3.10.09

A FALTA DE ESMIUÇAR O SISTEMA OU OS BOBOS DA CORTE


«Ao contrário do Daily Show, o Esmiuça evita quase por completo a crítica aos jornalistas e aos media. Apenas vi um gozo, merecidíssimo, à terrível entrevista que Judite Sousa (RTP1) fez a Sócrates na véspera da campanha eleitoral. Ora, os comentadores (há dezenas asneirando na TV a toda a hora), os repórteres (cada vez mais fazendo jornalismo opinativo) e os próprios apresentadores (aumentando também a carga subjectiva da sua performance) são hoje uma parte integrante e fundamental do campo político. A ausência de crítica humorística no programa ao jornalismo e aos media é, por isso, uma falha grave quando se tratar de esmiuçar eleições. O Gato seguiu o caminho mais fácil: oculta o papel dos media. É estranho, tendo em conta que, fazendo humor sobre a linguagem, omitir a linguagem mediática parece indicar o receio de criticar quem reproduz, promove e escreve sobre o próprio Esmiuça. Esta falha grave - talvez a mais grave - evidencia a inclusão do programa no sistema que o alimenta. Não me parece que seja possível fazer humor de grande qualidade sem se partir duma posição exterior àquilo com que se goza. Os quatro humoristas, que se definem como bufões, farsantes, jograis, facetos, truões, palhaços e sei lá que mais, acabam por ser neste programa os bobos da corte, ou do sistema.»

Eduardo Cintra Torres, Público

9 comentários:

FNV disse...

Pois evidentemente: eles são parvos, não?

javali disse...

Isto para não falar do acento no U.

Unknown disse...

Pois... É a velha questão da "gamela".

Eduardo Freitas disse...

Ocorre-me o sério risco de o meu homónino Cintra Torres ser um dos próximos a abater.
Saúdo a sua clarividência e coragem.

Anónimo disse...

ECT está imparável na perspicácia!

Parabéns. E também ao JG por nos dar a conhecer estas lúcidas análises.

Os GF com este programa estão a tornar-se uma espécie de sultões a quem todos vão ao beija-mão. O programa com o Sr. Menezes de Gaia, então, foi uma espécie de Preço Certo. Era só brindes, só faltaram as bandeirolas da Câmara de Gaia...

PC

Anónimo disse...

São apenas mais quatro a fazer pela vida...

Miguel disse...

Vamos lá ver uma coisa. Eles têm noção que nunca vão atingir o nível do Daily Show (programa que acompanho). A questão que o ECT põe é pertinente, mas se calhar, carece de estudo prévio. O Daily Show ´w um programa da TV por cabo americana em que é permite utilizar imagens de outras estações assim como dos seus jornalistas. Os Gato, que eu saiba, não podem utilizar imagens dos outros canais. E - duvido - que façam troça dos da casa.
A meu ver, é uma falsa questão posta por ECT. A não ser que esteja errado...

Eduardo Cintra Torres disse...

Ao leitor Miguel:
(Miguel quê, já agora? Porquê o anonimato?)
Foram os quatro do Gato Fedorento quem mencionou a filiação do Esmiuça no Daily Show; logo, é irrelevante se "têm a noção" de que não o igualarão. Temos todo o direito a comparar o que eles compararam. Seria errado um crítico não comparar o que os autores comparam.
Os canais autorizam o uso de imagens uns dos outros. Além disso, um uso limitado (julgo que oito segundos) é legal, como citação. Não é por isso que o Esmiuça não critica jornalistas, comentadores, apresentadores e media.

Unknown disse...

Eduardo Cintra Torres continua uma das poucas vozes não emi-valentim de carvalho - la voix de son maítre. E continua obstinadamente a pôr o dedo nesta e naquela ferida. Quanto ao Gato, os rapazes são publicitários que também fazem humor; sabem muito bem de que lado está a manteiga no pão; e seguem com ovinice a linha editorial da SIC.