6.6.09

PARA REFLECTIR NO «DIA DE REFLEXÃO»


1.Uma jornalista a policiar outra jornalista. Ou a "direita amiguinha" (a que ainda sabe vagamente escrever em nome do «jovem» Passos Coelho, o ersatz do admirável líder em pequenino) a patrulhar. Separados à nascença. Admirados e admiradores. Como Sócrates e Fátima Felgueiras.
2.«Sem eira nem beira [canção dos Xutos & Pontapés] foi censurada pelas rádio por ser identificada como um libelo contra o regime de Kim-Il Chàvez Sócrates. É uma vergonha para os directores das rádios públicas e privadas e um sinal horrível do tempo em que vivemos. E que dizer do programa Energia da Água, da TSF? O programa é feito "com o apoio da EDP", isto é, a empresa paga desta ou daquela forma o programa. No site da rádio os dois logótipos -TSF e EDP - aparecem lado a lado dentro duma imagem do mais recente spot publicitário da empresa energética: a TSF engolida nas barragens não está mal como símbolo. O programa é moderado por um jornalista. Na primeira emissão, dedicada às "barragens como energia renovável e segurança energética", participaram quatro pessoas, sendo uma da EDP outra da REN, e todas favoráveis às novas barragens da EDP. A banda sonora? A canção que Gonzo escreveu para a EDP. O texto "jornalístico" de introdução parecia saído da "agência" de "comunicação" da EDP. A primeira pessoa ouvida no primeiro programa foi o presidente da EDP. No segundo programa debateu-se a barragem do Baixo Sabor, um projecto muito criticado. Todavia, não esteve nenhum ambientalista. Estiveram duas pessoas da EDP e mais duas pessoas favoráveis ao projecto. No terceiro programa esteve um administrador da fundação EDP. No quarto programa participaram dois ambientalistas e mais dois dirigentes da EDP. Eis uma novidade "ética" e "deontológica" do jornalismo: fazer um programa em "parceria" e "com o apoio" da empresa que é tema do próprio programa. Este programa e a censura de Sem eira nem beira são apenas dois casos da "deontologia" que não é escrutinada nem pelo Clube de Jornalistas, nem pelo "Conselho" "Deontológico" do "Sindicato" dos "Jornalistas", nem pela entidade reguladora da censura (ERC), nem pelas instituições de defesa do consumidor, nem... nem... mas à sexta-feira lá estarão todos a condenar os "trejeitos" de Moura Guedes ou a "mistura" entre informação e opinião do Jornal Nacional.» (Eduardo Cintra Torres, Público).
3. «Enquanto país, estamos todos na margem de erro.» (Rui Ramos, Correio da Manhã).
4. «Estas são eleições sem dor…» (Medeiros Ferreira, idem).

9 comentários:

fado alexandrino. disse...

Fui ler o texto da Câncio, não percebi absolutamente nada.
Cheio de citações, parêntesis e outras técnicas de linguagem é muito difícil para quem tem poucos estudos, fica para a próxima.
Já o de ECT percebe-se melhor.
A TSF é uma rádio privada, não percebo porque é que é criticada por fazer publicidade a quem muito bem entender.
Os ouvintes dirão de sua justiça, eu por exemplo nunca a ouço, prefiro música.

joshua disse...

Nunca percebi como é que Chávez, à segunda tentativa, conseguiu ganhar o tal referendo sobre o prolongamento do seu vínculo ao Poder Perpétuo. Deve ter corrigido alguns 'erros' de escrutínio.

Tudo é possível aos donos da ddemocracia. Bom dia e boa sorte!

ATTO, VENº E OBGDO disse...

Caso os súciaLISTAS, ganhem, numericamente - o empate técnoiico é inevitável.

Mas todos cantarão vitória abominando a abstenção.

A abstenção, pode virar tudo - pois se as sondagens dão a vantagem da urna à súcia governante, a verdade é que uma coisa é a urna da sondagem ir ter com os sondados, outra é os sondados irem á urna de madeira...:)

O "caudillo" acabará poe ser o "cabeça de fósforo" útil.

Exilar-se-á, por "cansaço" (mas muito orgulhoso !) para a conezia dourada que já deve estar marcada de lencinho, pelos "irmãos lojas"

A. Costa, "o recuado" é o sr que se segue

De qualquer modo o pais continuará a afundar-se, alheadamente. Até que...

Anónimo disse...

A TSF NÃO É PRIVADA.É do Sócretino.O Oliveirinha do Norte é só o capataz.

Anónimo disse...

Você vai pagá-las, João Gonçalves. Ai vai, vai! Continue assim, continue.

FNV disse...

Eu também não. Também tenho poucos estudos.
Talvez um dia.

Mani Pulite disse...

Solicita-se ao anónimo das 3:50 que regresse de imediato ao cano de esgoto.Há uma entrada no Largo dos Ratos.A família espera-o com urgência e ansiedade.

Anónimo disse...

"A TSF é uma rádio privada, não percebo porque é que é criticada por fazer publicidade a quem muito bem entender."

Ser privado não a iliba de críticas, está no mercado por isso pode ser bem críticada pelos novos ou velhos ouvintes. Não é legítimo é passar da crítica para a tentativa de silenciá-la.

lucklucky

Anónimo disse...

Você vai pagá-las, João Gonçalves. Ai vai, vai! Continue assim, continue.

Cheiras a leite meu menino,vai ameçar os otarios da tua rua.
Á pala das tuas ameaças arrisca te é a sair outro escandalo freeport para entalar o teu partido mafioso,corrupto e incompetente.
Voçês têm muitos podres....
Desde dvds,a alguns detidos em prisoes internacionais que "trabalharam" para voçês e que se abrem a boca voçês vão todos de cana.
Cuidado meu marmelo!