30.5.07

O HUIS CLOS SOCRÁTICO

Está em curso, sob um clima de intimidação e de vigilância, uma greve geral decretada pela CGTP e um ou outro sindicato da UGT. Esta, bem educada na comissão nacional do PS, não aderiu. Eu também não, mas, como Cavaco, considero-a um direito constitucional. Deve ser triste para quem ainda acredita nestes democratas, assistir ao ponto em que as pessoas olham umas para as outras com receio, à promoção da delação e do controlo da forma mais primitiva, ao medo. O saudoso Mota Pinto dizia, citando não sei quem, que a pior forma do medo é ter medo do próprio medo. Nem com aquilo que passa por direita em Portugal se foi tão longe na criação deste "ambiente". Por isso, não me espantou o gesto provinciano e esclarecedor de José Sócrates, em Moscovo, numa corridinha patética às voltas na Praça Vermelha. Sócrates consentiu que o polícia Putin fechasse a Praça a trânsito e a pessoas para que Sua Excelência pudesse correr à vontade. Prisioneiro dos seus fantasmas, da sua insegurança e do seu medo, Sócrates aceitou correr em circuito fechado apenas para ser visto cá, nas saloias televisões que controla. E a sua formatada cabeça permitiu-lhe o gesto e a frase. "A Europa não deve dar lições à Rússia", foi a expressão encontrada por Sócrates para se babar para cima do admirável polícia. Sócrates pastoreia um país à medida mental de uma Praça Vermelha especialmente vedada para a realização da sua fantasia. Um dia ele perceberá que as pessoas, mesmo as mais bovinas, não são uma fantasia encerrável num quadrado onde não se respira ar livre.

7 comentários:

Anónimo disse...

The only thing we have to fear is fear itself.
Franklin Delano Roosevelt, no discurso de inauguração da sua primeira presidência.

Parabéns pelo seu blog.

Anónimo disse...

Sócrates a este ritmo arrica-se a um record qualquer do Guiness como "Maior número de corridas matinais em diferentes cidades do mundo"...

Anónimo disse...

Foi esse clima de medo que me levou a fazer esta greve. você não fêz. Talvez por medo

CCz disse...

"Sócrates consentiu que o polícia Putin fechasse a Praça a trânsito e a pessoas para que Sua Excelência pudesse correr à vontade."

Eu, eu, eu, eu, eu... cadê o Outro?

VANGUARDISTA disse...

Sócrates corre para se treinar para a fuga.
Pelo caminho que isto leva, vai ser mais num a fugir.
E, desta vez, vai ser "pernas para que te quero"!
R.A.I.

Unknown disse...

Esse dia, já esteve mais longe...
Faria melhor se controlasse a incontinência verbal e mesmo até afirmações buçais de alguns dos seus ministros, como o caso paradigmático do ministro das OP, Mário Lino, que tem os portugueses - especialmente os que vivem a Sul do Tejo - como simples OTA(rios)...
Só ficaria bem a Sócrates substituir tais paquidermes...
Quanto aos habituais show-offs em forma de jogging mediático nas capitais que visita, só servem para noticias fait-divers...ninguém leva a sério.

Anónimo disse...

Só nos faltava o primeiro-ministro a fazer "jogging" pelo mundo fora....Não tem um tapete rolante em casa para carregar consigo e colocá-lo ao lado da cama nos hotéis? Sempre faria melhor figura!!!
O que será que ele quer provar com esta ridicularia deste mediático jogging???
Se é por causa das pernitas...não valerá a pena, já não passam daquela medida....a partir de agora terão sempre tendência a mirrar !!!