14.5.08

A LEI NÃO GERAL NEM ABSTRACTA

O governo dele aprova uma lei anti-tabágica fundamentalista que incomoda até os não fumadores. Ele, no entanto, desconhece o "âmbito" de aplicação da dita lei. Em suma, ignora que não se pode fumar em locais fechados tão óbvios como uma cabine de avião. Ele, aliás, "costumava" fumar em "viagens anteriores" que realizou com os mesmos ou com outros protagonistas. Desculpa-se e promete que, depois disto, vai deixar de fumar. Esqueceram-se manifestamente de lhe preparar esta "ficha".

19 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Penso que ele também prometeu não tirar mais cursos superiores por fax e, tanto quanto parece, até ao momento tem cumprido. Só não chegou a pedir desculpa.

VANGUARDISTA disse...

A desculpa do Sr. Engº deve ter sido aprendida na UI, talvez na cadeira de Inglês Técnico.
Eu aprendi e apreendi na minha formação como cidadão uma frase, simples mas lapidar, que se encontra no
CÓDIGO CIVIL
ARTIGO 6º
(Ignorância ou má interpretação da lei)
"A ignorância ou má interpretação da lei não justifica a falta do seu cumprimento nem isenta as pessoas das sanções nela estabelecidas."

Quando voltaremos a ter, governantes que conheçam e cumpram a lei?
Para quando, o exemplo? A rectidão de comportamentos e o respeito por principios?
Um P.M. com nível, se não se demitisse, pelo menos, pedia a multa e pagava-a do seu bolso e exigia o mesmo para todos os prevaricadores que estavam com ele.

Anónimo disse...

Terá fumado só tabaco?! Pela justificação não parece.

Anónimo disse...

Equacionando as "desgraças" que ele tem feito e este último «feito», não penso que a 'notícia' mereça "honras" de ser ... noticiada !

... pelo menos já não fuma nos hospitais que mandou encerrar !

Credibilidade é 'coisa' que não perde, porque, parece-me, que já não tem.

Anónimo disse...

Socrates afirmou, na justificação atabalhoada que deu, que a partir de agora vai deixar de fumar....é o mesmo Socrates que há tempos atrás, em entrevista ao El País, disse que se tinha começado a dedicar ao jogging na altura em que tinha deixado de fumar, para não ganhar peso a mais.
http://dn.sapo.pt/2007/12/03/nacional/muita_gente_confunde_firmeza_autorit.html
http://pontedosor.blogspot.com/2007/12/scrates-auto-retrato.html

É que não sai uma unica verdade daquela boca!!

José Amador disse...

É caso para dizer que no melhor pano cai a nódoa. Se o homem não fosse um fundamentalista anti-tabágico e não andasse a propagandear as virtudes do joging, ainda se lhe podia perdoar mais esta fraqueza. É por estas e por outras que os ditos inquéritos, nomeadamente sobre os comportamentos sexuais,têm a importância que têm. "Faz o que eu digo mas não faças o que eu faço"

joshua disse...

Que alegre desculpa ele nos pediu. Mas o ponto é este: os seus zelosos servidores preparam-lhe todas as cábulas, todas as fichas, todos os copianços para ter a resposta na ponta da língua e dizer imensas vezes: «O shô deputado não tem moral para dizer isto ou aquilo...», mas, como escreveste, não tinham nada preparado para isto.

E quando não há nada preparado para o imprevisto, o Fausto Português, Zeca Esperto, sempre-em-Pé, o Grande Conflituador, improvisa pessimamente.

PALAVROSSAVRVS REX

Nuno Góis disse...

Mais rídiculo que alegar desconhecimento da lei, em vez de dizer que paga a multa ou que a lei deve ser revista, é a auto-punição que promete aos portugueses. Ora o nosso primeiro promete deixar de fumar!
Mas que raio tenho eu a ver com o que ele faz consigo e com a sua saúde (jogging incluído) ?

É o mesmo que um caçador matar alguém com a sua caçadeira e perante os factos prometer que deixará a caça...

Será que este homem não morre de rídiculo???

Anónimo disse...

Tudo isto poderia ser evitado se os aviões da TAP tivessem terraço no tejadilho. Cumpria-se a lei a bordo e não se atropelavam os direitos do fumador que poderia fumar ao ar livre, faça sol ou chuva, como manda a lei. Pôrra de país

Anónimo disse...

alguma coisa vai mal quando os ditadorzinhos de opereta têm necessidade de pedir desculpa

Anónimo disse...

Mas que gaita interessa se o pm fumou ou não, fumou, está visto, no avião?!!! Dá pena ver o país através desta nuvem de fumo. É que pela espessa nuvem de fumo vê-se a polémica alimentada por Sócrates num bizarro pedido de desculpas e uma promessa de seguida no mínimo inóqua. Mas o que fica tapado por esta mesma nuvem de fumo é tudo o resto que é, de acto importante interessante. Alias, o mesmo se passa com os quzilentos editoriais do Jornal de Angola V Eixo do Mal. Enquanto o JA e o Eixo do Mal se vão degladiando, o Santos Ferreira, o Amorim, o Nabeiro e os silvas, sousas, almeidas... vão ganhando e dando a ganhar dinheiro em Luanda. Sobre a tal nuvem de fumo de Caracas, ou a caminho de Caracas, seria até fastidioso enumerar tudi o que deixou de ser dito ou se o foi passou ao lado de tudo e de todos, por causa de umas fumaças bem ou mal tiradas numa cabine de avião. Por acaso gostei de ver que foram os indivíduos mais próximos do PS, depois da fogachada do Público(bem aproveitada, alias) a chegarem o isqueiro ao cigarro do PM. Uma risada esta coisada de píncaros.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Pergunta-se acima:«Mas que gaita interessa se o pm fumou ou não, fumou...»

Sucede que em qualquer parte do mundo é notícia (mais ou menos anedótica) o facto de um político de topo fazer uma lei que, depois, não cumpre - no que é acompanhado por outros ministros, incluindo, neste caso, o que tem a tutela da ASAE!
Acresce que não se trata de uma lei qualquer, mas sim de uma com grandes repercussões (em termos de hábitos e até de coimas).

Assim, e depois de uma cruzada como nunca se viu contra os fumadores, eis que Frei Tomás...

Resumindo: Sócrates, 'o saudável', 'o rigoroso', 'o zelador da saúde dos portugueses'... fez a triste figura de um balão a que se retirou o pipo: «Pfffff...»
E, a partir de agora, nunca mais ninguém, em Portugal, mandará apagar um cigarro sem receber em troca pelo menos um sorriso de mofa.

Tino disse...

Foi apenas mais um episódio que revela a verdadeira face humana de Sócrates.


Se não tivesse havido provas do facto, a criatura diria que se tratou de uma calúnia ou de um ataque pessoal.

Não há vergonha nenhuma...

Anónimo disse...

so por curiosidade...que eu eu saiba ja nao se podia fumar nos avioes muito antes desta nova lei tabágica...entao porque razão só se lembraram agora que o primeiro fumava nos avioes...de certeza ja o tinham visto,nao?!?porque nunca nenhum jornalista zeloso apontou o dedo antes?!?(e atençao,nao estou a defender o nosso primeiro!)...

Carlos Medina Ribeiro disse...

O par de livros «Cândido» (Ed. Visão) e «Como Deixar de Fumar» (Ed. D. Quixote), cujas capas se podem ver [aqui], serão atribuídos ao autor do melhor comentário que, até às 20h de domingo (18 de Maio 2008) seja feito [aqui].

Anónimo disse...

Para nós e para os nossos amigos TUDO, para os nossos inimigos NADA, para os outros CUMPRA-SE A LEI...

São os príncipios que estão em causa em mais uma TRAPALHADA.

Os mesmos que permitiram as Inceneradoras, que não seriam permitidas no quintal do nosso PM.

Os mesmos de quem apoia a Lei do Aborto - Elas que se Desmanchem...

Antero de Quental disse...

Ver o segundo comentário de Antero de Quental, na opinião do Dr. António José Seguro, no jornal o Expresso, em:
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/310373

Nuno Castelo-Branco disse...

Não fumo, mas sempre que viajava, escolhi o assento na área dos fumadores, porque em geral, a zona mais à frente era ocupada por gente insuportável e manienta. Se espirrava, olhavam-me carrancudos, etc.
Sabem o que me apetece fazer? Começar a fumar em todos os locais públicos e colocar piercings em todo o lado.

VANGUARDISTA disse...

A culpa foi do Comandante do avião, pois tinha a obrigação de ter convidado o Engº Sócrates e o seu Ministro da Ecónomia a ir fumar "lá para fora".
Não se tinha desrespeitado a lei e a crise nacional ficava em melhores condições de ser resolvida !