16.3.09

UM REGIME TROPICAL


«E quem participava [no Expresso da Meia-Noite na SIC-Notícias]? Os convidados Ministro Santos Silva, Rui Oliveira e Costa, Henrique Neto e Paulo Rangel. Três militantes do PS (apesar de o terceiro ser crítico) e, ainda, Ricardo Costa e Nicolau Santos, jornalistas insuspeitos de antipatia pelo Primeiro-Ministro e pelo Governo. Mas o que é isto tudo? E ninguém protesta? É este o pluralismo garantido pela Constituição? Já sei que Oliveira e Costa é especialista em sondagens... Pois, mas é como nos antigos Estados Socialistas: são todos de áreas diferentes mas dentro da regra que é serem todos do Partido. Aqui não eram todos, está bem: em seis pessoas, uma é da Oposição, o social-democrata Paulo Rangel. SIC? Isto é mesmo muito sério. Estamos cada vez mais próximos de certos regimes sul-americanos e cada vez menos uma Democracia europeia. Mas o Povo vai levantar-se, mais dia, menos dia. Eles estão distraídos, mas estão enganados. SIC?»

Pedro Santana Lopes

7 comentários:

joshua disse...

Vi essa edição. Tive engulhos com a cara e a intervenção 'moderadora' desagradada de Nicolau Santos quando Henrique Neto denunciava, entre outras coisas, os 2000 milhões de euros torrados pela 'EDP' no tal cluster de energias renováveis norte-americano, em vez de colocar esses fundos na nossa economia.

Sei que em breve, enquanto Povo, nos vamos levantar só que desta vez sem cravos vermelhos, mas muita raiva, violência e indignação sanguinária. Estas elites reles e alienadas estão a pedi-las.

Anónimo disse...

Lembremos que a SIC é uma televisão privada. Não tem que haver regulamentação do Estado sobre quem convida ou deixa de convidar para os seus programas.

Anónimo disse...

A subserviência de Ricardo Costa quando o ministro perguntou se podia ir embora foi um momento que valeria a pena rever porque interrompeu quando um socialista descascava no Governo sobre os gastos de milhões de euros com as grandes empresas que não exportam. Mas o mais interessante foi o que ele disse quando Costa concedeu a palavra, cortando o debate e mudando de assunto. Claro que os apresentadores deixaram o ministro abandalhar o programa. E ele abandalhou. Também só estavam a discutir uma questão política que era se deveriam ou não os governos investir milhares de milhões de Euros em empresas que não exportam nada ou quase nada.

Unknown disse...

Claro que a SIC é uma televisão privada e convida quem quer. Mas as pessoas têm todo o direito de registar a eventual parcialidade da estação, comentá-la e denunciá-la. A reputação de um meio de comunicação social também se constroi por essa via.

Anónimo disse...

A SIC? Do meio irmão Costa do Costa? Ó Costa, Costa... A mesma SIC do interromper uma entrevista com o PSL a meio porque um determinado ridículo treinador de futebol, grande apenas e só na proporção do seu ego, tinha chegado ao aeroporto em directo? Mas qual é a surpresa? Qual é a dúvida? Não vejo, não quero ver e se por acaso vi, estava a dormir. Adequado à realidade tuga Siciliana actual, das famiglias, do crime baixo do bas-fond, e do colarinho branco.

Anónimo disse...

Sem dúvida, Francisco. Disse atrás que não tem que haver regulamentação do Estado sobre os canais privados, mas obviamente tem que haver regras. Não se pode regulamentar uma televisão, mas deve haver regras em torno de matérias que são "coisa pública". Ou seja, o Estado não deve definir regras de equidade sobre a participação num programa de televisão (a velha batalha de Santana Lopes, que tem uns laivos censórios, embora admita que não seja essa a sua motivação), mas antes estabelecer regras de equidade no acesso à informação ou a conteúdos que são públicos. Ou seja, as regras deveriam estar no lado daqueles que ocupam cargos públicos, não no lado daqueles (a comunicação social) em que eles se decidem expôr. Digo isto apenas como princípio, em bruto.

Unknown disse...

De facto é privada, mas está dependente das receitas de publicidade, e por isso condicionada quanto às suas escolhas.

Por outro lado, é claro que este como outros formatos da SIC estão gastos e vão ter de mudar rapidamente caso contrário a TVI24 fica-lhes com o share.

De qualquer das formas, apreciar o malhadinhas Silva é sempre um ponto alto de qualquer programação.

Quem o olhar com a devida atenção, irá por certo recordar-se do Gizmo, personagem da série "Gremlins - o pequeno monstro".

A

Rui

PS. Pelo menos Luis Delgado já tem parceiro. :D