23.3.09

A FASE DELIRANTE

Sócrates entrou na fase delirante do mandato. Segundo a criatura, comprar painéis solares - parece que exclusivamente a duas ou três empresas mas o dr. Pinho é que deve saber quais são as "certas" - contribui para combater a crise. Sócrates ainda não percebeu que, para começar, a crise combate-se melhor com ele calado. A seguir, ver-se-á se se combate ainda melhor sem ele.

23 comentários:

douro disse...

Diz muito bem: o Pinho é que sabe quais são as "certas". Chapeau!

Anónimo disse...

Dá-me um gozo ver o W.Sócrates dizer: vamos ajudar; vamos investir,etc. e tal.

Ajudar quem e com quê?Com o dinheiro dos contribuintes, presentes e futuros?

E levanta-se o padeiro à meia-noite para sustentar este chico-esperto....

Anónimo disse...

Só negociatas...e todo o mundo acha normal.
Credo!

Isaac Baulot disse...

Mas a criatura tem razão. Contribui para combater a crise. Dos países de onde importamos os painéis e componentes...

Anónimo disse...

É menos "racista" o apelo à compra de paineis solares para dar empregos a portugueses do que o "racista" apelo ao investimento em emprego para portugueses!?

Anónimo disse...

Depois da fase dos Cagalhães o nosso Bem Amado passou à fase dos Paineleiros,solares claro.Porque não o PS convidar o Dr.Freud para a próxima sessão das Novas Fronteiras?

Anónimo disse...

Já pensaram consultar psiquiatras para descobrirem donde vos vem ess fixação no Sócrates? É doença. E é dose. Para alem de neuróticos, são uns grandes chatos: só falam disso.

Anónimo disse...

E afinal, parece que os painéis não são bem solares...

Anónimo disse...

Como de costume Sócrates só mete o pé na argola.

Os painés não são exclusivamente solares, são painéis termodinâmicos de bombas de calor que fazem a permuta de calor, autênticos sistemas de ar condicionado invertido.

Pedro disse...

Quero aqui deixar expressa a minha indignação perante os supra comentadores. Quem sois vós, para colocar em causa a palavra do putativo engenheiro? Acaso, acabastes a licenciatura ao domingo? Acaso, sois arquitectos de renome na Covilhã? Ide aprender de engenharia, de arquitectura e de Sol e deixei que o engenheiro-chefe se governe.

bA disse...

patético, o pedido de socrates, comprando painéis solares o povo esfaimado e rústico ajuda a construir um país melhor. e eu a pensar que seria a justiça a trabalhar bem e a horas, o emprego pleno, a educação, a habitação.
onde andam as velhas canções que tão bem retratavam/retratam infelizmente de novo este país que não deixa de ser velho. afinal cada vez mais isto não é para velhos, nem para novos, é só para alguns.

Luisa Paiva Boléo disse...

Eu tenho uma casa de campo há 20 anos e realmente tenho lá sol quase todo o ano, bem queria poupar na electricidade, mas por favor Sr. PM diga-me lá o que paga mesmo:
1 - os painéis à saída da fábrica?
2 - a deslocação?
3 - a instalação que é complicada agora, porque o telhado não está preparado. É tudo incluído?
4 - ou são 50% de desconto para as casas novas que não se edificam porque há milhares para vender?
Expliquem-me por favor. Não quero morrer estúpida.
Obrigada!!

mir disse...

Luísa: mesmo pondo de parte a manipulação propagandística do anúncio e condições de financiamento, os próprios paineis não são verdadeiros paineis fotovoltaicos, pelo que provavelmente não seria o melhor investimento para a sua casa; são, como foi dito acima, simples bombas solares com um rendimento e um potencial de aplicação muito mais reduzido... No site da SPES há informação que esclarece as diferenção. Em suma: é gato por lebre (e, aparentemente, para favorecer uma empresa específica) como é apanágio do gov. Sócrates

Anónimo disse...

Há mais: ontem ele dizia qualquer coisa do género disto sobre os painéis: "quando os portugueses tomarem a decisão". Há dentro daquela cabeça um espírito controleiro de grande líder timoneiro, que se apresenta como líder de opinião, evidenciando um problema qualquer, talvez do foro patológico, quase a resvalar para o sul-americano deslumbrado. Posso enganar-me, mas este homem não vai ter um fim feliz. Nem ele nem o partido.

Anónimo disse...

Ontem assisti a uma inscrição, muito concorrida, de poços, furos hertzianos e pequenas barragens, dizia-se, porque o governo pretende gerir o seu uso e até obrigar a um pagamento por essa água. A falta de inscrição implicaria numa coima. Será que a campanha de colectores solares também visará a cobrança do Sol por m2 de incidência nos painéis?
É que o regabofe está quase infinanciável!

Anónimo disse...

O Pino, como o Lino, há muito tempo que "sabem" quais são as empresas "certas"...

Anónimo disse...

Mas porque é que o menino de pechisbeque não para de falar, de deitar bacoradas por aquela boca fora, e começa a trabalhar?
Será que quer explicar a existência da chusma de assessores que tem ao seu serviço como uma necessidade de combater o desemprego e não por ser um refinado calão?

António de Almeida disse...

Tal como o Magalhães que era uma inovação portuguesa e depois se verificou que era uma cópia não portuguesa, parece que esta história dos painéis não está bem contada:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370612&idCanal=2100

Lura do Grilo disse...

Trata-se quanto à visita de Vila do Conde, como alguns comentadores o afirmaram, de bombas de calor. O dissipador que temos nas traseiras do frigorífico está mergulhado na água.
A despesa diária em energia eléctrica para colocar a bomba a funcionar é de de cerca de 25-30Euros/mês para quatro pessoas. Logo a EDP ganha o seu quinhão. O tempo de retorno é de cerca de 7-8anos e não 4. As vantagens sobre usar gás natural é quase marginal.
Quanto ao luar para produzir energia é "igual ao litro" mesmo que os lobos uivem ou as bruxas passeiem de vassoura.

Anónimo disse...

Não digam mal.Faz parte da politica Socrática de apoio à familia.Para a pequenada os cagalhães,para o papá um paineleiro solar,para a mamã uma casinha pré-fabricada Chavez na mão,para o jovem licenciado uma caixa de supermercado.Para a próxima legislatura já está programado um novo avanço rumo ao Socialismo.O casamento para todos os gostos e paladares.Vejam lá,até a burra lá de casa já anda a sonhar com um anel de noivado!

joshua disse...

Esta legislatura vive da publicidade enganosa como simulacro e fingimento de acção.

Não se espere de um homem que sobrevoou a sua licenciatura (e nunca a levaria a sério pois já se situara nas favoráveis calhas partido-posicionais de algo furão em grande) - não se espere, escrevia, de ele cabeça para ponderar a situação nacional de uma forma holística. A memória de curto prazo de toda a gente é uma arma que os governos usam para ensaiarem a falsa novidade. Nada mais falível que memória amnésica, superficial e bruta das massas.

O Magalhães, o Pelamis, os Painéis Solares, a aquacultura Pescanova - é disto, de avulso, de pontualístico festivo, do bom enquandramento para a Câmera 4 e bom ângulo para a Câmera 2, que tal Ego vive. E é assim que encara escapar incólume e janota às altas exigências abnegatórias inerentes ao serviço de Governar.

Há algo de cesário e opaco nas governações portuguesas das últimas décadas: o ponto de saturação está a ser atingido porque os pseudo-reformadores não se reformam a si mesmos nos métodos, nos tiques, nos velhos habitos favorecionistas de classe. Ora, informativamente, quase nada nos escapa. Como é possível que eles sigam agindo como se não soubéssemos e não germinasse esta censura radical e exigente de Ética e Lisura, Transparência e Verdade na Política?!

Anónimo disse...

Segundo o jornal Público estamos de novo perante um embuste: http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370612

Anónimo disse...

Nem com ele calado ............. sem ele e vamos ver se iremos a tempo.

Ponham-se a votar fora do penico(blocos e PP) e verão onde isto acaba...........


Zé povinho