16.4.07

NO ANIVERSÁRIO DO PAPA


Joseph Ratzinger celebra hoje o seu 80º aniversário. Simultaneamente é lançado em dois ou três países o seu "Jesus de Nazaré" que talvez apareça por cá em Maio. Bento XVI é chefe de estado e "líder" espiritual de milhões de seres humanos. Foi, no passado, o "fermento" intelectual do pontificado "democrático" e mediático de João Paulo II. É, na minha opinião, o único dirigente mundial com pensamento, determinação, saber e uma profunda consistência cultural e ética. É porventura o único, do lado "ocidental", que pode falar "à cidade e ao mundo" de surdos em que vegetamos. A sua autoridade estende-se a todas as actividades humanas, a começar pela que devia ser das mais nobres, a política. Recrutados nos sotãos das respectivas secções partidárias, sem biografia ou valia cultural e humana de qualquer espécie, arrancados às "lojas de trezentos" que constituem a maior parte das estruturas "representativas" da democracia - os chamados "partidos" -, os donos políticos do mundo são os melhores epígonos do relativismo que Ratzinger despreza. Com os EUA entregues a um cowboy praticamente inimputável, a Rússia a um polícia astuto e mau e a Europa nas mãos de meia dúzia de homens sem qualidades, resta a palavra sensata, sábia e incorruptível do Santo Padre. Deus permita que possamos continuar a contar com ele por muitos e bons anos na denúncia esclarecida da aurea mediocritas a que chamamos vida. Herzlichen Glückwunch zum Geburstag.

7 comentários:

Pitucha disse...

Subscrevo.
Beijos

Anónimo disse...

"Lojas dos trezentos", exactamente !

Anónimo disse...

Outra que subscreve!

Luís Lopes Cardoso disse...

Deixo a sugestão: felicitar o Papa por ocasião do seu aniversário.

http://isidoro.vatican.va/auguri/auguri.php?lingua=po

Deus no-Lo conserve.
Cumprimentos

Luís Lopes Cardoso disse...

Deixo a sugestão: felicitar o Papa por ocasião do seu aniversário:

http://isidoro.vatican.va/auguri/auguri.php?lingua=po

Deus no-Lo conserve.
Cumprimentos,

Anónimo disse...

Este seu texto é bonito e inspirador. Todavia, falta-lhe a razão. Poderíamos perguntar se a razão fará falta à devoção. Talvez não. Talvez seja mesmo o seu contrário.
Eu pergunto-me que valia politica podemos tirar do pontificado de João Paulo II, do qual o actual Papa terá sido o fermento intelectual. Ou se a valia politica do pontificado de João Paulo II são resultado desse "fermento intelectual".
E que valia, politica ou outra, podemos tirar de alguém cuja principal atitude consiste em apostar num imobilismo ideológico que afasta em vez de captar e unir. Sim, porque não se tenham ilusões, estamos todos cada vez mais distantes. E isso é porque mais do que defender valores universais, o Papa defende posições dogmáticas que têm pouco a ver com os valores universais. A imutabilidade (mesmo na Fé, na Esperança e na Caridade) não é uma virtude em si mesma.

Anónimo disse...

Sim, já sabia que virias cá abaixo, também. Vês como "isto" nos pode escravizar?

Um acto de caridade cristã:

"Herzlichen Glückwunsch zum Geburtstag"!

É assim a "élite" da trampa em Portugal. Bom proveito...

"Jó nápot"...