22.5.07

DA CLAUSTROFOBIA


"Em Itália, sofredora dos males do autêntico fascismo, mas que rechaçou em devido tempo as sereias do anti-fascismo, mudando o nome ao partido comunista e expurgando-o de resquícios estalinistas, alguém da Administração Pública se atreveria a censurar, suspendendo-lhe as funções, a conduta de um funcionário que se atrevesse a apelidar de Belzebu, o primeiro ministro do país? Alguém já se deu ao cuidado de ler de vez em quando o Charlie-Hebdo francês ou até o Canard Enchainé? Haja alguém que veja as caricaturas dos detentores do poder e compare com o caso português.Não há desenhadores, em Portugal, para que o humor desenhado nos jornais, se fique pelas meias tintices correctas, de um Luís Afonso? A claustrofobia democrática também passa por aqui. E a palavra do poder é muitas vezes a mentira."

in Grande Loja

*Foto: "gentilmente" cedida pelo Kaos

5 comentários:

Anónimo disse...

O post que reproduzo em baixo é muito curioso. JPP bate na RTP por alegada manipulação, mas ele próprio frisa que a senhora da DREN é militante do PS... e ignora que o professor é... militante do PSD.

RTP, noticiário das 13 horas: uma pequena peça sobre o processo do professor do Porto que disse uma frase jocosa sobre José Sócrates e foi punido pela zelosa DREN, uma conhecida militante do PS do Porto. A peça estava escrita numa linguagem um pouco confusa e usava um vocabulário bizarro, sempre á volta de um inuendo: o que o professor disse terá sido mais grave do que o que se diz que ele disse. O inuendo é sugestivo, a linguagem rebuscada da peça pode ser apenas incompetência. O que não é incompetência é a frase com que se termina e que aqui reproduzo ipsis verbis: "o professor não quer falar sobre o assunto porque provavelmente já falou demais." Interessante "jornalismo"...

joshua disse...

O simples acto de suspender, de decretar a suspensão, um professor por delito de palavra num contexto jocoso é muito mau sinal e, para mim, neste momento, apenas a ponta de um iceberg mais vasto de pequenas punições aqui e ali, de uma maneira ou de outra, sempre discretas, com as quais as unhas do Poder ostracizam quem lhe baixa as calças e manifesta as vergonhas, que são também os longos tentáculos.

Não me admiro nada que um pequeno funcionário-público-que-tenha-um-blogue anti-desonestidade política, contrapoder, crítico das coisas que se fazem, não possa comer, não leve nas orelhas de modo arbitrário, não seja posto à parte, não seja punido por pensar por si e por se insurgir contra o que, segundo a sua consciência, é imperativo que se insurja.

Ainda há quem venha Villalobos dizer que está tudo bem e não sei quê, mas a prisão, a repressão, transformaram-se, hoje, no subtil dar cabo da vida de claros, veementes e corajosos opositores.

É preciso desmontar isto e estar atentos e a Blogosfera Futura é, por isso mesmo, justificadíssima!

Anónimo disse...

A senhora da DREN é apenas estúpida. Devia ser irradiada de quaisquer organismos que envolvem, por força da sua própria natureza, um Q.I. modicamente apresentável.

Anónimo disse...

Segundo o DN de hoje, o tal do prof Charrua terá contado uma piada, sem graça nenhuma, envolvendo licenciaturas via fax. Segundo o 24 Horas, terá chamado filho da puta a Sócrates, em público, de forma repetida. Interesante, não é?

Anónimo disse...

O Prof. Charrua pode dizer o que muito bem lhe aprouver em privado e foi o que ele fez....Pode chamar ao Sr. Pinto de Sousa tudo o que quiser....tal como todos nós fazemos.