5.9.07

COISAS DO ESPÍRITO


O dr. Mário Soares tomou posse perante Sócrates - um detalhe não desprezível apesar da "independência" da entidade em relação aos poderes públicos - como presidente da "comissão da liberdade religiosa". Na verdade, o dr. Soares não precisava rigorosamente nada de tomar posse de coisa alguma. Há mais de trinta de anos, com intermitências irrelevantes, que Soares preside ao regime da mesma forma que o Doutor Salazar presidiu ao anterior. A diferença reside nos cargos e no método. Salazar começou nas finanças, não mais largou o de chefe do governo e nunca se submeteu a qualquer sufrágio genuíno. Soares entrou no regime como MNE, no dia seguinte já estava a tratar de ver-se livre do Ultramar e sucedeu fugazmente a Salazar em S. Bento. Quis mais. Foi chefe de Estado e perdeu uma eleição na Europa contra uma "dona de casa". Ainda se sujeitou a uns reles quinze por centro nas últimas presidenciais contra o milhão de votos do bardo camarada e a indiferença relativa do homem que o empossou agora. A sua "comissão" é mais um pequeno bando de bonzos, a fazer lembrar a "entidade reguladora" dos media. Se os media não precisam de "comissões reguladoras", muito menos as coisas do espírito. Há uma religião que é maioritária e que o regime, pelos vistos, aprecia vigiar para mostrar que é laico. Não existe nenhuma questão religiosa em Portugal. Em compensação, existe o dr. Soares para justificar a "comissão". A "comissão" é ele e ele é a "comissão". Coisas de outros espíritos.

16 comentários:

Anónimo disse...

Em relação a Mário Soares e ao "Ultramar" está muito enganado, se há actas do governo da altura, devem constar as posições dúbias que Mário Soares sempre manteve.

Anónimo disse...

É bem verdade que a comissão apenas mostra justificação como meio de manter o Soares a fazer alguma coisa. São os custos do regime!

Anónimo disse...

Já agora...Porquê Soares? Sócrates arranjou mais um lugar de regime para mais um tacho. Soares vangloria-se que é agnóstico. Então porquê nesta comissão? Que autoridade moral tem para falar disso?
O catolicismo ainda é a maior religião em Portugal. E não tem tradição de ser contra as outras confissões. Bem pelo contrário. Porquê renegar à nossa própria cultura?

Anónimo disse...

Como é que um indivíduo que não tem nem sabe o que é a fé pode ser presidente de uma comissão sobre a (liberdade) religiosa??????? Vai ser um polícia? vai vigiar os católicos para que não rezem de mais?

Anónimo disse...

As coisas do espirito são meterialmente rentáveis e há quem saiba faze-las ainda mais rentáveis, em proveito próprio!
R.A.I.

Anónimo disse...

Mais uma, das muitas "palhaçadas", feitas no País, a mal deste, sem se saber, qual a finalidade!!!
É concerteza, mais um gasto desnecessário, pago pelos contribuintes Portugueses, mas sempre a favor de indivíduos do "sistema" implantado!!!

rei dolce disse...

faz todo sentido realmente!!!
encontrar um individuo destes para "controlar" as crenças, realmente, há coisas que não se consegue entender.

Anónimo disse...

Para o JB e outros: antes da "escolha" de uma qualquer religião, o conceito de liberdade religiosa pressupõe e respeita o direito de ter ou não ter uma religião.

Anónimo disse...

Curioso.Na minha inocência pensava que tinha sido a tropa a fazer o 25/4,os soldados e oficiais a deporem as armas e confraternizarem com os "turras" e vários militares como o Otelo antes de seguir para Lusaca a dizer que "nas negociações iremos tão longe quanto a Frelimo quiser".Afinal,pelo estimado dr.Gonçalves fico a saber que foi o dr.Soares quem teve a culpa de tudo,e tambem que tem presidido a Portugal nos ultimos 30 anos como Salazar no seu tempo. Aprende-se muito neste simpático Blog! Parabens

Anónimo disse...

:)
Estas coisas nao se fazem ao acaso!
Ja ninguem se lembra (comissario dos refugiados) do mentor do noss 1ro :)...

1974--->2007 triplicou o #....

Anónimo disse...

É uma Comissão sem fé...no que vai fazer!

Afinal é o habitua!

António Luís disse...

Já lhe dediquei um pequeno texto no meu "Panela de Pressão"...
É assim que eu o vejo.

Cumprimentos.

Nuno disse...

Precisamente por ser agnóstico é q tem moral para falar disto e presidir a esta comissão!

Anónimo disse...

E quanto é que ganha?
e quais são as mordomias?

Essas sim, questões que podem ter interesse...

Anónimo disse...

Tachos, mais tachos...

Anónimo disse...

Então vcs não estvam a estranhar que o velho bochechas já estava há tanto tempo sem andar a chular o erário publico.Claro que o amiguinho e correlegionario Socrates teve que lhe arranjar este tacho pro velho sacar mais algum.