11.6.09

O PEQUENO RONALDO


Hoje é que é o verdadeiro dia de Portugal. A compra e venda do pequeno Ronaldo - essa glória nacional de dentadura nova e reluzente - pela módica quantia de noventa e três milhões de euros é coisa que nos deve encher de orgulho. Este valor, num país miserável como o nosso, é motivo para bandeira à janela, apesar de não nos calhar nada. Nem um euro de imposto. Para além disso, o moço até fica mais perto de casa. Rapazes do "Estrela da Amadora", do "Campomaiorense" e mesmo do Benfica do VieiraII: ponham os olhos túrgidos de emoção neste negócio ambulante com duas pernas. Consta que a terceira também não é má. O nosso pequeno Ronaldo é o nosso Camões da modernidade, a "nossa Filipa" Martins do futebol. Já não é uma promessa como Passos Coelho. É uma certeza. Uma esperança realizada. Um fenómeno misto de Entroncamento com a Ponta do Sol. Parabéns à prima.

32 comentários:

José Fernando Magalhães disse...

Bem meu caro,

Pela minha parte, comentei assim

http://atributos-1.blogspot.com/2009/06/numero-magico.html

Melhores cumprimentos

José Magalhães

Anónimo disse...

Mau post.

Anónimo disse...

Péssimo post...

VANGUARDISTA disse...

As "democracias" têm este tipo de heróis e a simbologia que lhe está inerente!
O que prova a qualidade das mesmas!

Obviamente demito-o disse...

Creio que na semana passada houve uma marcha contra a fome em Lisboa que também seria organizada no Porto. Os organizadores da marcha da ONG em causa falavam em cerca de 20 euros de contribuição serem suficientes para alimentar uma criança num país depauperado africano durante um ano. Portanto os 93,2M€ gastos nesta transferência de um atleta, que não passa de um homem (sujeito a todas sortes e azares do Destino como qualquer um, ou seja, pode ter um novo acidente automóvel já amanhã e daí saír paraplégico ou pior, e de cadeira de rodas não puderá correr atrás de uma bola de futebol seguramente) de um clube para o outro seriam capazes de alimentar 4,66 milhões de crianças durante um ano inteiro. O alcance da obscenidade humana é até aos Astros.

Anónimo disse...

Infelizmente o nosso país deleita-se com o Cristiano Ronaldo, com a Dolores, sua mãe, com a Esmeralda, com a Alexandra e, anteriormente, com o Zé Maria do Big Brother, o Castelo Branco, a Elsa Raposo....

Enfim....

Com esta divertilândida, pq razão haveríamos de ter um pm diferente???

Anónimo disse...

Não gosto da foto, que é ordinária.

fónix disse...

Um país do "bacalhau quer alho", com uma televisão subsidiada pelos contribuintes e controlada pelo sôr Santos Silva, a abrir um telejornal das 13 "noticiando" durante treze ou quatorze minutos, a transferência por 93 milhões de um gajo qualquer que joga a bola não sei onde e que vai não sei para onde, só pode ser um país virtual.

Anónimo disse...

Anónimos: Mau post, péssimo post? CR representa todo um povo. Nós, os portugueses, gostamos dele, porque, apesar dele ser mimado e mal formado, tem dinheiro e faz cada vez mais dinheiro. A única coisa que sabe fazer na vida é dar pontapés numa bola, e fá-lo bem, óptimo. Mas isso não compensa o comportamento fora de campo que não é exemplo para ninguém. Pura e simplesmente o povo idolatra-o porque ele joga bem à bola e tem dinheiro. E isso para nós chega!
Nem os adeptos do MU o suportam e ele jogava na equipa deles!
Ronaldo é um herói nacional. E acham isso bem? Enfim.

fónix disse...

Um mundo que desbarata milhões de proveniência mais do que duvidosa a divertir-se com o pontapé na bola e coisas quejandas, quando há milhões de pessoas carentes de alimentos, de educação, de cultura e de bem estar, só pode ser um mundo hipócrita e em acelerado estado de putrefacção.

Anónimo disse...

Só lamento que não haja mais um par de mãos cheias de portugueses assim tão valiosos, fosse no desporto, nas ciências, nas artes, ou naquilo que quiserem SER. Um abraço.

Anónimo disse...

A foto é oportuníssima. Parece que o pequeno Ronaldo subiu na vida à conta das três pernas, e daí o cuidado com que observa a 3ª na imagem. Que, a acreditar no que dizem (basta ler as revistas mundanas ou consultar a net) lhe deu dinheiro e possibilidades de acesso na carreira, uma mina que ainda não se esgotou e que ele ambiguamente explora. Não é por acaso que já foi internacionalmente eleito um ícone "gay".

Quanto ao valor da transferência é obsceno. E ainda há quem diga que se deve deixar funcionar livremente o mercado!

Desejo que o próximo presidente da União Europeia, que espero não seja o José Manuel Barroso (já basta de tragédias na Europa) faça publicar disposições limitando negócios vergonhosos deste género.

Duas pernas boas, ou mesmo três, há muito quem tenha por esse mundo, e sempre se encontram preços mais baixos. Portanto, haja decência.

Anónimo disse...

O que está mal é a parolândia dos "conteúdos" da "comunicação" usarem e abusarem destes sucessos para nos moerem a pinha com o mesmo assunto durante dias a fio. E voltarem ao mesmo de tempos a tempos, com as chamadas "reportagens especiais".

Quanto ao CR, que lhe faça bom proveito a massa (eu sei que os 93 M não são para ele, mas deve ter acautelado um belo ordenado e belos prémios), e que continue a ter sucesso.

PC

Unknown disse...

Boa tarde a todos,
A Real loucura pode ser lida neste comentário:
http://civilizacaodoespectaculo.blogspot.com/2009/06/transferencia-real.html
Cumprimentos

Anónimo disse...

Sinceramente, agora são os 93m da transferência do RONALDO que vão resolver os eternos problemas do mundo ?
E os 53 Biliões desaparecidos do MADOFF ? o mundo e as pessoas no seu melhor quando se lê estes comentários ... INVEJA e muita falta de moral ... Porque não vão trabalhar de borla para África a AJUDAR as crianças ? é duro não é ?
Sinceramente ...

garganta funda.... disse...

Ontem Portugal comemorou o seu Dia.

Ao contrário de muitas outras nações (grandes, pequenas, ricas, pobres, continentais ou insulares) Portugal "festejou" o seu Dia como dum enterro se tratasse.

Discursos mórbidos.Caras carrancudas.Distribuição de medalhas a cromos.Desfile militar pindérico (as nossas FA qualquer dia estão ao nível das de S.Tomé e Princípe...?, enfim, até parecia que estavam a "enterrar Portugal"!

Passado um só dia de calendário eis que o "orgulho nacional" vem ao de cima com a venda de carne fresca, ou seja, a venda do nosso madeirense de estimação, o Cristiano Ronaldo!

As "nossas" televisões e os nossos comentadores avençados já estão a dissecar a notícia....

PQPs!

Anónimo das 12:35 disse...

Daniela Major, mas quem é que disse que Ronaldo é um herói nacional? E qual é a novidade disto? Não fazem o mesmo com a Amália, com o Eusébio e sei lá mais quem? Quer que o povão idolatre quem? O fantasma do Almeida Garrett? As lunetas de Eça de Queiróz? Quem faz o barulho é quem provoca tudo isto. A começar pelas televisões e a acabar em posts como este - que misturam tudo.

Karocha disse...

O JG não tem culpa que,o Cristiano Ronaldo se deixe fotografar, nestas figuras e, não é a primeira nem será a ultima!

LUIS BARATA disse...

Nove milhões de euros por mês- Isto é que é um salário! Deus lhe proteja as pernas e o faça fugir de Rendeiros, Madoffs e Jogos da Bolha...

Anónimo disse...

Daniela Major...."o comportamento fora do campo"? (...) "mal formado"?(...)A única coisa que sabe fazer na vida é dar pontapés numa bola?". Onde isto já chegou...como diria Philip Roth em relação a uma das paixões da América: "o extase da beatice hipócrita"....

PVA

fado alexandrino. disse...

Há aqui algumas imprecisões.
Primeiro não foi só a televisão do estado que durante vinte minutos deram esta notícia, foram todas, portanto não é justo bater no Santos Silva ou no governo.
Segundo parte do dinheiro virá mesmo para Portugal porque o Spronting vai receber não sei quantos milhões.
Terceiro 94 milhões de euros, segundo a TVI, foi quanto os cabo-verdianos residentes em Portugal transferiram para Cabo verde durante um ano.
Já pensaram nisto?

josé ricardo disse...

foi este o meu post:

Por muito que se goste de futebol (ou de qualquer outro desporto), o que o Real Madrid pagou pela transferência de Cristiano Ronaldo e de Kaká é, simplesmente, obsceno. No dia em que o meu clube, por muito rico que fosse, pagasse estas exorbitâncias, seria esse que deixaria de o ser. A cidadania (neste caso, europeia) teria aqui de afirmar uma palavra positiva. Infelizmente, haverá sempre palermas para justificar o que Valdano disse deste negócio: só é caro o que não for retornável.

um abraço,
jr

Karocha disse...

O Madoff está preso!
Ou não sabe????
Nos EUA e no UK não é como cá!!!!

Toninho disse...

Boas noites.

Já que estamos em maré de Ronaldo, soube também pelos espaços noticiosos mais "insuspeitos" que a par dos tais 90 e tal milhões, o moço já começou a "facturar" na Paris do Hilton.

E ela agradece, é mais um troféu para a prateleira.

Sinceramente, apesar do charme acabreirado, julgava-o pelo menos nesta vertente com gostos mais refinados.

Uma moçoila que tem quilómetros e quilómetros de rodagem palmilhada, tanto que correspondem a quase duas voltas ao planeta.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Eu já sabia que o meu comentário ia inflamar os apoiantes do Ronaldo. Quando eu digo que Ronaldo é um herói nacional é porque é assim que as pessoas o encaram. Basta ir ás caixas de comentários de qualquer jornal desportivo para verificar isto. E qual é a indignação? Ele só sabe dar pontapés numa bola. É verdade! Qual é a mentira disto? Pagam-lhe para isto ele não tem que saber fazer mais nada. Quanto ao facto dele ser mimado e mal formado a mim parece-me evidente, enumerando vários comportamentos dele como aquele do estádio da luz, como a relação com os fans quando os jornalistas não estão a olhar etc.

O que eu quis dizer é que ele só joga futebol. É só um jogo...e de repente torna-se no orgulho nacional. Desculpem mas é-me imcompreensível como é que idolatramos jogadores de futebol. Desculpem mas não consigo perceber.

A. Moura Pinto disse...

E CR está a olhar para o quê? Para o PdosP?

Anónimo disse...

o' daniela major tu es uma pita com a mania que tens opinioes. o ronaldo e' um gajo efectivamente bom no seu trabalho. a vida privada dele so' a ele lhe diz respeito. eu nao concordo e nao vivo da mesma maneira, mas tendo em conta o background dele nao vejo como algo inesperado mas ate normal, dentro da anormalidade que representa.
dai ate ele ser heroi nacional vai um passo e, caso nao tenhas reparado, a maior parte das pessoas esta-se borrifando para ele. acho que erraste pela amostragem: o ambiente de liceu nao te favorece na analise porque na vida real esta-se tudo marimbando para o ronaldo e similares. cresce, e nao deixes que as hormonas ditem o caminho do teu pensamento e opinioes.

um grande bem haja!

Obviamente demito-o disse...

José Ricardo, subscrevo o seu comentário. O Valdano diz, e eu espero que toda a camarilla do Real Madrid venda muitas camisolas com CR7 nas costas e o publicitem imenso para os 93,2M€ sejam meras batatinhas no final ao lado das receitas. Saúde e bichas.

Anónimo disse...

Eusebio, Joao Alves, Futre, Figo, Cristiano.......

Anónimo disse...

Ó anónimo que maravilha..como já não tem argumentos partiu para o insulto. Infelizmente não o vou levar a sério porque para além de ser anónimo, não sabe pôr os acentos como deve ser e não sabe que depois de um ponto final a letra deve ser maiúscula. É a prova que a idade não é sinónimo de inteligência.

joshua disse...

O mundo de Ronaldo é o das grandes lantejoulas, dos grandes relógios, dos automóveis tão raros quanto caros e das mulheres coleccionadoras de troféus humanos e sedentas de o ser para ele.

João Gonçalves não anda longe da verdade quando sugere ser este jovem o epítome, resumo, abreviação, compêndio, sinopse, síntese do Portugal inconsistente, fogo-fátuo que somos.

Áureo e bem sucedido no seu metier, Cristiano Ronaldo não pode ser outra coisa diversa do que é. E este País-Mariposa de luzes mortíferas não sabe nem pode rever-se noutra coisa senão ele.

Seria bem mais belo se nos revíssimos na riqueza gerada e partilhada, na cultura somada e multiplicada, numa grandeza de alma fora do nosso alcance e escopo, pelo menos desde a paciente e prolongada redacção de Os Lusíadas. Quando a Obra foi impressa, Portugal ainda estava pior e nunca abandonou a sua Rapace Rapina, Gosto da Cobiça nesta apagada e vil tristeza.

Declaração de interesses: sobrevivo eu, mulher e dois bebés, com pouco mais de 300 euros. Poderia falar também de obscenidade e de outras obscenidades que engendram muito obsceno subsistir. Prefiro ser positivo e ficar-me pelo macro do fenómeno Ronaldo.

Anónimo disse...

Daniela Major também não sabe pôr acentos...
"Basta ir ás caixas de comentários de qualquer jornal desportivo para verificar isto."
escreve-se "às caixas" ;)

jl