O dr. Mário Soares tomou posse perante Sócrates - um detalhe não desprezível apesar da "independência" da entidade em relação aos poderes públicos - como presidente da "comissão da liberdade religiosa". Na verdade, o dr. Soares não precisava rigorosamente nada de tomar posse de coisa alguma. Há mais de trinta de anos, com intermitências irrelevantes, que Soares preside ao regime da mesma forma que o Doutor Salazar presidiu ao anterior. A diferença reside nos cargos e no método. Salazar começou nas finanças, não mais largou o de chefe do governo e nunca se submeteu a qualquer sufrágio genuíno. Soares entrou no regime como MNE, no dia seguinte já estava a tratar de ver-se livre do Ultramar e sucedeu fugazmente a Salazar em S. Bento. Quis mais. Foi chefe de Estado e perdeu uma eleição na Europa contra uma "dona de casa". Ainda se sujeitou a uns reles quinze por centro nas últimas presidenciais contra o milhão de votos do bardo camarada e a indiferença relativa do homem que o empossou agora. A sua "comissão" é mais um pequeno bando de bonzos, a fazer lembrar a "entidade reguladora" dos media. Se os media não precisam de "comissões reguladoras", muito menos as coisas do espírito. Há uma religião que é maioritária e que o regime, pelos vistos, aprecia vigiar para mostrar que é laico. Não existe nenhuma questão religiosa em Portugal. Em compensação, existe o dr. Soares para justificar a "comissão". A "comissão" é ele e ele é a "comissão". Coisas de outros espíritos.
16 comentários:
Em relação a Mário Soares e ao "Ultramar" está muito enganado, se há actas do governo da altura, devem constar as posições dúbias que Mário Soares sempre manteve.
É bem verdade que a comissão apenas mostra justificação como meio de manter o Soares a fazer alguma coisa. São os custos do regime!
Já agora...Porquê Soares? Sócrates arranjou mais um lugar de regime para mais um tacho. Soares vangloria-se que é agnóstico. Então porquê nesta comissão? Que autoridade moral tem para falar disso?
O catolicismo ainda é a maior religião em Portugal. E não tem tradição de ser contra as outras confissões. Bem pelo contrário. Porquê renegar à nossa própria cultura?
Como é que um indivíduo que não tem nem sabe o que é a fé pode ser presidente de uma comissão sobre a (liberdade) religiosa??????? Vai ser um polícia? vai vigiar os católicos para que não rezem de mais?
As coisas do espirito são meterialmente rentáveis e há quem saiba faze-las ainda mais rentáveis, em proveito próprio!
R.A.I.
Mais uma, das muitas "palhaçadas", feitas no País, a mal deste, sem se saber, qual a finalidade!!!
É concerteza, mais um gasto desnecessário, pago pelos contribuintes Portugueses, mas sempre a favor de indivíduos do "sistema" implantado!!!
faz todo sentido realmente!!!
encontrar um individuo destes para "controlar" as crenças, realmente, há coisas que não se consegue entender.
Para o JB e outros: antes da "escolha" de uma qualquer religião, o conceito de liberdade religiosa pressupõe e respeita o direito de ter ou não ter uma religião.
Curioso.Na minha inocência pensava que tinha sido a tropa a fazer o 25/4,os soldados e oficiais a deporem as armas e confraternizarem com os "turras" e vários militares como o Otelo antes de seguir para Lusaca a dizer que "nas negociações iremos tão longe quanto a Frelimo quiser".Afinal,pelo estimado dr.Gonçalves fico a saber que foi o dr.Soares quem teve a culpa de tudo,e tambem que tem presidido a Portugal nos ultimos 30 anos como Salazar no seu tempo. Aprende-se muito neste simpático Blog! Parabens
:)
Estas coisas nao se fazem ao acaso!
Ja ninguem se lembra (comissario dos refugiados) do mentor do noss 1ro :)...
1974--->2007 triplicou o #....
É uma Comissão sem fé...no que vai fazer!
Afinal é o habitua!
Já lhe dediquei um pequeno texto no meu "Panela de Pressão"...
É assim que eu o vejo.
Cumprimentos.
Precisamente por ser agnóstico é q tem moral para falar disto e presidir a esta comissão!
E quanto é que ganha?
e quais são as mordomias?
Essas sim, questões que podem ter interesse...
Tachos, mais tachos...
Então vcs não estvam a estranhar que o velho bochechas já estava há tanto tempo sem andar a chular o erário publico.Claro que o amiguinho e correlegionario Socrates teve que lhe arranjar este tacho pro velho sacar mais algum.
Enviar um comentário