8.4.07

"QUEM É? NÃO O CONHEÇO."

O Pacheco inesperadamente de volta depois de me ter lembrado dele outro dia. No Correio da Manhã. Do lar do Príncipe Real para a casa do filho. Língua desatada e dois olhos "sacanas" que já só têm pachorra para a RTP-Memória. A filha lê-lhe os livros e os jornais.
"... o José Agualusa, que não escreve nada. É um pateta alegre.
Gosta da escrita de António Lobo Antunes?
Muito. Gosto quando ele fala do bairro onde nasceu, Benfica. Tem muitas qualidades e anos de escrita. Mas é um bocado apanhado da pinha.
O que nos diz dos políticos?
São uns m. Comparados com eles próprios. Aquela que foi ministra das Finanças era uma tipa séria, mas era cá um camafeu.
Gosta do José Sócrates?
Quem é? Não o conheço.
Mas gosta de Pedro Santana Lopes?
É um ‘bom vivan’. Não deixou obra nenhuma, mas sabe viver. Andava nas discotecas e estes gajos – o pequeno, o gajo que é quase anão – fez-lhe a folha. O Santana é um senhor. Gosta das noites. E bebe o seu copinho.
O País reconhece as pessoas?
Não podemos falar de um só País. De Lisboa ao Porto existem dois países ou, talvez, existam quatro países em Portugal. Por exemplo, o Mário Soares, quando era Presidente da República, deu-me 650 contos. Uma vez, no Chiado pedi-lhe 20 paus emprestados. E ele deu-mos. Este presidente, o actual, que tem aquela cara, não me deu nada.
Vive de alguma pensão?
Tenho um subsídio de 120 contos, graças ao Alçada Batista. E também ao Balsemão, que teve a feliz ideia de inventar o decreto do mérito cultural. O Santana despachou um decreto que favorece pessoas que estão na minha situação. Mas não é por isso que gosto do rapaz. O tipo sabe o que é bom. O que é bom para mim são umas garotas, que vêm cá de manhã para me fazerem a higiene. Não é mau.
"Um lema... Não me lixem. Não me chatem."

6 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe, mas em que é que se distingue este Senhor, das pessoas que critica?

Ser Bon-vivent dá um bom Primus Ministrus?

Sendo assim, onde fica Salazar e a sua opinião sobre ele?

Anónimo disse...

Nota de rodapé: atente-se que tenho vindo a sublinhar notas deste blog a troco de nada, nem sequer uma posição no blogroll, um mísero link, que, em abono da verdade, inserção para a qual me estou a marimbar. Tenha-se também em conta que fazer publicidade, de vez em quando, ao Santana Lopes é praticamente "serviço público".

http://vida-das-coisas.blogspot.com/

Porque não retribui a linkagem a quem lhe traz visitantes? Acha-se de outra galáxia?

Aladdin Sane disse...

Do que gosto mesmo - pausaemoção - é da RTP-Alzheimer.

Anónimo disse...

O meu comentário não foi publicado.....Assim sendo, REPITO:

O sr. mário soares declarou às finanças os 650 contos que lhe deu??

Não lhe devem ter custado muito a ganhar, liás como todo o que tem: vem-lhe dos diamantes de Angola e não só.....

Vá lá, João Gonçalves, publique, publique!!!! Ou tb censura??!!...

Miguel Marujo disse...

Ah, o elogio de Santana. Já cá faltava.

Anónimo disse...

A gente gosta é de ouvir malucos. E este é um maluco de luxo, com pedigree e amigos influentes. Trate-o bem, João Gonçalves, leve-lhe uns bolinhos. Fala mais coisas do Agualusa, vá lá, ó Pacheco.