20.5.07

AS "MARGARIDINHAS"


Já se ergueram alguns moralistas em defesa da honra anti-fascista. Isto porque Vasco Pulido Valente - a propósito deste caso - escreveu que, com Salazar e Caetano, ninguém foi perseguido por ter feito "um comentário jocoso" acerca de ambos e que, agora, respira-se "um "ar" de subserviência, oportunismo, intimidação e medo." De facto, as revistas do defunto Parque Mayer não faziam outra coisa - e alguns filmes "do regime" também não - senão "gozar" com a sociedade "salazarista". Em casa, por exemplo, um utensílio de cozinha que servia para bolos e para "rapar" o tacho, era designado por "salazar". Nunca a PIDE entrou pela casa de ninguém por causa deste "salazar". Esta gente em quem nós votamos há 33 anos, não suporta ser escrutinada e, no limite, como tantas vezes merece, gozada. Paciência. Fossem para gasolineiros ou empregadinhas de call center. Eu próprio, no local onde trabalhava há dois anos, fui alvo de um processo porque um tonto lembrou-se de divulgar publicamente um e-mail que lhe era dirigido e no qual, a um jargão de um guru qualquer em "administração", respondi dizendo que, jargão por jargão, preferia esta frase de Desperate Housewives: "It's like my grandmother always said. An erect penis doesn't have a conscience." Quiseram repreender-me por escrito. Foi em 2005. Não foi em 1965. O que abunda por aí são "margaridinhas".

10 comentários:

Nuno Barata disse...

E o pior é que esse tal funcionário nem sequer vaio preso, o que faria dele um mártir, é simplesmente condenado a mudar de vida, o que, como se sabe é bem fácil neste país de "merdosos politiqueiros".

António Viriato disse...

Não li o comentário de VPValente, mas, mesmo sem comparações com os tempos de Salazar e Caetano, o caso é grave em si mesmo. Depois do incitamento à delação, pode vir aí o policiamento da expressão, a intimidação por via hierárquica, no Estado, primeiro, onde os serventuários foram sendo semeados ao longo dos anos, e depois também fora dele, quando tal convier a alguém. Por isso se deve reagir, denunciando e impugnando o começo de uma qualquer tentativa de imposição de verdades oficiais. As irregularidades da controversa licenciatura de Sócrates não foram inventadas por ninguém, existem e contêm até aspectos caricatos, de que inevitavelmente nascem comentários jocosos, nalguns casos irreprimíveis. Teriam de instaurar muitos processos disciplinares…

Anónimo disse...

Meu caro,

toda a gente sabe que a Censura funcionava só para corrigir os erros de Português.

e que a presença, nos teatros, dum Censor tinha só a ver com fslhas na diquexão.

Pronto já vou ser reprendido pela Censura. Desculpem.

Anónimo disse...

"Meu caro,

toda a gente sabe que a Censura funcionava só para corrigir os erros de Português.

e que a presença, nos teatros, dum Censor tinha só a ver com fslhas na diquexão.

Pronto já vou ser reprendido pela Censura. Desculpem."

Toda a gente sabe que a censura fazia bem pior do que isso (sendo certo que hoje se escreve e fala infinitamente pior do que no dito "antigamente". Mais uma conquista de Abril, sem dúvida.).

Mas vai sendo tempo - ou então, ainda não: se calhar só mesmo com mais uma ou duas gerações de distanciamento, quando deixarmos de estar sob a tutela mais ou menos oficial de vítimas ainda vivas do "fascismo" -, de deixar de encontrar no passado a legitimação plena para tudo o que de errado se vai fazendo ainda hoje.

Costa

Anónimo disse...

...e Censura, a Verdadeira, a de HOJE, existe também nas empresas, em todas - da maior à mais pequena!
Quando as administrações são eleitas para satisfação dos eleitos, estes dão largas às suas frustrações e espalham a injustiça pelos competentes, sérios, honestos e trabalhadores! Esses eleitos não suportam gente desta....que é uma afronta para eles, que pretendem, precisamente, fazer o que lhe aprouver sem ter olhos inteligentes e perspicazes a dar conta do que eles fazem.....
E aqui, como é que se defendem estes trabalhadores, quando a prepotência desses frustrados impera e cai violentamente sobre esses desgraçados que mais não querem do que continuar a demonstrar a sua comptência e serem reconhecidos como tal???

Para quando a escolha de Administradores sérios, competentes e idóneos, que não sirvam para amachucar quem trabalha mas, antes, reconhecer o seu trabalho e dar-lhes incentivos a serem cada vez melhores??? Ai ai, já me esquecia que estamos na merda deste portugalito.......

Anónimo disse...

Ó Costa, já vai sendo é tempo de melhorarmos, finalmente, a nossa Educação e aprendermos que o Estado Novo era mais do que um senhor honestíssimo e severo que ia à missa e não tolerava poucas vergonhas. É que a Educação não é só uma questão de gramática e ortografia.

Zé Luís disse...

Bem visto, bem posto.
Mas o cerco policial a que vamos sendo submetidos estranha-se quando já está entranhado?
A mim não.

Anónimo disse...

Hoje, como há 40 anos atrás, o Estado policial existe e vai continuar a existir. Sempre teremos idiotas, muitos deles oriundos de uma extrema-esquerda pré e imediatamente pós 25 de Abril que, numa lógica totalitária, não conseguem separar a culpa do indíviduo da vontade cega de reprimir, apenas porque mandam e querem mostrar que mandam. Já agora, quem o condenou não veio da extrema esquerda? APOSTARIA QUE SIM.

Anónimo disse...

Mas será tão difícil perceber que outro feitor, será a maior armadilha em que a Direita portuguesa pode cair?

É que se criam/aceitam um feitor ficam reféns dele, porque a sua criação significa a desistência de lutar por ideias para o País (o feitor que pense, que para isso que se lhe paga).

é que pensar impõe definir o que fazer do dinheiro (pouco) existente (vai para dividendos, investimento, ordenados dos trabalhadores, assistencia social, etc), vamos continuar a ser um país de iletratrados a acelarar em autoestradas?, vamos reduzir as Câmaras Municipais a 15? qual relação serviço público/privado e como fazer a sua gestão, etc.

Ou seja meter as mãos na vida real das pessoas, porque temos uma ideia.

Anónimo disse...

Como há 40 anos,não! Hoje existem muito mais ladrões, burlões, vigaristas, bandidagem de toda a espécie, engraxadores. Também há mais medo, mais intriga mais bufaria; enfim mais miséria. Hoje Portugal é o reino da estupidez,da ladroagem e da mesqunhez. Portugal, do 25 de Abril é hoje um dos piores países da Europa e certamente o pior da Europa Ocidental. Portugal é uma merda.