8.4.07

O PRACE QUE FALTA

"Duas certezas ficam connosco. Uma: há despesas a mais nos gabinetes, mesmo as que servem para transferências para outros ministérios. Há dinheiro a mais para improvisos e expedientes, mesmo se legais. Duas: há gente a mais nos gabinetes dos ministros. Há multidão no gabinete do primeiro-ministro. Cinquenta, cem ou cento e cinquenta são números diferentes e de gravidade diversa. Mas é sempre gente a mais. Estes factos revelam simplesmente um estilo de governo clientelar e subdesenvolvido. Apesar de os altos funcionários da administração pública serem já todos, por lei, da confiança política do Governo, os ministros rodeiam-se de amigos ainda mais de confiança nos seus gabinetes. Com estes hábitos, com este estilo, com esta obsessão pela informação e com esta prática de favoritismo, a tão proclamada reforma do Estado não está em boas mãos."

António Barreto, in Público


6 comentários:

Anónimo disse...

Concordo interiramente com esta cónica e acho que fez muito bem em coloca-la aqui. Mas fari o mesmo se o governo fosse PSD?

João Gonçalves disse...

Este ou outro qualquer, naturalmente. O relatório do Tribunal de Contas abrange 3, este, o de PSL e o de DB.

Anónimo disse...

A verdade é que nos desdobramos em descrever o nosso descontentamento, mas é sempre como se não nos déssemos conta que esperamos pelo próprio tempo.

AM disse...

Mais uma vez na Mouche, o AB.
Que ena o programa dos "50 anos" na RTP ser tão "chocho"... tão salazarento...

Anónimo disse...

A propósito do "Sr.1ºMinistro-Não-engº",neurótico e "sanitário":
Há cerca de 2 semanas que não se fala doutra coisa (os jornais, blogs, net, rádio ...):dizem/provam que o 1ºMinistro apresentou no Site do Governo (=informação Oficial) um Curriculum Vitae, que não corresponde à verdade:
1.diz q fez 1 curso médio num politécnico qq (curso esse q não existe em lado nenhum...);
2.que se licenciou (1999) na Univ. Independente, onde não existe qq registo s/Sócrates nos Livros de Termos - OBRIGATÓRIOS s/a vida de cada estudante !!!
3.essa Univ é particular e os s/cursos nunca foram reconhecidos p/Ministério do Ensino Superior;
4.p/se poder ter «Carteira Profissional de Engº», a Ordem dos Engºs obriga a 1 exame suplementar, a todos os alunos da Independente, e Sócrates não o fez;
5.o tal "diploma" do Zé tem data de um Domingo e q, p/equivalências, só teve de fazer 4 disciplinas, examinadas p/1 só (mesmo)Professor ...
6.esse professor, era nada mais nada menos, um tal J.Morais/DirGEPI do MAI/1999, socialistão/amigão do Sec.Estado da Administ Interna do anterior Gov Socialista (Fernando Vara);
7.o F.Vara é 1 grandessíssimo amigo do Sócrartes, pois logo q este formou Governo em 2005 nomeou-o p/1 TAXÃO: Administrador da CxGDepósitos, a ganhar + de € 15.000/mês...???;
8.(perece q o Vara ou CxGDepósitos, estão ligados a esta Universidade Independente ... ?);
9.esse Vara era só 1 funcionário administrativo da CGD (c/pouca-?-instrução e, tb recentemente aparece c/1 licenciatura em "sociologia blábláblá" da mesma Universidade Indep.;
10.toda esta malta esteve envolvida na Fundação para a Protecção Rodoviária/FPR, cujos enormes escândalos, levou, então, o PR-J.Sampaio a obrigar o Ministro(q talvez fosse então o Jorge Coelho Luis Patrão)a demitir o F.Vara do Governo.
Enfim, agora andam todos encabulados e até já alteraram 2 xx a folha do CV do 1º, no Site do Governo.
O Zé anda caladinho q nem 1 rato e este seu prolongado silêncio, ainda mais suspeitas está a criar na opinião pública, pois "quem não deve não teme" e Ele passa a vida a fugir dos jornalistas. De facto já passou tempo demais sem qq explicação directa dele, que afinal, não é uma pessoa qq, né? É tão só o 1ºMinistro de Portugal e pelos vistos mentiu oficialmente s/o seu curriculum académico ao Povo todo. A juntar a isto ainda vem o porta-voz do s/gabinete e diz que o 1º Min é Engº Sanitário, coisa q não existe em Portugal, bem, é + 1 PETA !!! E q tirou um Mestrado no ISCTE e ... sem licenciatura, como é isso possível??? São trapalhadas atrás de trapalhadas. Depois vem o Min dos Assuntos Parlamentares a exercer pressões p/todos os Jornais se calarem s/assunto - tal como a censura no tempo do fascismo, só q agora, a Constituição protege a liberdade de imprensa, né? Mas, qdo o mesmo "Min" do tempo do Santana Lopes fez uma coisa parecida - pressões p/calar comunicação social - s/o caso dos comentários de Marcelo Rebelo de Sousa (aos domingos na TVI), tb o PR-J.Sampaio actuou e, num ápice, DEMITIU O GOVERNO !!! E, agora, como é?
.A Comissão Parlamentar de Inquéritos (maioria PS), não quer que o Sócrates seja interrogado;
·Se isto configura um perjúrio do mais alto governante do País, deve ser, no mínimo investigado pelo Ministério Público;
·Será q o PR/Cavaco vai continuar calado s/o assunto?
·E os PSsssss-zinhos todos, tb não fazem nada? Estranho, nem o M.Alegre fala ...?
Tás a ver o filme, não tás?
O Homem q quer "reformar" Portugal com força de Leão: assanhando todos os altos quadros do Estado - Médicos, Magistrados, Professores e todos os Funcionários Públicos - e retirando ao Povo do interior do País, as instituições que ajudam à fixação das populações às s/terras: escolas, centros de saúde, maternidades, esquadras da PSP/GNR, repartições de finanças, etc ... é afinal mais um aldrabão-ZÉCO?
Isto é simplesmente vergonhoso ... mais uma borrada que vai ficar gravada na História dos Portugueses : cheia de esquemas e aldrabices!
Midarte.

Anónimo disse...

Claro, anónimo das 2:25, uma ALDRA BICE da mais alta!!
Até já os jornais estrangeiros falam da mentalidade rural do nosso PM!!

Uma vergonha!!