disse...

Se não fosse ele dizer não tinha percebido tanto talento. Enfim ... espero que não se apaixone pelo próprio reflexo.

Anónimo disse...

Está mal, a direcção da Rtp, o sindicato dos jornaleiros, o conselho cientìfico da coisa onde o moço professora, alguém ofereça fraldas descartáveis ao rapaz. É feio andar por aí a aliviar-se.

Nuno Castelo-Branco disse...

Fabuloso... No entanto, sempre que o vejo ou ouço, lembro-me logo da sua tendência para chamar MÍSSEL aos míssil que noticia. Hilariante!

Anónimo disse...

Cultos, vocês?
Tive a confirmação que vocês são mesmo invejosos e ressabiados.
Uns grandes palhaços, sim senhor, mas sem graça nenhuma. Espero que estejam longe daqui.
Fui.