9.10.09

«ISTO É MÉXICO OU RÚSSIA?»

Depois do que vi nas capas dos jornais- só comprei o Sol por causa da entrevista com Hermano Saraiva - e do que pude ver na televisão (SIC-N) quando cheguei a casa depois de ter andado, ao fim da tarde, ao lado do Pedro Santana Lopes em Lisboa*, concluo que um leitor (por mail) tem razão. «Cada vez será mais difícil encontrar informação não governamental/central de propaganda; cada vez será mais difícil ultrapassar as barreiras da central; cada vez será mais difícil encontrar vozes independentes a dizerem o que pensam. Vejam as "últimas": processo à fonte malévola do caso Freeport (jornal i de hoje); juiz Carlos Alexandre com telefones sob escuta e sempre a mudar de telefones (Expresso de hoje)... No México até têm Chiapas... nós cá "tínhamos" a Manuela Moura Guedes... A nossa sociedade civil é toda com aspas... E a imprensa? DN é PS, o i de hoje parecia o Portugal Socialista, JN é PS, DE é PS, SIC é PS, TVI está anestesiada, RTP é PS, SIC-N é PS, RTP-N é PS... Isto é México ou Rússia?»

* À excepção de Bagão Félix - que nem sequer consta das listas e que esteve com Lopes desde a Avenida da Igreja até à Praça de Londres -, não dei por nenhuma figura "graúda" do PSD ao lado de Lopes. Porventura não fazem falta (o voto deles vale tanto como o meu) ou não precisaram de ir comprar livros ou manteiga para lambuzar as crias. Não importa. O PSD continua a ser um saco de gatos mais pingados do que qualquer outra coisa. É melhor continuar fora dele.

13 comentários:

Bargeld disse...

Ainda ontem comentava a propósito de uma conversa sobre judo que o glorioso Premier sócretino era um Put(a)in mas sem a qualidade. A Rússia tem petróleo, nós temos coisa nenhuma. A casa dos Champalimaud foi assaltada e familiares mantidos sob sequestro, a mexicanização total parece que vai chegar a Portugal mais depressa do que esperava.

Gustavo Menezes disse...

Santana não tem o apoio da máquina partidária. Mas vai ganhar na mesma. E Lisboa com ele.

bA disse...

Isto é mais do tipo 1984 de George Orwell, afinal qual é a verdade?
As Tvs não terão um pingo de inocência. A manipulação é total. A ignorância fomentada, a favor de castas dominantes. As oligarquias estão instaladas. O resto é ilusório. A ver vamos o que sai daqui. O descrédito é total. O desencanto é mortal!

Anónimo disse...

Já que comprou o Sol para ler a entrevista de José Hermano Saraiva, podia fazer um post sobre essa entrevista....sempre seria mais interessante do que posts sobre o que vão dizendo e fazendo os Costtas, Santanas, Pinocrates etc.

Garganta Funda... disse...

A "socretinização" da sociedade portuguesa por via da central homogeneizadora da informação e da respectiva "agit-prop" das agências de comunicação e fabricantes de "nutícias", é um grandes sintoma da tão propalada (e muito justamente!) asfixia democrática.

Também é sintoma duma sociedade em processo gradual de empobrecimento e cada vez mais dependente dum Estado omnipresente.

Quando os grupos económicos, através dos seus braços armados informativos (televisões e jornais), fazem descaradamente propaganda e apologia do Admirável e Refulgente Líder, está tudo explicado quanto ao nível de afundanço social, politico e cultural a que chegámos!

*Comparar o Socrátes aos "justicialistas" mexicanos e principalmente ao Putin é dar demasiada importância ao visado.

Putin, embora com tiques autoritários muito idiossincráticos, é um senhor da politica mundial, um verdadeiro comandante-em-chefe duma potência nuclear, cem vezes mais culto e um hábil poliglota.

Sócrates é quanto muito, parafraseando o jornalista Mensurado da RTP, um Maquiavel à moda de Trás-os-Montes...

GAVIÃO DOS MARES disse...

Espero e desejo que este seu desencanto com o PSD restitua ao blog o brilho e encanto anteriores.

Anónimo disse...

Não há nada de novo no que se está a passar. Já foi assim em muitos outros espaços e tempos. Eu é que pela primeira vez tive a nítida sensação de entrar numa papelaria para comprar o "expresso" (confesso que só pela adaptação da Odisseia da Sá da Costa...) e sentir que estava numa espécie de central de propaganda PS...

Anónimo disse...

Caro Dr. Joao Goncalves,

Calma, entao o senhor nao acabou de regressar ao partido pela mao do proprio Pacheco Pereira (ma porta de entrada, de acordo).

E que sera de o psd se ficarem la so os gatos pingados?

Cumprimentos,
Jose Pedro Oliveira

Anónimo disse...

Santana é um corredor solitário e é por essa razão que o admiro. Pena aquele episódio do Carmona. Santana deveria saber que o homem é caracterizado pelo nim,sem verticalidade, incapaz de tomar decisões e que foi um mau presidente de Câmara. Está prisioneiro do Costa que veio logo dizer que o Prof.lhe tinha garantido que não apoiaria o seu adversário.

aka disse...

V ainda agora entrou no PSD pela mão de Pacheco Pereira e já está a dizer que "É melhor continuar fora dele".

Tinha-o na conta de volúvel, mas tanto assim não me passava pela cabeça.

Vá é tratar-se...

Carlos disse...

Mas quem pensou que estaria ao lado do Santana Lopes, ainda por cima com estas sondagens? O Pacheco Pereira que lhe assinou o cartão, e que já teve a bandeira do PSD invertida por causa do Santana Lopes?

João Gonçalves disse...

Exmo. Público... não regressei ao PSD, ou seja, ainda não assinei nenhuma ficha. O que quero dizer é que, provavelmente,o melhor é mesmo não regressar. Os episódios pouco edificantes em curso aconselham a observação da coisa a partir de um camarote de porta fechada por dentro. A minha homenagem a Manuela Ferreira Leite mantém-se indemne.

www.angeloochoa.net disse...

Agora até ao postar um comment a anabelapmatias sobre circo e pão ou pão e circo recebo após pedir preview notificação de tags não permitidas a propósito das palavras gaz (associada a câmara(de..) e a propósito de Berlusconi à perna com justiça. Não tarda, e oxalá que me engane, já controlarão ... nosso teclar!