26.5.08

"AINDA QUE ME DIGAM QUE VIVEMOS EM DEMOCRACIA EU DIGO QUE NÃO SEI"

O Carlos "viu" o "ponto". E sou, sou liberal em muitas coisas, mas não exactamente naquelas com que os nossos "liberais" de academia fabricam o seu habitual "bolo-rei". Democrata - no sentido de correr o risco de me confundir com os que por aí se exibem como tal - de facto não sou. Interessa-me, porém, como homem e católico, pensar o "destino" das pessoas que "estão aí". Como o Carlos escreve, interessa-me uma "resposta concreta para os problemas mais candentes do quotidiano da generalidade" delas, sem messianismos estéreis. Poesia gosto, mesmo, mas é lá dentro dela. "Eu queria outro país, outro lugar/(...) Ainda que me digam/que vivemos em democracia eu digo/que não sei." (Joaquim Manuel Magalhães)

3 comentários:

Anónimo disse...

como não crente gostaria que houvesse harmonia e bem estar para todos. infelizmente a condição humana não o permite com a Igreja Católica tão bem resumiu nos 10 mandamentos.
não sou determinista, acredito no livre arbitrio. só os idiotas das jotas acreditam que são providenciais. em vez de bestiais são bestas. até dão coices uns nos outros.estamos num buraco cada dia mais fundo
politicos sem nível.
PQP

Anónimo disse...

Será que sou "obrigado" a ser democrata, estando o meu país à beira do abismo, provocado por pseudo-deuses, auto elogiados de salvadores que, em devido tempo, "disseram e afirmaram" que iriam 'tirar' Portugal do atoleiro e, a única coisa que fazem é dizer que a culpa é dos outros ?

Pensava que nos nobres princípios de DEMOCRACIA, estavam ocultos sentimentos de 'fraternidade', de 'tolerância', de 'solidariedade' e outros nobres predicados : enganei-me !

Hoje, já perto das sete décadas, quase perdi o orgulho de ser português e não entendo porque tenho, DEMOCRATICAMENTE, de "aturar" quem não respeita o povo mais humilde e mais carente.

O «homem», para colmatar os difíceis caminhos dos mais necessitados, vai dar (imagine-se ... 'isto, o país' é «dele») ajudas para o abono de família e nos 'passes' dos transportes : podem ficar descansados os mais idosos que habitam no interior do país !

A maior crise que o país "alberga" é a do governo ... é a CRISE DE VALORES.

Anónimo disse...

democracia ! esta só é boa para os
políticos que quase nasceram na assembleia, ali vivem e viverão e hão-de morrer lá dentro. Muito dificilmente largam o "taxo", dizem que a junventude não se interessa pela politica, claro que não, lhes dão uma oportunidade...