8.4.07

O TALENTO

"U@O - Encontrou grandes dificuldades para se afirmar no litoral, já que é um "produto" do interior?
J.S. - Olhe, há ainda uma grande segregação que tem a ver com a origem e com a província. Não há mesma igualdade de oportunidades. Isto quer dizer que as pessoas do interior, para se afirmarem na corte lisboeta têm de ser muito mais talentosas que as pessoas de Lisboa. Muito mais mesmo."

José Sócrates, em entrevista ao "jornal online urbi et orbi" da Covilhã, da região e do resto" (sic), edição nº 80, 14 a 20 de Agosto de 2001

7 comentários:

Aladdin Sane disse...

Então a "discriminação positiva" de que tem beneficiado deve-se ao facto de ser oriundo do interior...

Anónimo disse...

foi aqui que divulguei a criação de um novo blog,as por ter tido alguns problemas peço a todos os que queiram prar me visitarem no novo endereço..desde já obrigada
http://rst-politicamenteincorrecto.blogs.sapo.pt/

João Gomes disse...

João,

O que José Sócrates diz nesse excerto da entrevista é verdade. As pessoas que decidem enverdar pela vida política encontram sempre enormes resistências em Lisboa. Pois aqui existe uma corte que exige, como diz JS, que uma pessoa do interior seja muito mais esforçada e melhor do que as do litoral, para que consiga obter protagonismo político.

Se com isto queres dizer que José Sócrates não foi melhor do que os do interior, pelo simples facto de ter concluído (bem ou mal) o curso na UnI, não posso concordar contigo. Não te esqueças que JS afirmou-se no aparelho do PS, através da federação de Castelo Branco, devido a muito trabalho. Tempos mais tarde chegou a secretário de estado e devido ao seu trabalho e carácter a ministro.
As pessoas mostram-se mais capazes e preparadas para exercer o poder político não pela sua trajectória académica (que no caso do primeiro-ministro parece bem cinuosa), mas pelas qualidades de liderança e pela visão que têm para o país.

J.Gomes
http://aquelaopiniao.blogspot.com

Anónimo disse...

Eu acho que José Sócrates tem boa dicção e que se exprime correctamente em português. Sinceramente.
Os defeitos que tem, são defeitos meramente republicanos há cem anos escrutinados, e cujo cadastro se encontra em arquivo no Museu da República.

Anónimo disse...

Mas acabou por lhe apanhar o jeito... pois que não são muitos que se podem gabar de andar na faculdade sendo secretário de estado com direito a carro do estado e tudo...aguarda-se é que acabe com a "corte" ou será que agora não convém?

Anónimo disse...

pois é: "talentoso" quer dizer "artista". E não é só na província.

Anónimo disse...

Mas o Sr. Sócrates ainda se considera muito talentoso? Mais TALENTOSO do que os do litoral??? E donde é que lhe vem esse TALENTO todo??....Será do ar puro da Serra da Estrela??? Claro que não, o ar puro, purifica....e Sócrates, de PURO, não tem nada!!!