16.3.09

O OURIÇO E A RAPOSA


«Tanto quanto possível esse processo [Freeport] deve ser tratado como os outros. Não sei [porque é que esteve parado] e mesmo que soubesse não comentava», disse o dr. Souto Moura - antecessor do senhor conselheiro Pinto Monteiro como PGR - aos microfones do RCP. Com todos os defeitos que possa ter tido enquanto desempenhou aquelas funções, um senhor é sempre um senhor. E, ainda por cima, traz à memória a fábula do ouriço e da raposa relatada por Isaiah Berlin num famoso ensaio sobre Tolstoi e a sua concepção da história.«The fox knows many things, but the hedgehog knows one big thing.»

4 comentários:

Anónimo disse...

O Dr. Souto Moura não tinha defeitos. Apenas manifestava alguma inabilidade para falar com a comunicação social. Isto não é defeito. Era, e é, um homem íntegro. Não cedia a pressões, não fazia parte da teia de cumplicidades e de compadrios destas elites podres. Por isso o queriam ver pelas costas. Não há, nem haverá, julgo, outro como ele.

Pedro disse...

Caro João Gonçalves,

Só para completar que a sua citação é de Arquíloco que viveu cerca de seis séculos após o saque de Tróia.

Cumprimentos,
Paulo

joshua disse...

Basta saber uma coisa grande e fundamental. As raposas portuguesas têm um focinho blindado à prova de espinhos, que aliás não provam.

Anónimo disse...

Rapoza talvez não o seja, pois sempre ficou conhecido como "O gato constipado".

Fazendo "bom senso" da sua familia "Felix Maniculatae", sempre teve por bom que "Gato escaldado de água fria tem medo".

Mas outros bons exemplos se seguiram como o actual ocupante de tão prestigiada Casa (de Ramires)

A cada dia que passa, e o Pinto Monteiro empresta a sua pessoa ás TV, temos um velha máxima: A sua satisfação garantida ou o dinheiro* de volta.

A

Rui

* Será o do Sr. Pinto Sousa!