8.12.09

O "CONSTRUTOR DE IDEIAS"

Pedro Lomba - un enfant gâté da "direita" que escreve coisas legíveis mesmo quando não se concorda com elas - chama a atenção para a patranha Passos Coelho (PC). É num artigo no Público. No essencial, Lomba descreve um pantomimeiro. Um PC antes das eleições em que, para ele e para os seus, era absolutamente necessário contestar tudo o que Ferreira Leite dissesse mesmo que estivesse certo (e o tempo está a provar que estava). E um PC pós-eleitoral já só a pensar na única "ideia" que cabe naquela preciosa tola: ser presidente do PSD. Por isso, "construir ideias" é, para o caso, um oxímoro. Como escreve P. Lomba, «ideias qualquer um arranja, simula ou, como se vê, pede emprestado. Aquilo que nos falta são políticos dignos e confiáveis para as executar. Mais plástico e intrujice, não obrigado.»

Adenda: Por causa do "construtor de ideias", um blogue onde escrevem pessoas que considero vai aparentemente acabar. A partir de certa altura, algumas dessas pessoas desataram a imaginar que o antigo candidato à câmara da Amadora podia ser um putativo salvador da pátria. E começaram a perpetrar nesse sentido sem, evidentemente, sentido algum. Não se constrói nada a partir de um buraco negro político. Para além disso - e indissociável disso - algumas dessas pessoas são jornalistas que, enquanto tal, optaram quase "profissionalmente" pelo referido ex-candidato. E o blogue serviu apenas de "prolongamento" do "trabalho jornalístico" - ou vice-versa - salvo duas ou três raras excepções. Uma pena.

Adenda2: Afinal a coisa foi mais bimbamente sofisticada. As tais pessoas limitaram-se a retirar os seus nomes do grupo de autores do blogue não fosse alguém confundi-los com perigosos anti-passoscoelhistas. Este sinal de pré-respeitinho seria inquietante se não fosse cómico.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, mas ou vai ser este PC ou o AB. Numa perspectiva de (re)aprendizagem, talvez seja melhor o AB... Pode ser que o professor apareça.

PC (também Pedro, mas não coelho)

Anónimo disse...

Há um certo PSD que quer uma máscara e nada mais. Atrás de uma máscara que só é máscara é mais fácil pôr a substância a trabalhar, principalmente quando não é para mostrar.

Luis Melo disse...

Parece que o Pedro Lomba (8 Dezembro no jornal Público) concorda comigo quanto à incoerência de Pedro Passos Coelho. Aplica-lhe a mesma "receita" que lhe apliquei no post anterior, baseado na entrevista daquele no JN.

Nuno Castelo-Branco disse...

Mas, de facto, nunca percebi de onde saiu o tal roedor dos passos?