25.3.09

A DERROTA DO PENSAMENTO


Reparem que não se fala em livros. «Num país de analfabetos, o computador transformou-se numa varinha mágica capaz de transformar um bronco num génio», escreveu Filomena Mónica para o nosso "contexto". Como o admirável líder tem tendência a copiar tudo o que sirva para dourar o seu maravilhoso "plano tecnológico", é de esperar o pior. Razão tinha Manuel Maria Carrilho, no pré-pântano de 2001, cada vez mais parecido com o de agora: «o slogan do «acesso de todos à Net» pretende, no seu fervor militante, passar a ideia de uma nova igualdade, agora ao alcance do teclado, como se entre o analfabeto e o investigador, o rural e o urbano, o europeu cosmopolita e o habitante de África, as diferenças desaparecessem quando se «surfa» na Net.»

4 comentários:

bA disse...

Como se a net equivalesse à cana de pesca do provérbio chinês!
+

as convocatórias para regressar ao passado, quando para a frente é que é caminho.
Enfim, parece que com estas escolhas não nos espera um futuro risonho :-/

joshua disse...

A democratização da Net e do PC é tão perigosa como a legalização do porte de armas, mas pode pôr um bem-aventurado evangélico em ameno diálogo com o elitista mais mal-fodido.

Nada, porém, substitui o amor (construtor de alma) aos livros, discurso que não foi exercido por esta legislatura-outdoor.

Anónimo disse...

"Todo o burro come palha, a questão é saber dar-lha".

Eu acho sinceramente que as políticas educativas destes últimos 30 anos têm como objectivo tornar o "burro" ainda mais burro para que este "coma", cada vez com mais facilidade, qualquer merda que lhe façam o favor de estender.

E que aceite como dono e protector qualquer "jagunço" janota que lhe deite a mão.

Anónimo disse...

E esta:

Meninas a partir de 11 anos podem solicitar a pílula do dia seguinte via mensagem de texto por celular. O SMS será enviado e o pedido atendido rapidamente sem o conhecimento dos pais das jovens.

http://oglobo.globo.com/blogs/moreira/post.asp?t=meninas-de-11-anos-podem-enviar-sms-para-pedir-pilula-do-dia-seguinte&cod_Post=171821&a=88