26.3.09

CONTRA A FACILIDADE MENTIROSA

«A principal fragilidade de Portugal no actual contexto de crise mundial vem do enorme endividamento. O total da nossa dívida ao estrangeiro (posição de investimento internacional) é de 100% do produto nacional, tendo explodido dos 8% que tinha em 1996. O acréscimo este ano (balança corrente e de capitais) será de 7,9% segundo a previsão do Banco de Portugal. O caminho que nos trouxe aqui é curioso. A balança estava equilibrada quando Guterres tomou o poder em 1995 (défice de 0,7% do PIB). A enorme degradação que se seguiu atingiu 9% do PIB em 2000, um desequilíbrio pior que o causado pelo 25 de Abril. Esse fiasco fez cair o Governo. O novo executivo, com Manuela Ferreira Leite nas Finanças, entrou em Abril de 2002, recebendo o défice de 2001 de 8,6%. A política da «dama de ferro», como foi chamada, conseguiu reduzir para metade esse buraco (4,2%) em 2003. Mas a linha não teve continuidade. O Governo saiu em Julho de 2004 e no fim do ano o défice externo já subira para 6,1%. Desde que Sócrates está no poder tem flutuado entre os 8% e os 10%. A única pessoa que nos últimos 15 anos enfrentou este grave problema foi Manuela Ferreira Leite. Ela é o rosto da austeridade, dureza, solidez.»

João César das Neves, Destak

(Ler: "Promitente Impenitente", pelo Carlos A. Amorim.)

5 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Grande coisa...
Parece um copy-paste com aquilo que se passou na grande crise do virar do séc-XIX-XX. a grande diferença?
Portugal tinha um império.

joshua disse...

A socratura quer qualquer coisa em grande para Portugal. Um grande rebentamento que possa ser assacado ao PCP, uma bancarrota que possa ser imputada ao PSD, uma hecatombe securitária que possa ser atribuída ao PP, um grave incidente diplomático que do qual possa ser responsabilizado o BE.

Em suma, o despesismo exacerbado clientelar, perdulário não é da responsabilidade do Governo dos Cortes Corajosos, da 'reforma' na Saúde operada por Correia de Campos. Não. Quem somos, de onde viemos, para que raio nos parta tecnológico vamos, pergunta-se o PS-Governo. O eleitorado prepara-se para dar uma resposta a isto.

À portuguesa.

Anónimo disse...

Gostaria de ver/ouvir nas TV´s/Rádios,os Jornalistas TODOS a entrevistar os GOVERNANTES E TODOS OS POLÍTICOS/LÍDERES DAS OPOSIÇÕES colocando-lhes SEMPRE (até à exaustão)as seguintes questões:
-SABE DIZER CLARAMENTE QUAL É ACTUALMENTE O REAL VALOR DA DÍvIDA EXTERNA DE PORTUGAL ???
-COM CADA UMA DAS OBRAS PÚBLICAS (umas supérfluas, outras úteis) QUE O PS (actual GOVERNO, mas amanhã será outro partido qq) QUER FAZER (tgv, aeroporto, auto-estradas, barragens, escolas, hospitais) PARA QUE NÍVEL SE ELEVARÁ (SUBIDA) A NOSSA DÍVIDA EXTERNA ???
-QUAL A PREVISÃO DE RECEITAS DE IMPOSTOS sobre as Empresas (cada vez em menor nº e/ou em vias de falência) e sobre os Trabalhadores (cada vez mais sob ameaça de desemprego e/ou precariedade), CADA VEZ MAIS SEM CAPACIDADE PARA GERAR RIQUEZA ???
-QUAL O VOLUME DOS PAGAMENTOS DO ESTADO ÀS EMPRESAS DAS PPP (Parcerias Público-Privadas) NOS PRÓXIMOS 15 ANOS ???
-ESTÃO DEVIDAMENTE REGISTADAS AS PREVISÕES DESSES GASTOS PÚBLICOS TODOS, ou seja, todos as prestações mensais/anuais P'RÓS PRÓXIMOS 10-15-20-25-30 ANOS, conforme obriga a LEI a evidenciar nos MAPAS XVI E XVII ANEXOS AOS ORÇAMENTOS DO ESTADO EM CADA ANO ECONÓMICO ???
Bem, se se insistir TODOS OS DIAS nestas perguntas e não largar os POLITIQUEIROS enquanto não responderem a isto, então é que vai ser RIRRRRRRR:
-Se TODOS SOUBEREM EFECTIVAMENTE SOBRE A MATÉRIA, DIFICILMENTE DIRÃO A VERDADE NUA E CRUA, logo MENTIRÃO COM TODOS OS DENTES !!!
-Se TODOS NÃO SOUBEREM RESPONDER A TÃO IMPORTANTE ASSUNTO (alguns até nem sabem em qto monta o PIB,nem porra nenhuma), então IRÃO ESCONDER ESSA ROTUNDA IGNORÂNCIA COM "n" EVASIVAS DA TRETA !!!
Então, desse modo ficaremos todos a saber que das 2, 1 : Os políticos ou mentem ou são ignorantes, logo NÃO TÊM JEITO NENHUM PARA ISTO, essa é que é essa.
É preciso carregar-lhes a sério com estas questões, sempre que se sentarem em frente do ecrã nos debates/comentários diários. É Kisto não pode ser um assunto TABU, nem p/Socretinos, nem p/Laranjas ou CDS/PP's !!!
Midarte.

fado alexandrino. disse...

Coitado do CAA.
Se ele sabe que foi citado num post que elogia MFL ainda lhe dá uma coisa mazinha.

Anónimo disse...

Pois é, a Manuela foi a melhor Ministra das Finanças pós-Guterres... Pelo menos! E é a única que nos pode evitar mais so-cretinice...

PC