27.3.09

ÇA VA DE SOI

Ia escrever qualquer coisa sobre o bizarro artigo de Marinho Pinto colocado no Boletim da Ordem dos Advogados e não numa coluna de jornal. Todavia deparei-me com uma forma de vida inteligente no Jugular que se antecipou. Fora a parte em que o autor diz que aposta «na existência de uma campanha negra contra Sócrates», estamos de acordo. O que não me impede, como jurista, de considerar que o "som" de um "DVD" - em que alguém alegadamente imputa a outras pessoas determinados comportamentos - não vale, para já, nada. E que os visados têm pleno direito (quiçá o dever) de reagir a essa imputação sem "matar" o "mensageiro". Coisa diversa, naturalmente, é acreditar na justiça ou na política portuguesas. Ça va de soi.

5 comentários:

Anónimo disse...

O artigo de Marinho Pinto apareceu hoje para tentar abafar o ruido da bomba que se sabia ia explodir esta noite no Jornal da corajosa Manuela.A central Socrática da contra-informação está sempre atenta e à escuta.Claro que a bomba é forte demais para ser abafada e já corre por todo o Mundo.Quanto a mim ,que acredito na Justiça inglesa,depois do que vi e ouvi,palpita-me que o Sócrates ainda poderá vir a ser condenado por um tribunal inglês.

Anónimo disse...

Sou se for mesmo condenado por um tibunal inglês.De certeza que nunca acontecerá num tribunal protuguês com a justiça que temos. Basta ver o que passou com o julgamento do Avelino Ferreira Torres, um dos mais influentes caciqueiros do reino. Para não falar nos apitos dourados, Isaltinos,BPN, BPP etc, etc.

Obviamente demito-o disse...

Está disponível o link da reportagem da TVI com a gravação áudio do DVD que incrimina Sócrates como «corrupto»:

http://www.youtube.com/watch?v=rZbjlC-XtDg

mir disse...

"... O que não me impede, como jurista, de considerar que o "som" de um "DVD" - em que alguém alegadamente imputa a outras pessoas determinados comportamentos - não vale, para já, nada."
No mundo dos juristas neste país talvez não valha nada, mas é perfeitamente possível avaliar, em termos técnicos, se o som é genuíno ou montagem. Os juristas ingleses do SFO sabem isso.

Miguel Neto disse...

Também para mim não é apenas por esta gravação, mesmo que jenuína, que julgaria S.Exa. culpado.

Mas esta gravação, outros episódios, outros casos, a defesa baseada nas campanhas negras e no ataque aos órgãos de comunicação social ...

Eu colocaria a questão da seguinte forma: o facto de nós sermos um dos países mais corruptos da UE será que está relacionado com a actuação da justiça e a política portuguesas?

Outra pergunta que coloco é a seguinte: relativamente às grandes obras anunciadas, podemos estar tranquilos e confiar nos nossos "representantes" em como irão decidir sempre pelo que é melhor para Portugal, ou podendo meter uns dinheiros ao bolso, o interesse nacional será esquecido?

Continuem a votar em determinado tipo de gente e depois chorem quando os nossos filhos (com doutoramentos e mestrados) tiverem que emigrar para a Ucrânia, para as obras e para limpar retretes.